Guia completo sobre o berço que vira cama

O berço que vira cama (também conhecido como berço cama e berço americano/evolutivo) é um móvel 2 em 1 que acompanha o desenvolvimento da criança nos seus primeiros cinco anos.

Com o passar do tempo, pequenas decorações características da primeira infância são substituídas. Na chegada da adolescência, os móveis que se tornaram pequenos ganham versões maiores: é o caso de mesas, guarda-roupas e estantes.

O berço é um dos principais elementos no quarto do bebê: é um item amplamente atingido pela evolução da idade da criança e um dos que ficam obsoletos mais cedo.

Para solucionar essa questão, uma das opções mais versáteis é o berço que vira cama, que, na Casatema, ganha versões montessorianas perfeitas para potencializar o desenvolvimento dos pequenos.

Quer conhecer as vantagens e características dessa opção com ótimo custo-benefício? Acompanhe nosso post e entenda!

O que é berço cama?

O berço cama ou berço que vira mini cama, trata-se de um móvel que pode ser adaptado, tomando forma de cama. Seja tirando um lado do berço, ou realmente adaptando totalmente.

Os berços mini cama são opções mais seguras. Eles permitem que a transição para cama seja feita de forma antecipada.

As versões montessorianas podem reduzir o risco de quedas, já que são adaptadas para o tamanho das crianças. Para comprar os berços que viram mini cama montessori perfeitos para o seu pequeno, acesse a Casatema!

 

Quais as vantagens do berço cama?

Assim como as camas montessori têm muitos benefícios, o berço que vira cama pode ser muito útil. Entenda as principais vantagens de escolher um modelo de berço cama para o seu bebê.

Versatilidade

Versatilidade é garantida com os modelos que viram mini cama. O berço que se adapta e pode ser transformado numa cama te dá liberdade de escolher como usar o móvel. São dois móveis em um!

Mais espaço no quarto

O berço já foi inserido no quarto planejadamente. Ao fazer a transição para a cama, será necessário ajustar a disposição dos móveis. Essa mudança pode ocupar mais espaço do que o esperado.

Com o berço mini cama isso não acontece, pois na forma berço ou cama o móvel tem o mesmo tamanho.

Adaptabilidade

Esse móvel irá durar muito mais — mesmo completando os primeiros anos de vida, a criança ainda irá caber na cama. Em alguns casos, o berço cama é usado por crianças de até 6 anos.

Mesmo contando com essa possibilidade de muitos anos de uso, observe o comportamento da criança. O mais importante é que a criança caiba e se sinta bem em sua caminha.

Torna a transição do berço para a cama mais fácil

A mudança de berço para uma cama não tem data certa para acontecer. Para ter certeza de que é o momento certo, nesse modelo de mini cama você pode deixar a criança experimentar e ver como ela reage.

Sempre instruindo como será esse novo formato de cama, a criança pode usar e ver como se sente. Por já estar acostumada com o móvel, essa troca será mais tranquila. E, se necessário, pode voltar ao formato de berço.

Economia financeira

A economia é uma grande vantagem quando optamos por um berço mini cama. Isso porque você só precisará comprar um móvel e poderá usá-lo por muitos anos.

Ter o espaço de descanso do bebê por esse tempo permite que você invista em outras coisas — quem sabe um novo armário ou guarda-roupas para acomodar as coisas e roupas da criança.

Transformando o móvel

Um berço que vira mini cama deve ter grades removíveis e duas regulagens de altura para o estrado. Uma delas, a mais alta, será usada para o berço. A segunda, rente ao chão, permite que o móvel se transforme em mini cama montessoriana.

Para a transformação, você precisará de uma parafusadeira. O manual de montagem que acompanha o produto contém as informações necessárias para adaptar cada modelo de berço, por isso guarde-o bem!

Quais os melhores modelos de berço mini cama?

Veja alguns modelos que a Casatema indica. Esses modelos oferecem segurança e conforto ao seu bebê além de incentivar o desenvolvimento infantil.

1. Berço Mini cama Flex Harmonia

Esse é ideal para quem quer um modelo delicado. Unindo comodidade, aconchego e segurança ao berço. Ele tem regulagem de altura, para usar o móvel por muito tempo. O berço mini cama Flex Harmonia conta com adaptação para uma mini cama, para idade mais avançada da criança.

2. Berço Mini Cama Sloan

Essa opção de berço para uma cama muda toda a parte superior do móvel. Removendo as grades e invertendo os pés laterais, a mini cama fica com uma pequena cerca lateral.

O berço que vira cama Sloan ainda pode se transformar numa mesinha. Ou seja, mesmo quando a criança não for mais usar o mini móvel, ele ainda terá utilidade.

3. Berço Mini Cama favo de Mel com regulagem de altura

Esse modelo também oferece mais de uma forma de uso. O berço com as grades laterais tem a opção de regular a altura da base em que fica o colchão.

Além do formato de berço, você pode usar como uma mini cama e até como mini sofá. O que pode ser alterado são as grades laterais e uma das pontas do berço.

4. Berço 3 em 1 Evolutivo

A primeira forma de uso é como um mini berço. Isso mesmo, ele tem a opção perfeita para recém-nascidos. Depois é adaptado para o tamanho comum de berço.

Sua terceira forma de uso é como uma mini cama, nessa opção são tiradas as laterais do berço, permitindo uma livre circulação da criança.

Veja como escolher o tamanho de colchão para o berço.

5. Berço 5 em 1 Grow Transforma em Móveis Juvenis

Com a forma de berço você pode usar a cômoda lateral e ainda uma bicama. Ao mudar de berço para a cama, você poderá usar a cômoda, 4 nichos e ainda um painel. É um modelo que poderá usar por muito tempo, e de várias formas.

Até que idade o bebê deve dormir no berço?

O momento da mudança é indicado por sinais que a criança dá, mostrando que está pronta para passar do berço à cama. Esses sinais podem variar entre os indivíduos, e por isso não é possível indicar uma idade específica. A idade mais frequente, porém, é a de 2 anos.

Como qualquer mudança, a transição do berço à caminha pode envolver certos medos e ansiedades, tanto por parte da criança quanto por parte dos pais.

Nos questionamos sobre possíveis desconfortos que podem ocorrer durante a noite, perigos oferecidos pela caminha, noites sem sono, choros… a lista é longa.

A transição, porém, é necessária e saudável. Como mães e pais, nosso papel é auxiliar a criança a desenvolver suas próprias habilidades físicas, motoras e sociais, confiando em seu potencial e permitindo que explorem novas etapas.

Para saber se chegou a hora certa de adaptar o bercinho, identifique os seguintes sinais em seu filho:

  1. A criança começa a pedir para sair do berço: isso frequentemente ocorre durante a noite, e a criança pede para dormir com os pais ou no sofá.
  2. A criança tenta sair do berço sozinha: esse pode ser um sinal perigoso, pois há risco de quedas. Se o bebê escala o berço, é hora de mudar!
  3. A criança está muito grande para o berço: esse é o sinal derradeiro. Se você nota que há desconforto ou que os bracinhos e perninhas começaram a bater, engatar ou sair pelas grades do berço, mude já para a cama!

 

Como auxiliar seu filho nessa transição?

Seu bebê já está pronto para mudar? Veja dicas para facilitar a transição:

  • Converse com seu filho: comunique-se normalmente com ele, dizendo que ele está crescendo e que passará por algumas mudanças próprias dessa fase. Dormir na cama é uma delas.
  • Deixe que a criança participe do processo: permita que ela vá com você na escolha dos lençóis, por exemplo, e deixe que ela participe da montagem da mini cama – sempre de forma segura, é claro. Assim, ela entenderá que a transformação é autônoma, não compulsória, compreendendo seu papel nas decisões tomadas em sua vida.
  • Valorize e comemore a mudança: mostre que esse é um bom momento na vida de seu filho, e que seu novo espaço é especial. Dessa forma, ele saberá que não está perdendo um aspecto conhecido de sua vida, mas ganhando novas liberdades e responsabilidades.

Conheça o berço que vira cama montessoriano!

O método Montessoriano, concebido e postulado por Maria Montessori, é uma maneira específica de entender e educar a criança. Defende que o aprendizado aconteça de forma livre, autônoma e natural, em todos os campos da vida.

Ele considera a criança como um indivíduo autônomo, com personalidade, individualidade, identidade e necessidades únicas. Assim, compreende-se que ela possui capacidades e habilidades próprias da infância.

Móveis montessorianos são pensados para suprir um dos mais importantes princípios do método de Montessori: o ambiente equilibrado. O mundo das crianças, portanto, deve estar ao seu alcance, permitindo que ela explore as próprias habilidades. Dessa forma, tudo tem dimensões reduzidas, acessíveis e práticas, para que a criança se movimente e interaja em seus próprios termos e condições.

A principal característica da cama adequada ao método Montessori é a baixa estatura. O móvel permite que o pequeno indivíduo se mova livremente.

O mesmo ocorre com os demais móveis do quarto: as estantes devem permitir que a criança pegue e guarde os livros sozinha, quando quiser, assim como a mesa deve estar configurada de forma com que se possa pintar quando a criança desejar.

No caso dos berços cama, optar por um modelo feito com base no método montessori é a garantia de que o seu bebê desenvolverá a sua autonomia desde a primeira infância.

E aí, mamãe, gostou do nosso post? Esperamos que você tenha entendido o que é o berço mini cama e como ele pode contribuir para você e para o seu filho. Para ter acesso a conteúdos relacionados, não deixe de conferir nossas outras postagens, aqui no blog!

Dica de leitura: o que é e quais vantagens do berço moisés

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Guia para montar um quarto neutro de bebê

Guia completo sobre brinquedotecas

Próximo