Dicas para quem tem dois filhos e um quarto: como ganhar espaço?

A família aumentou e o espaço diminuiu? Então você deve saber como dividir um quarto para dois filhos é uma tarefa difícil, aliás, é um desafio montar um espaço para duas crianças, que seja criativo, organizado, bonito e funcional.

Além do mais, as brigas podem se tornar constantes por conta do espaço limitado, mas, com uma boa organização é possível tornar a convivência agradável e até vantajosa: aprender a dividir o quarto é uma lição valiosa para as crianças, isso porque estimula o companheirismo entre os irmãos. Portanto, esse é um ótimo momento para ensiná-los a compartilhar!

Na postagem de hoje, você vai aprender a montar um quarto para dois filhos otimizar o espaço e ainda deixar o ambiente aconchegante para os dois, e o melhor: de um jeito criativo e funcional!

Vamos lá?

Dicas de quarto compartilhado entre irmãos

É bastante desafiador montar um quarto para dois filhos, afinal, você vai estar limitando a privacidade deles. Mas, como dissemos, essa divisão possui vantagens e devemos focar nelas. Desse modo, mãe, pode ter a certeza de que os irmãos vão crescer sendo mais próximos!

Eles vão sempre brincar juntos e criar planos mirabolantes, mas também vão conversar e contar sobre a vida, tornando-se confidentes um do outro. Mas, para isso, o ambiente tem de estar de acordo com as expectativas das duas crianças e o limite de cada um deve ser preservado.

Veja algumas dicas para criar um ambiente aconchegante para os dois, de acordo com cada situação:

Bebê a bordo

Se você tem filho pequeno e tem um bebê a caminho, não coloque de cara o berço no quarto do primogênito. O caçula deve ficar no quarto dos pais até conseguir dormir à noite toda, caso contrário, vai atrapalhar o sono do mais velho e ele vai se sentir deixado de lado – afinal, as crianças, geralmente, sentem ciúmes.

Quando for a hora de pôr o berço no quarto do irmão, procure dividir os espaços entre os dois: uma cômoda separando a mini cama e o berço, por exemplo, é uma boa alternativa para dar um pouco mais de privacidade à criança mais velha.

mini cama montessoriana casinha

Além disso, inclua ele na decoração e arrumação dos móveis, assim, ele não vai sentir que está “perdendo o território”.

Dois filhos com idades próximas!

Ter dois filhos com idade próxima é uma delícia, pois eles se entendem e sempre brincam juntos. É diversão sem fim!

Para separar o quarto entre os dois irmãos, vale usar a criatividade, até mesmo se o tamanho do quarto for limitado. Se as crianças forem pequenininhas, duas mini camas combinando vão deixar o ambiente super encantador – imagine duas camas em forma de casinha, além de super charmosas vão estimular altas brincadeiras!

Beliche infantil Teen Play Telhado Completo e Tenda Multicores Exclusivo

Se o quarto for bem pequeno e você não sabe o que fazer para caber duas camas, não se preocupe! Uma ótima ideia é colocar uma beliche infantil para poupar espaço, pois são compactas, seguras e ainda vão deixar o ambiente incrível. E opção é o que não falta: tem beliche com escorregador, beliche em formato de casinha, clubhouse e muito mais. Seus filhos vão adorar!

Mas eu tenho um casal de filhos e não sei como deixar os dois no mesmo quarto e dividir a ambientação sem invadir a privacidade de cada um. O que fazer?

Quarto para casal de filhos!

No caso do quarto dividido para menino e menina, é importante analisar em que fase de desenvolvimento eles estão. Até uns 11 anos, antes da puberdade, é possível dividir o quarto normalmente, tendo como critério um consenso entre os irmãos sobre a arrumação. Assim, ainda é possível aderir à beliche ou às camas infantis.

Quando a menina cresce e está próxima de atingir a puberdade, ela sente a necessidade de ter privacidade e mais espaço para colocar suas roupas, calçados, fotos e diário. Portanto, quando eles forem mais velhinhos, e estiverem quase na pré-adolescência, é muito importante que cada um tenha um espaço separado.

Para isso, uma alternativa para continuarem dividindo o ambiente é colocando divisórias ou biombos para delimitar o espaço de cada um. Nessa fase, as crianças (ou pré-adolescentes) precisam desenvolver sua personalidade, e ter seu próprio espaço para poder decorar, escolher as cores e dispor os móveis de acordo com seu estilo e gosto pessoal é uma boa forma de exercer a autonomia.

Dois filhos com mais de 5 anos de diferença

No caso de dois filhos com idades bem diferentes, que é mais de cinco anos, é mais fácil dividir o quarto por conta da maturidade do primogênito. Se um bebê estiver a caminho, a criança vai entender que não se trata de uma rivalidade e vai acolhê-lo bem, sabendo que ele precisa também ajudar a cuidar.

Nesse caso, uma cama infantil e um berço no mesmo espaço não tem problema algum, mas é importante, ainda sim, manter o espaço reservado de cada um.

cama infantil prime cama auxiliar gaveto e grade de protecao

De modo geral, é possível, sim, os filhos dividirem o mesmo quarto, basta seguir alguns critérios de acordo com as fases de desenvolvimento da criança.

No site da CasaTema, você encontra diversas camas montessorianas mencionadas neste post para montar o quarto dos seus filhos, além de diversos móveis criados para estimular o desenvolvimento das suas crianças e garantir conforto e segurança. Não deixe de conferir para montar o quarto dos seus filhos!

E para receber mais conteúdos relacionados, acompanhe nosso blog e receba conteúdos relevantes feitos especialmente para você! Confira nosso post e veja como decorar o quarto infantil com o método montessoriano!

Avalie este post

1 comentário em “Dicas para quem tem dois filhos e um quarto: como ganhar espaço?”

Deixe um comentário

Anterior

Saiba as vantagens das camas infantis com proteção lateral

Qual a melhor cama infantil para longo prazo

Próximo