Mamãe e filha lendo histórias infantis na tenda infantil
Dicas

Transforme a hora de dormir com histórias infantis

Qual a memória mais marcante da sua infância? Para muitos adultos, é a lembrança das histórias que seus pais contavam antes de dormir.

Esse momento é realmente importante na rotina das crianças, pois além de aproximá-las da mãe e do pai, ainda as permite entrar no universo da fantasia, deixando suas mentes mais calmas.

Colocar os filhos na cama e contar-lhes uma história faz com que eles se sintam seguros e estáveis. E é justamente isso que os pequenos precisam na hora de dormir!

Quando a criança tem entre 2 e 4 anos, ela necessita dessa sensação de proteção. Os contos infantis são a melhor forma de transmitir segurança, principalmente de noite, momento de escuridão que incentiva a criação de monstros imaginários.

Entenda por que ler histórias infantis para o seu filho

Muitas mamães não possuem o tempo que gostariam para contar histórias, mas é importante entender que se trata de um hábito fundamental para o desenvolvimento da criançada.

melhores livros infantis

Você já viu seu filho bravo com alguma personagem ou revoltado com algo que ela fez? Isso acontece porque ele imerge no mundo da ficção. A literatura permite o desbravamento de um universo novo, cheio de aventuras e conflitos.

Olhando por esse lado, as narrativas oferecem para a garotada uma vivência de mundo que a realidade não permite, construindo melhor seu lado crítico e humano. É por isso que consideramos a leitura parte fundamental para a formação dos pequenos: ela os ensina a viver a partir da experiência do outro, a criar empatia e aprender a lidar com diferentes situações.

Deu para notar como esse estímulo é fundamental desde cedo? A leitura pode ocorrer em qualquer momento do dia, mas antes de dormir é essencial – especialmente para os menores. Entenda o porquê!

Veja as vantagens de ler para seu filho antes de dormir

Agora que você compreendeu melhor sobre a eficiência da literatura para o desenvolvimento infantil, vamos falar das vantagens da leitura antes de dormir!

  • Cria uma rotina:

A rotina é muito importante na vida dos pequeninos, pois garante que eles prevejam o que vai acontecer durante o dia. Isso diminui a ansiedade, uma vez que as crianças estão em um momento de descoberta em que o mundo muda constantemente.

A rotina também permite a construção de um “reloginho biológico” que realmente funciona, determinando um horário para cada atividade.

Entenda mais sobre a importância da rotina no post sobre: Crianças agitadas: saiba por que elas precisam gastar energia!

  • Acalma:

Contar história ao final do dia é uma forma de deixar a criança relaxada. Quando isso se torna uma prática frequente, ela associa que o dia está acabando e vai diminuindo a agitação naturalmente, sem dar trabalho aos pais quando chegar a hora de ir para a cama.

  • Contato com os pais:

Um dos motivos para as crianças adorarem ouvir historinhas é por que ficam pertinho dos pais e se sentem amadas ao perceberem que foi separado um tempo exclusivamente para elas.

Mamãe dando beijo de boa noite nos filhos na hora de dormir

Portanto, mantenha essa atividade diariamente!

  •  Aprimora a bagagem cultural:

Como os pequenos estão em fase de desenvolvimento cognitivo, a leitura ajuda na apreensão de termos e significados novos que podem aprimorar a bagagem cultural.

Com as narrativas, eles escutam palavras inusitadas. E se o livro for ilustrado, ainda conseguem atribuir significados a esses termos de maneira mais concreta. Isso faz com que cada leitura se torne um aprendizado.

Dicas para transformar a hora de dormir com histórias

Para deixar esse momento mágico mais especial, confira as dicas que preparamos!

  • Escolha histórias apropriadas para a idade

É muito importante escolher uma história adequada com a faixa etária. O universo da criança tem que “conversar” com o da narrativa, pois assim ela terá uma experiência rica e poderá se identificar com a situação do livro.

  • Prefira narrativas com finais felizes

Não se trata de uma regra, mas na hora de dormir é bem importante. Isso porque o objetivo principal da contação antes de sono é acalmar a criança para que ela tenha uma noite tranquila.

  • Ajuste o cenário para otimizar a leitura

Cama infantil tipo casinha com telhado e tenda

 

Essa dica é capaz de incentivar a imaginação do pequeno. Você pode escolher uma cama casinha, colocar uma tenda para cama e entrar com o pequeno para que ele se sinta parte do cenário da narrativa.

Escolha móveis da altura ideal para seu filho:

É muito importante que você, mamãe, comece a desenvolver a autonomia do seu filho desde cedo. Apostar em móveis montessoriano, como uma estante que a criança consiga pegar e guardar o livro sem o seu auxílio, é uma excelente forma de fortalecer o hábito da leitura de maneira natural.

E aí, que história vai ler para o seu filho hoje? Aproveite nossas dicas e crie momentos únicos com o seu pequeno!

Se gostou desta postagem, continue acompanhando nosso blog para receber outros conteúdos relacionados. No nosso site você encontra várias opções de móveis infantis como as que foram sitadas acima, venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *