Crianças Brincando de pular gastando energia
Dicas

Crianças agitadas: saiba por que elas precisam gastar energia!

É comum ouvirmos frases do tipo “meu filho não para um segundo, meu filho parece viver ligado no 220”. De fato, as crianças possuem energia de sobra. Não é à toa que se deixarmos elas passam um dia inteirinho brincando sem parar.

Nós sabemos que equilíbrio e determinação de horários são fatores fundamentais. No entanto, regras e impedimentos demais também não são saudáveis. Em um dos posts do nosso blog, falamos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Gastar energia é outro quesito que contribui para esse crescimento saudável.

E não somente. O gasto de energia é uma forma de fazer com que a criança durma melhor e dê o esperado sossego para nós mamães. Para isso, é importante também criarmos uma rotina para nossos filhos.

Neste post, você vai entender por que as crianças precisam gastar energia e a importância de manterem uma rotina. Confira!

Por que as crianças precisam gastar energia?

Em primeiro lugar, tenha em mente que: não tem nada de errado ser uma criança agitada, alegre, que gosta de brincar. Muito pelo contrário. Porém, é necessário que essa energia toda seja extravasada.

Então, nada de inibir o seu filho. Deixe-o aproveitar as horas livres do dia depois da tarefinha da escola. Imagine só como ele se sentiria se tivesse que “guardar” toda essa disposição e vontade de pular e correr?

Proibir os pequenos só os deixa estressados, com raiva e entediados. Tudo isso pode acarretar em problemas comportamentais e psicológicos mais sérios posteriormente. Além disso, criança que não gasta energia, não dorme de noite. Pense bem!

Nós sabemos que você é uma mamãe atenciosa e preocupada com essas questões. Portanto, trouxemos alguma dicas que podem ajudar o seu menino ou a sua menina a liberar essa carga energética mesmo dentro de casa.

Monte um ambiente divertido!

Não é todo dia que dá para levar a criançada ao parque para correr e brincar livremente. Você já pensou em criar um espaço divertido dentro de casa? Pode ser uma ótima opção!

Veja:

Escolha um modelo de mesinha e cadeirinha infantil

Conjunto de mesa com duas cadeirinha infantil

Até mesmo o momento de realizar o dever de casa pode ser divertido. Invista em uma mesinha e cadeirinha infantil com bastante cor e coloque no quarto da criança. Lá ela poderá estudar, fazer pinturas, brincar com joguinhos de mesa, entre outras atividades.

Aposte em um playground infantil

O playground infantil é a melhor forma de oferecer divertimento para a criançada sem sair de casa. Elas vão subir e descer as escadinhas, o escorregador, o cano de metal e muito mais.

Brinquedos montessorianos

Tenda infantil montessoriana

Você já deve ter ouvido falar sobre o que é o método montessoriano aqui em nosso blog. Os produtos que seguem essa abordagem têm uma proposta muito eficiente de estimular a autonomia dos pequenos. Por que não investir nos brinquedos montessorianos então? Você une diversão a um conceito que visa incentivar o desenvolvimento do seu filho. Legal, não?

Amarelinha com fita crepe no chão

Não é preciso muito para entreter a meninada. Com uma frita crepe, você desenha uma amarelinha no chão e pronto. A brincadeira está garantida!

Brincadeira de Amarelinha com fita crepe no chão

Você viu que opções de entretenimento não faltam. Mas é importante que tudo tenha um horário estabelecido. Manter uma rotina com a criança é essencial para que ela cresça e se torne uma pessoa que compreende limites, que respeita o outro e possui prioridades.

A importância da rotina para as crianças

Como falamos, a rotina impõe limites e ajuda a criança a lidar com as diferenças, tendo em vista que cada família vive de uma maneira. Por isso, é essencial:

Delimitar horários!

Tudo tem sua hora! Ensine seu filho a dividir o dia dele. Reforce que existe momento para estudar, para brincar, para se alimentar, para tomar banho e principalmente para dormir. Do contrário, ele sempre vai tentar “escapar” e te enrolar para passar mais alguns minutinhos brincando.

Nós falamos acima sobre como o gasto de energia influencia na hora do sono. Portanto, determine um horário e deixe bem claro que esse é o momento de ir para a cama. (Você vai ver como ele vai dormir tranquilamente depois de um dia bem proveitoso e animado).

Tudo o que falamos até aqui faz parte de um processo de desenvolvimento infantil saudável. Coloque em prática, mamãe!

Acessando nosso blog, você pode acompanhar muitas outras postagens com dicas e informações como essa. Não deixe de conferir.

E para encontrar os produtos infantis que mencionamos é só navegar pelo nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *