Cada coisa em seu lugar! Como manter o quarto das crianças organizado

Vamos lá! Se você chegou aqui, é porque está encontrando dificuldades ou, no mínimo, tem curiosidade em saber como organizar o quarto infantil. Nós temos dicas ótimas para, além de manter os brinquedos, roupas e objetos arrumados, criar oportunidades de estimular a autonomia e o senso de organização nas crianças.

Para conseguir manter o quarto das crianças em ordem, você precisa combinar diversos fatores: a disposição dos móveis e composição do layout do quarto, o espaço disponível para a criança brincar e claro, os interesses e a participação ativa delas no processo.

Em relação ao último aspecto, é importante levar em consideração a acessibilidade das crianças no seu próprio ambiente. Móveis como as camas e alguns modelos de organizadores montessorianos podem ser ótimas ferramentas para facilitar o processo de arrumação do quarto. Confira mais detalhes e outras dicas para deixar cada coisa em seu lugar no quarto infantil!

1. Invista em móveis funcionais que favoreçam a autonomia das crianças

A nossa primeira dica trata justamente do ponto que abordamos na introdução. Para manter o quarto das crianças organizado, é fundamental que elas tenham acesso a todos os seus brinquedos e pertences sem precisar de ajuda.

Para isso, existem os móveis montessorianos, por exemplo, inspirados no Método Montessori e desenvolvidos especialmente para favorecer o desenvolvimento da autonomia e da independência nas crianças, desde cedo.

criança feliz subindo em uma torre montessoriana para organizar o quarto

Uma das melhores opções nesse sentido, é investir em organizadores para quarto infantil. Esse tipo de móvel permite que as crianças brinquem e organizem suas coisas do próprio jeito. Com tempo e estímulos positivos, elas vão percebendo a necessidade de organização, e como podem acessar os objetos facilmente, acabam incorporando o hábito na rotina.

Além dos organizadores, existe uma grande variedade de móveis funcionais e outros recursos que podem colaborar significativamente com a experiência das crianças no ambiente familiar. As torres de aprendizagem e as mini-camas infantis são outras alternativas ótimas para montar e organizar um quarto infantil.

2. Aposte em estantes, armários, nichos e prateleiras

Seguindo a nossa lista, vamos conversar sobre os melhores lugares para guardar e acomodar todos os objetos de um quarto infantil — e não são poucos.

Um excelente recurso para deixar os brinquedos, fotos e objetos pessoais afetivos das crianças como parte da decoração são as estantes, nichos e prateleiras.

As estantes são móveis compactos, e é possível harmonizar com o resto do quarto independentemente do estilo, pois existem opções clássicas e modernas. Alguns modelos são simétricos com muitos espaços para guardar objetos e outros mais arrojados com layouts recortados e espaços diferenciados.

Os nichos valorizam o quarto das crianças, principalmente, se usados para compor espaços decorativos com objetos pessoais e cheios de afeto. Eles são ótimos para aquelas peças mais delicadas, que não podem ficar acessíveis para as crianças o tempo todo, por exemplo.

E as prateleiras, que cumprem a mesma função dos nichos, mas com uma estética mais clean, perfeita para organizar quarto infantil pequeno e com pouco espaço disponível.

nicho montessoriano com brinquedos de meninos organizados

3. Organize os brinquedos e objetos pessoais das crianças

A gente sabe que a bagunça faz parte da brincadeira e é inevitável que as crianças tirem as coisas do lugar. Uma ideia para manter o quarto organizado é ter uma brinquedoteca para que elas possam brincar com mais liberdade sem comprometer a ordem do quarto.

Mesmo que você não tenha um cômodo sobrando para isso, ter uma brinquedoteca em casa não demanda tanto espaço e é possível montar uma com poucos recursos.

Esse tipo de ambiente permite que as crianças criem uma ordem de brincar e organizar as próprias coisas, criando um senso de organização sem esforço, que com certeza pode se refletir no quarto.

4. Capriche na decoração do quarto infantil

Ter um quarto infantil bem decorado é outro ponto importante para manter a organização. Quando você define lugares específicos para cada coisa, é mais difícil que elas fiquem fora do lugar, mesmo que sejam úteis e de uso frequente das crianças. Pela identificação que elas criam com os objetos nos lugares certos, acabam incorporando a organização no seu dia a dia.

Outro incentivo que pode ajudar as crianças a manter o quarto mais organizado é montar uma decoração temática. As crianças têm os seus personagens favoritos, e tomá-los como exemplo pode ser um bom argumento para trabalhar a organização com elas.

quarto de menina organizado com móveis montessorianos

5. Separe um espaço para brincadeiras e atividades

A ideia da brinquedoteca que citamos acima, é um ótimo recurso para manter o quarto organizado, mas sabemos que nem sempre é possível ter um ambiente adequado para montar uma.

Em espaços pequenos ou limitados, os quartos multifuncionais podem ser uma alternativa excelente para que as crianças possam aproveitar o melhor da infância sem se perder no meio da bagunça.

As camas em formato lúdico com gavetas, os tapetes de brincadeiras, as estantes e os organizadores são exemplos de móveis multifuncionais que atendem muito bem às necessidades de um quarto infantil organizado de diversas maneiras.

6. Realce os móveis com acessórios

Os acessórios para móveis como os telhadinhos em formato de casinha ou cabana, as barracas infantis, as camas temáticas, os escorregadores para camas altas, os espelhos montessorianos, os baús e os gavetões para cama são algumas opções.

Esses acessórios combinam muito bem com outros móveis e são compatíveis com diversos tipos de camas de criança. Além disso, são recursos que estimulam a imaginação e a criatividade da galerinha, favorecendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

7. Inclua as crianças no processo de organização

E claro, deixamos o mais importante para o final. Para manter a organização no quarto infantil, é fundamental incluir as crianças no processo para que elas exerçam o protagonismo infantil e comecem a criar responsabilidades pelos seus brinquedos, objetos e ações.

Este tipo de abordagem faz com que a criança aprenda naturalmente os diversos aspectos que envolvem uma rotina organizada e fluida. Com o passar do tempo, as atitudes positivas se tornaram um hábito que ela levará para toda a vida e com certeza farão muita diferença no futuro pessoal e profissional delas.

Organizar o quarto infantil não é apenas uma questão prática, mas de uma cultura familiar que preza pelo fortalecimento dos vínculos e por um desenvolvimento espontâneo que respeita as individualidades, necessidades e desejos de cada criança.

menina com cabelo cacheado sentada em um armário montessoriano colocando o tênis

Se você gostou das nossas ideias, com certeza vai se identificar com o post sobre como montar um quarto montessoriano conforme a idade do seu filho. Boa leitura!

Avalie este post

1 comentário em “Cada coisa em seu lugar! Como manter o quarto das crianças organizado”

Deixe um comentário

Anterior

Festa do pijama infantil: ideias para uma noite inesquecível

7 atividades para crianças autistas: sensoriais, sonoros e mais

Próximo