Segurança e conforto para o seu bebê, saiba como utilizar os kits berço!

A espera é um momento de muita dedicação. Há quem diga que a espera é “doce”, mas sabemos que, na verdade, os muitos afazeres que são demandados, enquanto aguardamos a vinda do bebê, torna essa fase um sinônimo de trabalho.

Uma das primeiras preocupações de quem está planejando ter um bebê é o cuidado com o quarto! O berço, o kit berço, o guarda-roupas, as cômodas, as cores, os cheiros, etc. Principalmente, de que forma tudo isso será disposto, para que seja formado um belo conjunto decorado e confortável!

Sim, são muitos fatores a se considerar antes de montar o quarto para o bebê que irá chegar. Inclusive, além do conforto, há outra questão que se destaca: a segurança. São inúmeros os casos de acidentes envolvendo recém-nascidos, por falta de entendimento de quem é responsável pelos seus cuidados.

Em especial quando o tema é o berço! O berço e o kit berço têm se tornado uma das questões mais preocupantes para se analisar previamente. Já que há muitos relatos de casos de sufocamento.

Se você está esperando um bebê, além de escolher um bom berço é preciso pensar também no kit berço e em como esses itens podem facilitar a sua vida, sem oferecer riscos para a criança!

Por isso trouxemos algumas dicas para que você possa entender mais sobre esse assunto. Vamos lá?

Quais os riscos do kit berço no quarto do bebê?

Para evitar traumas com o berço ou o kit berço viemos tirar algumas dúvidas sobre esse tema, com informações mais detalhadas!

As sociedades pediátricas se posicionam contra o uso de kits berço, pelo risco que eles podem apresentar às crianças.

Riscos como o sufocamento, já que o bebê pode se mover dentro do berço, se aproximar e cobrir totalmente ou parcialmente o seu rosto. Assim como cobertores, edredons, mantas, travesseiros, pelúcias e brinquedos dentro dos berços.

Outro fator seria que, ao começar a se desenvolver, a criança pode fazer do kit berço um “trampolim”, escalando as almofadas para sair do berço, sem a supervisão dos responsáveis. E isso sugere um risco de queda – que pode ser bem séria e, por vezes, fatal.

E, ainda, o kit berço pode causar alergias ou problemas respiratórios – assim como tapetes, cortina e pelúcias tendem a acumular pó e ácaros.

Você acredita que há formas de se usar o kit berço, de modo que esses problemas possam ser evitados?

Se a sua resposta foi sim, ou se foi não, recomendo a leitura do tópico a seguir:

Formas de usar o kit berço com segurança!

Bom, embora pareça que todos os motivos citados acima não sejam contornáveis, eles são. Isso, porque sabemos que muitos responsáveis não abrem mão de usar o kit berço, já que – por outro lado – o acessório:

  • Garante o conforto do bebê.
  • É um objeto decorativo – maravilhoso!
  • Pode evitar outros acidentes, como o bebê prender braços e pernas no berço e se machucar.

Com kit ou sem kit, o importante é não colocar a segurança da criança em risco. Por isso, vamos às dicas:

Saiba escolher o berço

Para que a criança não prenda os braços e as pernas nos vãos das grades, garanta que elas não tenham mais que 6,5 cm, ou invista em um berço desmontável – desses que nas laterais há uma rede de proteção no lugar das grades.

Saiba escolher o kit berço

Dê preferência para tecidos finos e firmes – como os modelos americanos – dessa forma, se o bebê rolar e encostar o rostinho nas almofadas, ele conseguirá respirar com mais facilidade.

Tente utilizar kits lisos, sem detalhes que possam se soltar e, posteriormente, serem engolidos, como botões, apliques, laços. Os bebês também podem ficar presos em fios, fitas, etc.

Compre kits que sejam do tamanho exato do berço. Dessa forma, a criança não consegue colocar o rosto em baixo das almofadas.

Quando a criança começar a se mover e conseguir ficar em pé no berço, retire o kit, ele não será mais necessário.

Kit berço, o toque final no quarto do seu bebê!

Agora que você já tem ciência de como evitar todos os ricos, usando o kit berço com segurança, podemos pensar nesse item como um objeto de decoração!

A decoração do quarto – como um todo – fica completamente modificada com um kit berço. Eles são verdadeiros artigos que levam charme para o quarto do bebê e um toque especial para a decoração.

Existem vários modelos, cores e temas diferentes para que você possa escolher. Tente combinar o kit com o restante do cômodo, respeitando a cor da parede, o modelo do berço, e, principalmente, os outros itens que estão compondo o entorno.

Quer saber ainda mais sobre os modelos de kit berço?

Se você quer saber, ainda mais, sobre os kits berço e conferir modelos incríveis, te convidamos para conhecer os diversos itens da Casa Tema. Com certeza você encontrará o modelo ideal!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Sapateiras para organização, onde utilizá-las?

Faça você mesmo: avião com caixa de papelão

Próximo