sindrome de down - CasaTema
Ideias

Dia Internacional da Síndrome de Down

A Síndrome de Down é celebrada, anual e internacionalmente, no dia 21 de março. O objetivo de haver uma data específica para essa condição genética é fazer com que as pessoas tenham um olhar mais inclusivo e que saibam acolher a todos de forma integral.

Essa caminhada de conscientização já iniciará desde o dia 18/03. É uma espécie de campanha, para que os projetos realmente surtam efeito. Neste ano de 2019, a campanha ganhou o tema “Não deixe ninguém para trás”. E é exatamente assim que deve ser: todos juntos, lutando por direitos e condições igualitárias. Afinal, não somos melhor do que ninguém.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 800 nascimentos, 1 possui a síndrome. É um número considerável, que tem de ser levado em conta. O preconceito está por todos os lados e combatê-lo é o grande intuito desse projeto. Que ele tenha força e seja incentivado, então.
Se quiser saber mais, continue com a gente!

Curiosidades sobre a Síndrome de Down

A escolha da data não é à toa. Veja só, 21 do mês 03. 21 se refere à trissomia (03) no cromossomo 21. É uma alteração genética que causa um cromossomo a mais no DNA da criança. O número comum é 2.

É por isso que a síndrome não é uma doença. Entenda bem, trata-se de uma condição genética que ocorre durante a gestação, na fase em que as células do embrião estão sendo formadas. Não há uma causa esclarecida para isso.

Outra curiosidade que talvez você não saiba, está relacionado à nomenclatura. Por que Síndrome de Down?

Bom, o nome veio do médico inglês John Langdon Down, que em 1866 percebeu essa diferença cromossômica em um grupo da sociedade, abrindo espaço para estudos e tratamentos.

O importante de tudo isso, é compreender que a síndrome não se trata de uma condição mental severa. Por mais que existam certas limitações, muitos dos que apresentam Down possuem habilidades e capacidade de desenvolvimento totalmente considerável.

 

crianças sindrome de down brincando - CasaTema

Qual a programação para o dia da Síndrome de Down?

O dia da síndrome de Down é um verdadeiro evento de conscientização e prova de solidariedade. Nada mais do que a nossa obrigação. Mas, é fundamental que esse projeto seja cada vez mais propagado e reforçado. Para isso, foi criada uma programação especial, com atividades para todos os participantes.

Se liga no que vai rolar nessa campanha de amor e inclusão:
Palestras sobre a Síndrome de Down;
• Peças de teatro apresentadas por portadores da síndrome;
Workshops direcionados aos pais e familiares das crianças portadoras da síndrome;
Brincadeiras e jogos esportivos entre as crianças com Síndrome de Down;
Caminhada e/ou corrida solidária, em busca de conscientizar e divulgar campanhas de formação de crianças portadoras.

A inclusão e conscientização começa em casa!

Se você tem um filho portador da síndrome, ou conhece alguém que tenha, essa luta por igualdade começa por você, dentro da sua casa! Especialmente quando há mais de uma criança e somente uma delas apresenta essa condição.

Se é o seu caso, é hora de mostrar ao pequeno que ele tem os mesmos direitos e espaço que o irmão ou a irmã, mesmo com essa pequena diferença genética. Faça-o se sentir parte integral e ativa da família e ensine o respeito e compreensão quanto às limitações dele para o outro filho.

Nós, da CasaTema, entendemos e apoiamos completamente essa causa de solidariedade que acontece todos os anos. Por isso, em nosso portal, disponibilizamos muito mais do que simplesmente produtos. Nossos móveis infantis servem para contribuir com o desenvolvimento das habilidades físicas, psicológicas e sociais das crianças.

E podem ajudar bastante no seu lar! Como? Olha só:

 Beliche montessoriano Prime

Criança precisa brincar! Melhor ainda quando a brincadeira ensina e fortifica laços de união! Com o beliche montessoriano com escorregador, você pode montar um quarto infantil especial para os seus filhos. Eles passarão mais tempo juntos, na hora de dormir e se divertir.

Percebe como isso é capaz de transformar a relação dos dois e proporcionar um crescimento igualitário e saudável?

crianças-na-beliche-CasaTema

 

Bicama Prime com telhado e escorregador

Apostar em uma bicama com telhadinho e escorregador é outra forma de ativar a imaginação e o lado criativos dos pequenos, fazendo-os ficarem cada vez mais unidos e se desenvolverem.

É um tratamento de igual para igual, em que eles irão descobrir brincadeiras e habilidades novas juntos. Um ajuda o outro e “não deixa ninguém de fora”, assim como o tema da campanha.

Conscientização, solidariedade, humanidade, amor e educação. Tudo isso vem de berço, começa em casa. Independentemente de haver ou não uma criança portadora da Síndrome de Down na sua família, eduque os seus filhos para saberem incluir e respeitar aos que possuem essa condição. Só assim o mundo pode ser melhor, você não concorda?

cama-com-telhado-e-escorregador-CasaTema

 

Para conferir outros conteúdos relacionados ao universo infantil, basta acessar o blog da CasaTema. Temos muitas informações para você!

1 thought on “Dia Internacional da Síndrome de Down”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *