Crianças agitadas: como gastar energia durante a pandemia?

É comum ouvirmos frases do tipo “meu filho não para um segundo, meu filho parece viver ligado no 220”. De fato, as crianças possuem energia de sobra. Durante as férias forçadas provocadas pela pandemia do COVID-19, essa situação ficou ainda mais recorrente. Mas você sabe como ajudá-las a gastar toda essa energia?

Nós sabemos que equilíbrio e determinação de horários são fatores fundamentais. No entanto, regras e impedimentos demais também não são saudáveis. Elas precisam pular, puxar, empurrar, se esticar. Tudo isso gera um saldo positivo, se bem organizado!

O gasto de energia é uma forma de fazer com que a criança durma melhor e dê o esperado sossego para as mamães. Além disso, pode ajudá-las a desenvolver força, equilíbrio e funções cognitivas. E o melhor: sempre de uma forma divertida! 

Mas para que possamos enxergar a seriedade de proporcionar aos nossos filhos lugares e momentos apropriados para suas brincadeiras, precisamos olhar as atividades para crianças de forma mais precisa. 

Neste post, você vai entender por que as crianças precisam gastar energia, a importância de manterem uma rotina e como você pode deixar a casa mais divertida para as crianças. Principalmente nessa época em que elas precisam passar mais tempo em casa para se manterem em segurança.

Por que as crianças precisam gastar energia?

Em primeiro lugar, tenha em mente que: não tem nada de errado ser uma criança agitada, alegre, que gosta de brincar. Muito pelo contrário. Porém, toda essa energia pode ser bem aproveitada enquanto é extravasada. Esse é nosso grande objetivo.

Então, nada de inibir o seu filho. Deixe-o aproveitar as horas livres do dia depois da tarefinha da escola. Imagine só como ele se sentiria se tivesse que “guardar” toda essa disposição e vontade de pular e correr?

Proibir os pequenos só os deixa estressados, com raiva e entediados. Uma quarentena tediosa ninguém merece, não é mesmo? Tudo isso pode acarretar em problemas comportamentais e psicológicos mais sérios posteriormente. Além disso, criança que não gasta energia pode dormir mal à noite e desenvolver problemas de saúde, como a obesidade infantil.

Nós sabemos que você é uma mamãe atenciosa e preocupada com essas questões.  Portanto, trouxemos alguma dicas que podem ajudar o seu menino ou a sua menina a liberar essa carga energética, com atividades infantis educativas e o ambiente correto para a quarentena. 

Monte um ambiente divertido!

Considerando as ameaças do COVID-19, faz todo sentido que os pais não saiam de casa, nem levem os filhos para correr e brincar livremente. Você já pensou em criar um espaço divertido dentro de casa? Pode ser uma ótima opção para criar oportunidades seguras, em que elas tenham liberdade e também autonomia.

Para isso, você deve montar um ambiente em que elas se sintam aptas a soltar a imaginação, deixar a brincadeira acontecer sem restrições e ainda aprender no processo. Temos um post contando tudo sobre como criar um ambiente de aprendizagem divertido para crianças, vale a pena dar uma olhadinha por lá. 

A escolha dos móveis do quarto infantil faz toda diferença!

Até mesmo o momento de realizar o dever de casa pode ser divertido. Invista em uma mesinha e cadeirinha infantil com bastante cor e coloque no quarto da criança. Lá ela poderá estudar, fazer pinturas, brincar com joguinhos de mesa, entre outras atividades.conjunto infantil_mesa com 4 cadeiras

Mesmo que sejam atividades que exigem pouca movimentação física, elas também são importantes para fazer com que as crianças estejam sempre focando sua atenção em algo novo, além de estimular a criatividade, também são importantes para que elas extravasem emoções!

Aposte em um playground infantil

Torre Playground infantil com escorregador

O playground infantil é a melhor forma de oferecer divertimento para a criançada sem sair de casa. Elas vão subir e descer as escadinhas, o escorregador, o cano de metal, vão aprender a brincar sozinhos e também a compartilhar o espaço. 

Você também pode utilizá-lo para desenvolver um novo mundo para seus filhos, cheios de fantasias, histórias e personagens. Mas, se a ideia for deixá-los se divertindo sozinhos, aposte em bonecos e em seus brinquedos preferidos. Em um playground eles ganham magia extra!

Você pode organizar o playground de acordo com a idade da criança e também com suas preferências de brincadeiras. Por aqui, já demos várias ideias de playground para se ter em casa, agora é só colocar a mão na massa!

Amarelinha com fita crepe no chão

Brincadeira de Amarelinha com fita crepe no chão

Não é preciso muito para entreter a meninada. Com uma fita crepe, você desenha uma amarelinha no chão e pronto. A brincadeira está garantida! Para melhorar tudo isso, caso a diversão precise acontecer dentro de casa, use todas as ferramentas disponíveis em um belo quarto lúdico. 

Sempre que dizemos que pensar em quartos infantis temáticos, com cores vibrantes, com personagens e móveis apropriados, também estamos levando em consideração esses momentos. Os quartos lúdicos são cheios de vantagem, é preciso aproveitar todas elas!

cores divertidas em um quarto montessoriano

Essa ideia também pode ser adaptada para um caminho com fitas. Basta você marcar um caminho divertido no chão e desafiar as crianças a caminhar sobre ele, seguindo as direções da trilha. 

Massinha caseira: mais criatividade no dia a dia

As massinhas caseiras são uma ótima opção para distrair as crianças e estimular a criatividade. Para participar dessa aventura com seus filhos, você irá precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 1 xícara de sal;
  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara e meia de água;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • Corante alimentício.

Para preparar a massinha, basta misturar os quatro primeiros ingredientes da receita até formar uma massa homogênea. Caso você perceba que ela está muito mole, seca demais, adicione mais um pouco de água.

O corante vem por último e costuma ser o mais divertido. Você pode usar um corante natural, como o colorau, por exemplo. Essa atividade é muito estimulante na quarentena, pois deixa as crianças envolvidas no fazer, além de brincar. 

Cada objeto em seu lugar: formas no papel

Essa brincadeira é direcionada a crianças mais pequenas, que estão em fase de desenvolvimento sensorial e imagético. Para ela, você irá precisar de uma folha de papel ou papelão e alguns objetos com formas variadas.  

Para preparar a brincadeira, você deve desenhar as formas no papelão, exatamente como elas são. Por exemplo, se você tem um objeto em formato de estrela, deve desenhar a estrela no papel com o formato exato. 

A criança deverá, então, colocar a estrela-objeto sobre o desenho no papelão. Essa é uma atividade simples, mas que pode ajudar as crianças a se divertirem aprendendo, durante esse período de quarentena. 

Brinquedos montessorianos: ideias para a quarentena

Tenda infantil montessoriana

Você já deve ter ouvido falar sobre o que é o método montessoriano, ou lido aqui mesmo em nosso blog. Os produtos que seguem essa abordagem têm uma proposta muito eficiente de estimular a autonomia dos pequenos.

Sendo assim, são excelentes para ajudá-los a gastar energia. Sobe, desce, pula, corre… Tudo isso sozinhos, com toda a segurança e cuidados necessários. Por que não investir nos brinquedos montessorianos, então? Você une diversão a um conceito que visa incentivar o desenvolvimento do seu filho. Legal, não?

Você viu que opções de entretenimento e organização nesse quarentena, não faltam. Mas é importante que tudo tenha um horário estabelecido. Manter uma rotina com a criança é essencial para que ela cresça e se torne uma pessoa que compreende limites, que respeita o outro e possui prioridades.

A importância da rotina para as crianças

Como falamos, a rotina impõe limites e ajuda a criança a lidar com as diferenças, tendo em vista que cada família vive de uma maneira. Por isso, frisamos que é essencial delimitar os horários.

Tudo tem sua hora! Ensine seu filho a dividir o dia dele, mesmo durante a quarentena. Reforce que existe momento para estudar, para brincar, para se alimentar, para tomar banho e principalmente para dormir. Do contrário, ele sempre vai tentar “escapar” e te enrolar para passar mais alguns minutinhos brincando.

Nós falamos acima sobre como o gasto de energia influencia na hora do sono. Portanto, determine um horário e deixe bem claro que esse é o momento de ir para a cama. (Você vai ver como ele vai dormir tranquilamente depois de um dia bem proveitoso e animado).

Tudo o que falamos até aqui faz parte de um processo de desenvolvimento infantil saudável. Coloque em prática, mamãe! Acessando nosso blog, você pode acompanhar muitas outras postagens com dicas e informações de como passar a quarentena com mais diversão e segurança. Confira!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Cores para quarto de bebê: veja as principais tendências

Meu filho não dorme: o que fazer? Veja nossas dicas!

Próximo