Qual a melhor cama infantil para longo prazo

O bebê cresceu e começou a sentar, ficar em pé ou tentar fugir do berço? Talvez seja hora de fazer a transição do berço para a cama para garantir a segurança e o bem-estar da criança. No entanto, é muito difícil para os pais aceitarem que os filhos estão crescendo – e mais difícil ainda lidar com as mudanças.

Para te ajudar nesse momento, no post de hoje, trouxemos dicas de como fazer a troca do berço para a cama infantil, qual a idade certa para essa transição e qual é a melhor opção de móvel para quem pensa em investir em uma cama para longo prazo.

Vamos lá?

Do berço para a cama: qual é a hora certa?

Mini Cama Montessoriano CabaninhaTer um filho é uma experiência incrível e deliciosa, especialmente nos primeiros aninhos da criança. No entanto, para quem é mãe de primeira viagem – principalmente – acaba sendo difícil aceitar que ele está crescendo e que deixou de ser um bebê.

E a percepção de que está se tornando uma criança acontece normalmente quando os pais veem que o berço já não é mais suficiente para que o pequeno durma de maneira confortável, leia nosso conteúdo sobre o “berço que vira cama

Quando o berço ficar pequeno e chegar a hora de comprar uma mini cama, é necessário tomar alguns cuidados para que a troca seja tranquila para você e para o seu filho, caso contrário, prepare-se para os choros, preocupações e noites mal dormidas.

Mas qual é o momento certo para fazer essa transição?

Algumas crianças podem sentir resistência ou dificuldade para se adaptar ao novo leito, portanto, trate a mudança sempre como algo positivo, como um ganho. Faça seu filho sentir que está recebendo um presente por ter crescido e comemore com ele a nova conquista.

Como o momento exato da transição varia bastante, vale a pena conferir algumas dicas para analisar se está realmente na hora de fazê-la:

1. Tamanho: o primeiro aspecto é sem dúvida o tamanho. Para saber se o espaço do berço é compatível com o tamanho do seu filho, considere primeiramente a altura da criança:  se ela tiver 90 centímetros ou mais, é hora de tirá-la do berço! A maioria dos berços tem em média 130 centímetros de comprimento.

2. Criança agitada: se o seu filho é agitado e se mexe muito, ele pode bater frequentemente na grade do berço enquanto dorme por estar apertado demais. Isso é um grande indício de que não dá mais para deixá-lo dormindo lá.

3. Gosto por ficar na cama: se você perceber que o pequeno gosta de ficar na sua cama ou na do irmão mais velho, pode ser que ele esteja querendo uma cama também.

4. Independência: se a sua criança já tenta subir ou escalar as grades do berço para descer, troque-o urgentemente por uma mini cama ou cama infantil! É muito perigoso deixar o pequeno no berço quando ele está naquela fase de querer ser independente, subir nos móveis, explorar a casa, pois pode cair enquanto tenta escalar e se machucar.

Nesse último caso, é muito importante que você, mamãe, estimule o desenvolvimento da criança. Uma mini cama montessoriana é uma ótima forma de trabalhar esse crescimento, porque permite que ela tenha autonomia de subir e descer na hora que quiser, sem precisar esperar por um adulto ou tentar sair sozinha e se machucar.

Já decidi que quero tirar meu filho do berço, qual a melhor cama montessoriana para quem busca longo prazo? Afinal, eles crescem tão rápido…

Sugestões de camas para quem pensa em um investimento de longo prazo

Se você chegou à conclusão de que está na hora de adquirir uma caminha para seu pequeno e deseja investir em um móvel que dure vários anos, acompanhe a seguir as melhores opções de camas infantis para as crianças que estão saindo do berço:

Berço mini cama

berçocom mini cama brancaSe o seu objetivo é ter um móvel lindo, prático e com custo-benefício bom, o berço que se transforma em mini cama é perfeito! Isso porque, além de suportar o bebê nos primeiros aninhos, ajuda a criança com a transição sem que ela precise necessariamente se despedir do antigo leito.

Esse tipo de móvel possui regulagem de altura e a opção de retirar as grades, sendo possível transformá-lo facilmente em uma linda mini cama.

Cama infantil com proteção lateral

Bicama infantil com telhado e grade de proteção

Outra dica bem bacana para as mamães e papais que buscam custo-benefício é a cama infantil com proteção lateral. Normalmente, a criança sai do berço para a mini cama, mas é possível pular essa etapa e ir direto para a cama infantil – o importante é que a segurança e o conforto estejam sempre em primeiro lugar.

Nesse caso, aposte em uma cama infantil montessoriana com proteção lateral para que o pequeno não corra o risco de sofrer uma queda e se machucar. E se quiser que o móvel dure por mais tempo, escolha modelos maiores. Você vai encontrar uma cama mais linda do que a outra, com formato de nuvens, cercadinhos e muito mais!

Não podemos esquecer da bicama com proteção lateral para quando seu filho receber a visita de um amiguinho ou estiver doente e você tiver de dormir perto dele – afinal, tem vezes que a criança precisa de cuidado redobrado, não? Mas não para por aí: quando crescer, ele também pode dormir na segunda cama que costuma ser maiorzinha.

Proteção lateral

Cama Infantil Montessoriana Nuvem

além da cama que já vem com a proteção lateral embutida, dá para anexar o item avulso em uma cama infantil de sua preferência. Essa talvez seja a melhor ideia para quem realmente quer apostar em uma cama a longo prazo, pois quando a criança crescer, basta retirar as proteções e voilà. E sabe o que é melhor? Elas são compatíveis com praticamente qualquer modelo!

Para ver mais sobre o assunto, leia o post “Saiba as vantagens das camas infantis com proteção lateral”.

E aí, mamãe. Está pronta para escolher uma cama para seu filho e tirá-lo do berço? Essas foram algumas dicas sobre as melhores opções de camas infantis para longo prazo, esperamos tê-la ajudado!

Para receber mais conteúdos relacionados, confira nosso blog e não perca uma postagem!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Dicas para quem tem dois filhos e um quarto: como ganhar espaço?

Descubra as vantagens do berço moisés

Próximo