Como estimular a criatividade em crianças?

Infância é sinônimo de brincadeiras, descobertas, novidades, aprendizados e desenvolvimento. Essa é uma fase de formação e para que ela aconteça de maneira saudável, é preciso estímulo, principalmente em relação à criatividade. E como estimular a criatividade em crianças?

Em primeiro lugar, é necessário entender a importância da criatividade infantil para o desenvolvimento das crianças.

Estimular a criatividade é instigar as crianças a desenvolver a imaginação, a sabedoria, a leitura, a compreensão, a fala, a autonomia, o respeito, a educação e, especialmente, se preparar para os desafios da vida adulta.

Nós sabemos que a escola tem função crucial e indispensável para auxiliar o estímulo da criatividade nas crianças. Porém, o ambiente caseiro também é muito importante nesse processo, pois é em casa que a criança passa mais tempo e pode explorar e criar com as suas próprias ideias e brinquedos. Tudo aquilo que é observado e sentido em casa a criança leva para a vida.

Dessa forma, por que não proporcionar instrumentos que aguce o lado curioso delas? Para isso, nada mais eficiente do que criar um ambiente lúdico e divertido. E qual é a melhor maneira de promover esse espaço? Confira dicas de itens que podem ajudar:

1. Invista em lousas ou quadro negros

O Chalkboard, ou famoso quadro negro, é um item interessante e propulsor para a criação de um ambiente criativo. Além de ter um espaço para livre expressão onde com um mínimo de autonomia a criança já consegue rabiscar e apagar, o quadro negro também pode ser usado em ocasiões festivas, como o aniversário da criança, para deixar um recado de boas-vindas, por exemplo.

A ideia é que o seu filho ou filha escolha o que aparecerá no quadro. Deixe por conta dele ou dela a tarefa de decidir o que integrará o Chalkboard. Se ele ainda não tiver autonomia para reproduzir suas ideias sozinho, deixe alguns traços ou dê dicas de como fazê-lo, sempre estimulando seu pequeno a melhorar a coordenação motora fina, ao invés de fazer as coisas por ele. Conheça nosso conteúdo com ideias de atividades de coordenação motora para fazer com os filhos.

menina com blusa rosa desenhando em uma louza com giz

2. Recorra aos móveis montessorianos

Os móveis montessorianos têm papel de destaque no que diz respeito ao desenvolvimento da criança. São diversos modelos de camas, beliches, mini camas com detalhes diferenciados, estratégicos e funcionais que chamam a atenção e encantam os pequenos.

O estilo montessoriano é muito mais do que uma decoração atrativa e bonita – a ideia é promover a autonomia da criança desde cedo, dando a ela autoridade para encarar o mundo com convicção desde pequena.

Um exemplo disso são as camas montessorianas, posicionadas mais próximas ao chão e outros acessórios como as torres de aprendizagem, espelhos com moldura, mesas escolares, porta livros e estações de autocuidados. O intuito é propiciar a autonomia e segurança da criança, permitindo que ela suba e desça da cama sozinha, com facilidade e sem a preocupação de não alcançar ou cair e se machucar.

O tipo de móvel cria um ambiente “limpo”, com menos quantidade de objetos que atrapalham a locomoção e que podem tornar o quarto inseguro. A intenção é impulsionar a criança a ter a sua própria independência e tornar a mobilidade para a cama um processo livre e espontâneo.

3. Tenha cadernos, massinhas e afins

Cadernos, giz de cera, massinhas de modelar, livros, dados, lápis de colorir… todos esses são artigos contribuintes para fazer fluir a imaginação. Levando em consideração a construção de um ambiente criativo, é indispensável tê-los à disposição da criança.

Coloque no quarto uma mesa, se possível colorida, com cadeira para que o pequeno possa sentar, parar, pensar e passar as ideias que lhe vier em mente para o papel. Coloque giz de cera, lápis de cores distintas para que a criança exerça o seu protagonismo infantil.

mesa com macinhas coliridas e mãos de crianças brincando

4. Leve a criança para conhecer novas culturas

O estímulo à criatividade precisa começar dentro de casa, mas não deve se limitar somente a esse espaço. A criança necessita de contato com lugares e ares novos e diferentes daquilo que está acostumada, para ampliar a sua compreensão de mundo.

É interessante montar uma agenda semanal ou mensal para passeios. Leve-a a parques, museus, livrarias. Se houver condições financeiras, planeje viagens durante o ano quando houver disponibilidade ou pelo menos tente fazer uma por ano.

Conhecer lugares diferentes colabora com a força e capacidade da memória e desperta a curiosidade que já é bastante sagaz, incentivando o hábito de perguntar, se manifestar e opinar sobre determinados assuntos. Além disso, estar em lugares diferentes promove o senso de atenção, despertando a criança para tudo o que acontece ao seu redor.

Os aspectos de um passeio diferente exigem criatividade e memória, ou seja, estimulam muito o desenvolvimento cognitivo do estado de presença e a serenidade.

5. Ensine a ela a arte da pergunta

As crianças têm perguntas para tudo. Mas nem todas as respostas cabem em um adulto. Nem por isso devemos deixar de estimulá-las a perguntar e questionar os “porquês” do mundo. Mesmo que você não tenha a resposta para as perguntas dos pequenos, instigue-os a procurar pela resposta, aliás, vá em busca dela com eles. Muitas vezes podemos acabar aprendendo com as crianças.

Por vezes, sentimos receio em relação ao que pode surgir como dúvida e desconforto por não saber como dar a melhor resposta. No entanto, tirar o foco da questão fará com que a criança fique retraída e que a sua bagagem de conhecimento de mundo seja limitada.

Por essa razão, estejam sempre preparados, pais, para oferecer respostas verdadeiras aos pequenos. Tal construção é essencial, assim como as outras fases do processo, para instigar a criatividade e promover um desenvolvimento intelectual e social eficiente.

6. Inclua a arte na vida das crianças

A Arte é a maior incentivadora da criatividade. Através dela é possível expressar sentimentos e emoções, criar mundos, viver histórias incríveis e dançar muito!

Pode ser dança, teatro, artes visuais, arte de rua ou uma brincadeira de desenhar e pintar em casa mesmo, o importante é estimular e incentivar a expressividade nos pequenos!

uma criança segurando uma pintura feita em um prato de porcelana

7. Aos poucos, incentive o uso da tecnologia

É fato que muito tempo com aparelhos eletrônicos pode trazer prejuízos cognitivos para as crianças, mas, se esse tempo for bem determinado e direcionado, a aprendizagem pode ser muito valiosa.

Feliz ou infelizmente não tem como deixar as crianças alheias aos avanços tecnológicos, por isso saber direcionar esse interesse intrínseco dessa geração pode trazer resultados muito benéficos a médio e longo prazo, considerando o avanço tecnológico e a criação de novas profissões e postos de trabalho relacionados à tecnologia.

Gostou do texto de hoje? Compartilhe! São detalhes e atitudes que poderão fazer muita diferença no futuro dos seus filhos!

Aproveite para ver nosso conteúdo sobre como organizar a rotina infantil e saiba como otimizar o tempo dos seus filhos!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Brincadeiras e atividades para animar a festa junina

Conheça os melhores modelos de cama infantil

Próximo