Quarto montessoriano: veja a idade ideal e como montar um

Ouvimos tanto falar em método montessoriano no quarto infantil que fica até difícil saber coisas como, qual o tempo certo para começar ou parar de usá-lo. Quem nunca se perguntou “até que idade devo utilizar um quarto Montessori com meu filho?”.

Todo mundo que conhece e se interessa pela metodologia quer mantê-la até o filho crescer e virar adolescente. Mas será que não existe uma faixa etária máxima para o método Montessori? Será que são os pais ou as crianças que determinam quando é a hora de trocar os móveis e a decoração do cômodo?

Nos primeiros anos de vida, existe também o receio de a criança rolar ou ficar fora da cama, prejudicando a hora de dormir. Cada faixa etária existirá uma característica específica, seja algo muito benéfico, ou algo que precise de ajuste.

Se você tem essas dúvidas, não se preocupe. Elas são naturais entre os pais e viemos aqui para te ajudar. No post de hoje, você vai saber mais sobre o quarto montessoriano. Por exemplo, até que idade deve ser trabalhado e como deve ser o cômodo nesse método. Acompanhe!

O que é quarto montessoriano?

Um quarto montessoriano é um quarto infantil projetado exclusivamente para as crianças. Nele, os móveis precisam estar dispostos de maneira acessível aos pequenos. Por isso, são mais baixos, para que tudo fique ao alcance e eles não precisem recorrer a um adulto.

O quarto montessoriano é desenvolvido para estimular o desenvolvimento e independência da criança. Para entender a melhor como ele é, primeiro você precisa entender o que é o método montessoriano:

Trata-se de uma abordagem desenvolvida pela pedagoga Maria Montessori, cujo objetivo é estimular o crescimento dos pequenos, possibilitando que eles tenham independência e liberdade de decisão desde cedo.

De maneira geral, a intenção é trabalhar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, psicológicas e sociais da criançada. Dessa forma, é bastante relevante para a criação dos pequenos, afinal, todos nós queremos que nossos filhos cresçam com um senso crítico e com autonomia, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando como esse método pode ser aplicado no quarto infantil. A resposta é simples: montando um ambiente personalizado e adaptado especialmente para a criança, com móveis e objetos que estejam ao seu alcance.

Para entender mais sobre o método, veja nossos outros conteúdos sobre a pedagogia Montessoriana!

Qual a melhor idade para o quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é indicado para crianças a partir de 0 até 12 anos. Existem diferenças, no tamanho e necessidade conforme a criança cresce. Para ficar claro essas variações e entender a melhor forma de usar o método Montessori no quarto infantil, confira as dicas:

Quarto montessoriano para recém-nascido

Em um post anterior, com o título “Quarto montessoriano para recém-nascido vale a pena?”, explicamos que essa metodologia deve ser iniciada desde os primeiros momentos da infância.

Esclarecemos que, nos primeiros 6 meses, quando o bebê ainda é recém-nascido, o ideal é que ele durma em um mini berço no quarto dos pais, para garantir sua segurança. A partir desse tempo, já é possível que ele durma em uma mini cama para bebê e comece a abordagem. Para entender mais, confira o post: Mini berço: até que idade é adequado para bebê!

Quarto montessoriano até três anos

Do primeiro aninho até os três, o método se mostra muito importante. Essa é uma das fases principais do desenvolvimento físico e psicológico do bebê. Nessa idade, o ideal é apostar em uma mini cama lúdica e segura, com grades de proteção lateral.

Quarto montessoriano a partir de três anos

Se o seu filho já estiver grandinho, você pode substituir por uma cama infantil levemente maior, mas, nesse caso, opte pela grade.

A partir dos 7 anos, as crianças já estão bem maiores. O melhor é optar por uma cama infantil, para que seu filho fique confortável em um colchão adequado ao seu tamanho. Mas isso não quer dizer que você tem de esquecer o lado lúdico, ok?

Qual a idade de abandonar o quarto montessoriano?

A pedagogia montessoriana defende que não há uma faixa etária específica para deixar o quarto adaptado. A não ser no momento em que a própria criança demonstra a vontade de fazer a mudança. É nessa fase em que o pequeno desenvolve seus hábitos de autonomia e organização de maneira mais intensa.

Dessa forma, podemos concluir que, embora não haja uma idade certa para abandonar o modelo, é interessante estender até quando a criança pedir que seja feita uma mudança, pois assim você vai respeitar o tempo de crescimento dela.

Cada indivíduo tem um desenvolvimento diferente. Quando o método é aplicado desde os primeiros meses de vida, os traços de autonomia são firmados mais cedo.

Quer dizer que, quando os filhos atingem certa altura, a cama infantil pode ser trocada pela cama de solteiro, desde que não ofereça riscos.

Com os outros móveis do cômodo, acontece o mesmo: chegará o momento em que a criança terá altura para usar guarda-roupa de adulto. É necessário estar sempre atento a acessibilidade, de modo que não prive a liberdade.

Não tenha pressa de mudar o cômodo do seu filho. O quarto montessoriano é lindo e funcional e seu uso tem muitas vantagens. Espere ele crescer e ter uma altura adequada para montar um ambiente com móveis adultos, assim, você vai garantir conforto até o momento de transição da infância para a pré-adolescência.

Como montar um quarto montessoriano conforme a idade?

O modo mais simples de montar um quarto montessoriano completo é aderindo a móveis desenvolvidos para essa metodologia. Você pode personalizar o layout, os modelos e as cores dos móveis. Hoje existem muitos formato e tamanhos de mobília. Veja algumas dicas:

1. Escolha uma cama conforme o tamanho

A escolha da cama é a principal etapa para montar um quarto montessoriano. Ela é o móvel que mais se altera conforme a criança cresce, então a escolha dele deve ser assertiva.

Se está montando um quarto para receber um recém-nascido, certifique-se de que a escolha da cama será segura e adequada para o pequeno, o mais indicado é um berço. Mas se seu filho já está na primeira infância, uma mini cama montessoriana pode ser um tamanho suficiente e ainda oferecer uma decoração lúdica.

A mini cama é um dos principais itens para os pais que buscam estimular a autonomia do filho desde os primeiros aninhos. Perfeitas para quando o bebê sai do berço, elas são baixinhas e permitem que ele suba e desça sem o risco de cair e se machucar, podendo transitar livremente pelo cômodo.

A mais famosa entre todas é a mini cama cabaninha, que é super charmosa e ainda ganha destaque como peça decorativa.

Já a beliche montessoriana é uma ótima opção para quem tem dois filhos que dividem o mesmo espaço e um deles é bebê. A parte de cima é destinada ao irmão mais velho e conta, muitas vezes, com um escorregador para começar o dia com mais diversão. A de baixo, é uma cama montessoriana tradicional, rente ao chão e com cerquinha para garantir a segurança do pequeno.

2. Adicione prateleiras e organizadores

Ter acesso à organização de objetos e brinquedos também estimula a aprendizagem da criança. Existem organizadores de brinquedos e objetos criados para essa abordagem que fazem toda diferença em um quarto.

Encontramos opções mais adequadas para cada faixa etária, mas, de forma geral, eles são baixinhos e possibilitam que a criança levante e pegue o brinquedo sozinha, sem precisar subir em um banquinho (arriscando se machucar) e nem chamar a mamãe para ajudar.

Estantes montessorianas, prateleiras infantis e nichos são exemplos de organizadores que auxiliam a criança e ainda deixam o cômodo super charmoso.

3. Lembre-se dos acessórios e decoração

Entre os acessórios de um quarto montessoriano, estão mesas, cadeiras e até mini closet. Todos esse moveis são desenvolvidos para que a criança viva e presencie situações que serão cotidianas na vida adulta.

Já as decorações como espelhos, mesinhas de cabeceira e cabideiros, são ideais para complementar um quarto completo com móveis montessoriano. Mas, além disso, eles também oferecem benefícios, afinal, estão ali para que a criança use!

Para saber mais, confira o post: O que é quarto montessoriano e como montar um.

Onde comprar móveis montessorianos?

Se você não sabe por onde começar para montar o quarto infantil, confira nosso site! Na Casatema, temos as melhores opções de móveis para quarto montessoriano para todas as idades, desde os recém-nascidos até os mais crescidinhos: mini berço, mini cama infantil, cama infantil e muito mais.

Se esse texto foi útil para você, acompanhe outras postagens do nosso blog. Você vai encontrar muito conteúdo interessante sobre móveis montessorianos, decoração infantil e tudo para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

Até a próxima!

Avalie este post

4 comentários em “Quarto montessoriano: veja a idade ideal e como montar um”

Deixe um comentário

Anterior

Você conhece as camas montessorianas? Saiba porque comprar uma para o seu filho

Top 7 opções de organizadores montessorianos: veja os melhores

Próximo