como organizar a area de serviço
Móveis

5 dicas para organizar a área de serviço

A área de serviço é um lugar da casa que precisa ser bastante funcional. É o local ideal para tarefas como lavar, passar e secar roupas, mas que também precisa oferecer um bom espaço para armazenar itens e produtos de limpeza.11

Por isso, organização é fundamental. Aproveitando cada pedaço do espaço, é possível organizar a área de serviço de forma que tudo se encaixe e seja perfeito para o dia a dia. Essa característica se torna ainda mais importante quando levamos em conta que, normalmente, estas áreas têm um espaço muito pequeno em casas e, especialmente, em apartamentos. Em muitos casos, a lavanderia acaba dividindo espaço com a cozinha, o que exige organização ainda melhor.

O primeiro passo para a organização é a disciplina. Após seguir as nossas dicas e arrumar tudo, você vai ver como esse cômodo pode ser mais produtivo e agradável. O coração da sua casa vive lá, e você pode decidir de que forma utilizar melhor a área de serviço. É só prestar atenção nas nossas dicas e escolher!

Dica 1: Defina quais atividades serão desempenhadas na área de serviço

O potencial da área de serviço em se transformar num quartinho de bagunça é alto. Acontece que as pessoas sabem que a área de serviço é um local que comporta muitos objetos de outras áreas da casa. Sendo assim, a bagunça é certa e quando você menos espera, lá estão todas os itens dos outros cômodos.

Por isso, o primeiro passo para definir como a área de serviço é elegendo quais atividades acontecerão no cômodo. Por exemplo: você pretende usar a área de serviço para lavar e passar roupas, guardar os produtos de limpeza e outros itens de higiene da casa? Então, não “aproveite” o espaço para guardar papéis velhos e objetos que você não tem mais onde guardar, mas também não pretende jogar no lixo.

Dica 2: Use armários grandes para os produtos de limpeza

Os armários são peças fundamentais para você se dar bem na missão de organizar a área de serviço. Escolha modelos grandes e espaçosos para armazenar não apenas os produtos, mas todos os itens de limpeza. A importância do armazenamento correto vai além da simples necessidade de organização, e envolve também o cuidado com as crianças da casa.

Veja o produto!

Fique de olho no material utilizado para a produção do armário. É fundamental que sejam resistentes o suficiente, pois certamente entrarão em contato com água, produtos de limpeza eventualmente derramados, entre outras situações que podem diminuir a vida útil do móvel com facilidade.

Dica 3: Explore o espaço vertical (paredes e teto)

Geralmente, a área de serviço é um cômodo pequeno em que todo e qualquer espaço é valioso. Esse é justamente um dos pontos que dificultam a organização do ambiente. A boa notícia é que você não precisa depender apenas do chão ou dos armários para organizar a área de serviço. As paredes vagas e até o teto são boas oportunidades para otimizar espaço e colocar tudo nos conformes.

Os organizadores verticais são grandes aliados nessa hora. Deixam tudo em ordem de um jeito funcional. Uma sugestão: destine o espaço dos organizadores para aqueles objetos cujo uso é frequente. Assim, eles estarão sempre à mão.

Também existem possibilidades menos invasivas às paredes da sua casa. Um exemplo são os ganchos, ideais para pendurar vassouras, rodos e outros utensílios domésticos do gênero. Quer mais uma sugestão? Os varais aéreos também são excelentes para se otimizar espaço, além de serem retráteis, ou seja, você pode baixá-los durante o uso e, quando as roupas estiverem secas, volte a subir o varal.

Dica 4: Use e abuse de caixas organizadoras e cestos

Não hesite em utilizar caixas organizadoras e cestos para colocar em ordem objetos menores, panos e outros pequenices que entram na bagunça da área de serviço. Você vai ver: basta alguns cestos na parede para que o cenário de desordem diminua e dê lugar a uma área de serviço organizada.

As caixas organizadoras com tampa também são muito eficientes para organizar a área de serviço. A tampa dá a possibilidade de serem empilhadas, otimizando ainda mais o espaço destinado a elas. Com os cestos, a ideia fica ainda melhor. Você pode aproveitar o espaço vertical pendurando-os no teto, com o auxílio de ganchos. Assim, você ganha instantaneamente mais espaço e a ainda organiza aqueles objetos que acabam ficando sem lugar, mas não podem ser descartados.

Dica 5: Escolha o balcão perfeito

Organizar a área de serviço fica muito mais fácil com a ajuda de alguns apetrechos ideais para este fim. É o caso do balcão, sempre presente e muito útil. Por serem menores do que móveis como o armário, por exemplo, os balcões são até mais usuais para quem ainda precisa guardar outros objetos, mas não sabe o que fazer.

calcao multiuso 2 portas

Veja o produto!

Agora, se a ideia é tornar aumentar a utilidade do balcão, que tal experimentar o balcão com tábua de passar? Esses modelos possuem compartimentos para armazenamento de objetos. Alguns dos balcões, inclusive, tem portas, ideais para proteger produtos inflamáveis, por exemplo.

armario com tabua de passar florence

Veja o produto!

Conclusão

Organizar a área de serviço é um esforço que merece o seu tempo. A arrumação dá vida nova ao ambiente, que deixa de ser simplesmente um depósito para se transformar em um lugar vivo e fundamental para a otimização dos espaços. Mas requer disciplina: uma vez organizado, o ambiente precisa ser mantido do mesmo jeito. Pratique agora mesmo!

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e continue no blog, temos vários conteúdos para a casa te esperando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *