Quarto montessoriano para recém-nascido vale a pena?

Ter dúvidas em relação à maternidade é normal, especialmente se você for uma mãe de primeira viagem. Ouvimos falar tanto em método Montessori para o desenvolvimento da criança que é até difícil saber quando começar a adotar essa técnica. Será que vale a pena montar um quarto montessoriano para recém-nascido? Os questionamentos são muitos!

Pensando nisso, resolvemos trazer um conteúdo direcionado para você, mamãe, que está esperando ansiosamente pela chegada do seu baby e ainda não montou o quartinho dele.

Para saber as vantagens e desvantagens do quarto montessoriano para recém-nascido, é só acompanhar a leitura!

Vamos lá?

O que é quarto montessoriano?

Mini Cama Montessoriano Cabaninha

O método montessori, como já tratamos diversas vezes aqui no blog, é uma metodologia revolucionária da pedagogia que se caracteriza pelo princípio a autonomia, liberdade e respeito pelo desenvolvimento natural da criança, seja físico, social ou psicológico.

O objetivo dela é estimular o crescimento do pequeno para que ele tenha indícios de independência e poder de opinião desde cedo, podendo tomar algumas decisões por si – mas é claro que tudo isso com a supervisão de um adulto.

Para entender melhor sobre o assunto, leia o post “Método montessori: quando surgiu? Em que consiste?”.

O quarto montessoriano é composto por móveis adequados ao tamanho da criança, desenvolvidos para que ela consiga executar tarefas sem o auxílio do adulto, como descer da cama ou pegar um brinquedo na estante.

Dessa forma, toda a mobília é disposta estrategicamente para o pequeno ter livre acesso, garantindo sempre sua segurança.

Isso significa que os itens são bem baixinhos e oferecem todo o suporte ergonômico para que ele tenha autonomia sem se machucar. Por conta disso, a metodologia pode ser aplicada em praticamente todas as idades da infância.

Se quiser ficar por dentro do assunto e saber o que é um quarto montessoriano, confira o post “Saiba tudo sobre o quarto montessoriano e veja como montar um”.

Mas será que é adequado também para os recém-nascidos? Vamos discutir sobre isso a seguir.

Quarto montessoriano para recém-nascido vale a pena?

Como você já deve ter entendido, o quarto montessoriano é um grande aliado no crescimento infantil e isso implica também nos primeiros meses de vida!

Portanto, o método montessoriano pode ser aderido no cômodo do recém-nascido, afinal, ele cresce muito rápido e logo apresenta seus primeiros sinais de autonomia.

Mas o recém-nascido não senta ainda, muito menos se locomove pelo ambiente… Será que vale mesmo a pena montar um quarto montessoriano?

Quando o bebê nasce, o recomendado é que ele durma no quarto dos pais pelo menos até o sexto mês. Nesse caso, o moisés ou mini berço montessoriano é ideal para que os pais possam estar sempre de olho no baby.

Entretanto, conforme os meses vão passando, o mini berço fica apertado, sendo necessário trocá-lo pelo berço tradicional ou pela mini cama. É aí que a metodologia deve ser de fato aplicada: quando a criança passa a dormir no próprio quarto.

(Leia o post “mini berço: até que idade é adequado para o bebê?”)

No momento em que o bebê começa a querer sair do berço, é hora de adquirir uma cama. No entanto, é muito importante garantir a segurança dele nessa fase de transição.

Escolher um berço que vira uma mini cama montessoriana é uma das melhores maneiras de fazer a substituição sem dificuldades, uma vez que o móvel dura muito tempo e é bastante prático.

Quem preferir uma mini cama, é legal optar por mini camas com grades de proteção lateral, que imitam o propósito do berço de evitar algumas possíveis quedas.

Quando o neném começa ganhar autonomia, ele tende a querer sair da cama de propósito. Porém, como as mini camas para bebês são bem baixinhas e ficam na altura do chão mesmo, ele não corre o risco de se machucar.

A partir daí percebemos a importância de um quarto montessoriano já desde os primeiros momentos da infância.

Cuidados com o quarto montessoriano para recém-nascido

mini cama montessoriana com cerquinha e telhadinho

Conforme o tempo vai passando, o neném interage com tudo a sua volta. Quando chega nessa fase e ainda não houve a transição do berço para a mini cama, ele fica limitado a explorar o ambiente e se desenvolver.

No quarto montessoriano, tudo (ou quase tudo) deve estar ao alcance do pequeno – principalmente brinquedos e livros. Assim, quando ele acordar, pode ir explorando o espaço sozinho, desenvolvendo sua autonomia.

Para que isso aconteça de maneira segura, é fundamental que apenas os brinquedos dedicados a sua faixa etária sejam dispostos no cômodo. Brinquedos para crianças acima de 3 anos costumam ter peças pequenas ou pontiagudas que podem acabar sendo engolidas pelo bebê. Portanto, garanta que nenhum objeto de risco esteja no local.

Outro cuidado é com os móveis e tomadas. Tampe as tomadas com um adesivo de proteção e se houver móveis pontiagudos, lembre-se de colocar borrachinhas de proteção.

Tendo esses cuidados, vale muito a pena ter um quarto montessoriano para recém-nascido, pois o desenvolvimento dele será estimulado desde o momento em que sair do quarto dos pais.

Agora é hora de montar o quartinho! Onde comprar móveis montessorianos de qualidade?

Em nosso site temos os melhores móveis montessorianos para montar o cantinho do seu bebê. Você vai se deparar com tudo o que precisa: mini berço, mini cama infantil, armário, estante e muitas outras mobílias e acessórios. Confira as opções e se surpreenda!

Essas foram algumas dicas bacanas para você, mamãe. Esperamos ter ajudado! Não deixe de acompanhar nosso blog para receber mais conteúdos relacionados. Até a próxima!

Avalie este post

1 comentário em “Quarto montessoriano para recém-nascido vale a pena?”

Deixe um comentário

Anterior

Poltronas modernas para amamentação: veja as vantagens

Quarto de meninos: dicas para montar o cantinho ideal

Próximo