Como criar um ambiente divertido para crianças em casa?

Atualmente, é muito comum que as crianças passem bastante tempo em casa, principalmente nas grandes cidades. Muitas vezes, os pais preferem manter os filhos dentro de casa, por medo da violência e dos perigos que as ruas trazem a eles.

Mas, todos nós sabemos que a rotina dentro de casa pode tornar nossos filhos dependentes de tecnologias – como o computador e o videogame. É preciso lugar contra isso e estimulá-las de outras maneiras, como criando um ambiente diferente e divertido para as crianças.

Separamos algumas ideias bem legais para que você consiga fazer isso sem precisar gastar muito. Confira!

Crie um espaço destinado somente a elas 

É muito importante pensar em um ambiente especial voltado apenas as crianças. O interessante é ter um espaço amplo, ideal para elaborar brincadeiras divertidas que podem ser praticadas em grupo. Para quem mora em casa com quintal ou em um edifício que possua playground, fica mais fácil pensar nesse espaço como uma opção para as crianças.

Se esse não é o seu caso, você pode improvisar e oferecer esse espaço para os seus filhos em um quarto, como uma espécie de Brinquedoteca. Esse espaço ainda pode ser decorado para estimular ainda mais criança a ter vontade de divertir enquanto aprende.

Você pode utilizar puffs para aproveitar melhor o espaço, além de deixar as crianças mais à vontade. As prateleiras ou nichos podem ser utilizados para guardar os brinquedos e livros de forma mais adequada.

Existem os papéis de parede e os adesivos de parede para decorar o ambiente, de acordo com o gosto das crianças. São diversas opções de temas com princesas, heróis, personagens clássicos dos desenhos animados etc. Quando o casal tem uma filha e um filho, é interessante optar por mesclar as decorações para agradar a ambos.

Caso você não tenha um quarto sobrando em sua casa, esse ambiente pode ser o próprio quarto da criança – isso fará com que ela tenha mais prazer em estar em casa, inclusive se sentirá mais responsável pelas suas coisas e pelo seu espaço, estimulando mais o senso de cuidado e organização.

Pergunte às crianças o que elas mais gostam

Quando as crianças atingem determinada idade, mais de suas preferências vão surgindo e elas devem ser ouvidas no momento de montar o espaço.

As preferências se modificam bastante de acordo com a idade da criança, dessa forma, os utensílios dentro do quarto também se modificam. Crianças entre os 3 e 7 anos podem preferir as mesinhas e cadeirinhas para brincarem, desenharem, lerem histórias, entre outros. Quando as crianças já estão na idade entre 7 e 12 anos, podem preferir puffs e uma mesinha de centro para poderem jogar jogos de tabuleiro ou de cartas com os amigos, ou, ainda, podem utilizar esse espaço para estudar e fazer projetos escolares que sejam realizados em grupo.

ambiente infantil

Questionar os filhos sobre como decorar esse ambiente quando eles já forem capazes para fazê-lo é uma ótima opção, pois estimula o poder de decisão dos pequenos.

Aposte em qualidade

Quando pensamos em criar um ambiente só deles, também devemos apostar em qualidade, já que eles vão utilizar o espaço, os moveis e os brinquedos por um longo período de tempo. Nós da Casatema priorizamos por qualidade e temos diversas opções para agradar os seus filhos. Temos uma variedade de móveis-brinquedos, puffs, prateleiras, completos playgrounds indoors, papéis de parede e adesivos de parede e muitos outros itens para o seu filho se divertir muito, também, dentro de casa.

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Móveis para o quarto de crianças – Dicas!

Dicas de decoração para deixar sua sala mais bonita e funcional!

Próximo