Quarto de meninos: dicas para montar o cantinho ideal

Dizem por aí que os meninos são mais “agitados” do que as meninas, mais aventureiros e imaginativos. Será que é verdade? Bom, independentemente de ser ou não, eles são crianças. E já sabe né: toda criança adora brincar, explorar e criar histórias mirabolantes.

Nosso papel, como mãe, é proporcionar um ambiente seguro e criativo que estimule o desenvolvimento dos nossos filhos, trabalhando a imaginação, a autonomia, sem culpar qualquer dificuldade pelo fato deles serem mais ou menos agitados.

O quarto infantil pode ser decorado de diversas formas, com um toque mais minimalista, clássico, contemporâneo. No entanto, todas as decorações têm algo em comum: elas são adequadas para a idade da criança e a suas necessidades.

No post de hoje, trouxemos dicas para te ajudar a decorar o quarto de meninos de diferentes idades, de modo a compor um ambiente harmônico, funcional e muito encantador!

Está curiosa para ver as ideias e inspirações? Então vamos lá!

Como deve ser a cor do quarto dos meninos?

cama com escorregador infantil escada de fácil acesso castelo azul casatema

Sempre que pensamos em quarto de meninos, logo imaginamos móveis e paredes azuis, criando um ambiente monocromático. Não que seja errado, mas existem outras opções para deixar o cômodo mais interessante para o pequeno.

O quarto infantil é especial, pois é um local perfeito para descansar das brincadeiras e aventuras que a criança vivenciou durante o dia. Mas por que não pode ser também um espaço divertido?

Os meninos estão sempre prontos para uma nova jornada cheia de aventuras e o cômodo deve refletir muito bem esse lado alegre e cheio de vida de ser criança.

Portanto, não se prenda ao azul monocromático se você deseja transmitir toda essa alegria: busque novas cores e formas para montar um espaço descontraído e com a cara da infância!

Como montar um quarto para meninos: móveis e decoração

De modo geral, é bem fácil montar um cômodo ideal para seus filhos: basta lembrar que o quarto infantil deve ser funcional, divertido, bem equipado e com “a cara do seu filho”. Mas fique tranquila que vamos te auxiliar com dicas incríveis!

O primeiro passo para decorar o quarto de menino é conhecer seus gostos: o que ele mais gosta de fazer? Quais suas personagens favoritas? E as cores? É legal pensar em agradar o pequeno, afinal, quem vai utilizar o cômodo é ele!

Quando bebê, fica difícil escolher um quartinho de acordo com a personalidade, mas a partir do momento em que ele começar a demonstrar opinião, é essencial unir seu gosto com o dele.

É no quarto que o seu filho vai realizar a maior parte de suas atividades. Por isso, ele deve ser prático e completo para garantir o conforto e a estrutura necessária para que o desenvolvimento da criança seja incentivado.

Isso significa que os móveis e a decoração precisam ser pensados estrategicamente para proporcionar um espaço ideal.

Veja quais são os principais móveis para o quarto de menino

Sobre os móveis a serem utilizados, vale apostar na ludicidade para estimular a criatividade dos pequenos. Se você deseja trabalhar a autonomia do seu filho, a fim de criar um espaço inteligente no qual ele possa ter liberdade, o ideal é apostar em um quarto montessoriano.

Com essa opção, tudo fica ao alcance de suas mãozinhas, de modo interativo! Veja alguns móveis montessorianos para equipar o quartinho:

Cama montessoriana

cama infantil montessoriano com telhado em V

Esse é o móvel protagonista no cômodo (tanto de menina quanto de menino – aliás, ter um bom sono depois de um dia de muita brincadeira é importantíssimo para o desenvolvimento físico e cognitivo em qualquer fase da infância).

Essa cama possui o tamanho perfeito para o seu filho ter autonomia e proteção ao subir e descer, sem o risco de cair e se machucar.

A estrutura dela depende do tamanho da criança e de suas vontades. Se o menino estiver saindo do berço ou mini berço, o mais indicado é apostar em uma mini cama infantil que fica da altura do chão, evitando qualquer queda, e ainda apresenta formatos lúdicos e criativos.

Se ele for maiorzinho, uma boa escolha é a cama infantil temática com telhadinho ou escorregador, pois são perfeitas para estimular a imaginação, as aventuras e brincadeiras dentro de casa.

Como sabemos, os garotos adoram aventuras com temas de herói e esses móveis podem criar um cenário perfeito para a invenção de histórias mirabolantes!

Estante montessoriana

Esses itens são perfeitos para que o menino alcance seus brinquedos e livros sem a ajuda de um adulto.

Ambos têm um tamanho adequado para que a criança se sinta à vontade para acessar os objetos e não se machucar.

Mesinha montessoriana

conjunto infantil_mesa com 4 cadeiras

Para os meninos que estão em fase escolar, é muito interessante investir em uma mesinha e cadeirinha infantil para fazer as tarefas, desenhar, pintar, enfim, ter um momento de recreação e aprendizado.

Essas são somente algumas ideias de móveis que podem ser acrescentados ao quarto de menino. Você deve estar se perguntando: ok, sabemos os móveis básicos, mas e a decoração, como deve ser?

Os itens montessorianos são lindos e charmosos e já decoram com competência o cômodo. Mas vale utilizar brinquedos e luminárias para complementar: coloque pisca-pisca na cama infantil, bonecos e videogame para enfeitar ainda mais o ambiente.

Você sabe onde adquirir os móveis e acessórios para compor um espaço perfeito para seu filho? Em nosso site você encontra diversos móveis montessorianos para montar um quarto funcional e adequado para o seu filho!

E aí, gostou desse post? Que tal ler outras postagens do nosso blog? Por lá, temos muito conteúdo relacionado, com dicas de móveis e decoração infantis para as mamães de plantão. Até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Quarto montessoriano para recém-nascido vale a pena?

Beliche Montessoriano para quem tem filhos de idades diferentes

Próximo