Como montar o cantinho de estudo perfeito para seu filho

O lugar em que se estuda é fundamental ao desenvolvimento acadêmico e pessoal da criança ou adolescente. Nele, se aprende muito mais do que matérias escolares: desenvolve-se disciplina, imaginação, autossuficiência, criatividade e muita paixão pelo conhecimento.

Quer saber tudo o que é necessário para montar o melhor cantinho de estudos para seu filho? No post de hoje, daremos dicas sobre onde o espaço deve ficar, quais são os móveis essenciais e como devem ser iluminados! Vamos lá?

Onde o cantinho de estudos deve ficar?

Há quem oriente que o aparato para estudos fique em um cômodo diferente daquele em que a criança dorme ou brinca. Dessa forma, haverá maior concentração para estudar e mais relaxamento para uma boa noite de sono.

Isso quer dizer que a escrivaninha, em situação ideal, ficaria melhor fora do quarto. Boas opções são os escritórios próprios para estudos, em um cômodo extra, ou algum quarto de visitas que permaneça vazio na maior parte do tempo.

Apesar disso, a escolha por construir um cantinho de estudos no quarto da criança ou adolescente é muito comum. A opção não mostra grandes problemas e pode ser a saída perfeita para quem precisa otimizar o uso de espaços e móveis.

Nesse caso, utilize elementos como móveis e itens de decoração para delimitar, de certa forma, o local de estudo. Pode ser um tapete, quadros ou papel de parede diferentes. Dessa forma, estabelecemos separações subconscientes entre o espaço de concentração e o local de relaxamento.

Nossa parte favorita: os móveis que não podem faltar

Quando o assunto são os móveis desse cantinho especial, três fatores devem imperar: conforto, praticidade e estilo.

Lembre que esse espaço deve ser gostoso de habitar. Para que a experiência de estudo seja divertida e promova muito desenvolvimento, móveis e decorações precisam ser agradáveis, acolhedores e compatíveis com a identidade de seu filho, seja ele criança ou adolescente.

Confira, agora, as dicas e orientações para escolher cada peça:

escrivaninha com livros e cadeira de rosinhas verde

Se está montando o primeiro cantinho de estudos de seu filho, opte pelos modelos lúdicos, com lousa embutida. O tamanho dessa versão de escrivaninha é adequado às crianças e a lousa oferece várias possibilidades de estudo e brincadeira. Ela estimula a criatividade e pode ser super útil nos momentos de ajudar seu filho com as matérias novas.Leia mais: Por que montar quarto lúdico para seu filho!

Para os adolescentes, as escrivaninhas devem ser espaçosas, limpas e organizadas. É interessante que possuam layout específico para acomodar desktops ou notebooks. Gavetas são cruciais para armazenar papéis e suprimentos de escritório.

cama mult funcional branca

Você já ouviu falar das camas multifuncionais? São móveis com compartimentos específicos para dormir e estudar, e constituem opções muito compactas que otimizam o espaço do quarto. Esses módulos também são amados pelos pequenos, que adoram o visual inusitado do móvel.

  • Estantes e nichos

estante branca com livros

Ambientes de estudo precisam de livros! Estantes e nichos são os móveis certos para que seu filho seja estimulado a iniciar a própria biblioteca, consultando-a sempre que necessário. Lembre-se de que livros organizados e no campo de visão da criança estarão muito mais sujeitos ao uso que livros encaixotados!

nichos de parede branco com pelúcias

Em todos os casos, os móveis escolhidos devem ser estáveis, para garantir segurança: nichos devem ser bem presos às paredes e estantes devem ficar bem apoiadas. Cuidado e atenção são sempre necessários.

  • Cadeiras e puffs

cadeira estampada colorida

No momento de escolher a cadeira, coloque a ergonomia em primeiro lugar. Modelos reguláveis são muito indicados, pois oferecem grandes possibilidades de ajuste. O móvel deve ser confortável e estofado, pois será usado por períodos relativamente longos.

puff rosa

Uma sugestão boa é a adição de um puff ao cantinho de estudos. Nele, a criança ou adolescente poderá fazer intervalos ou sentar-se de forma relaxada para leituras mais longas.

É, ainda, um elemento esteticamente interessante: assume formatos divertidos que podem se comunicar muito com a identidade de seu filho ou filha. Convide-o(a) a escolher com você e deixar a decoração do quarto muito mais atraente!

Cuidados com a iluminação

Para propiciar a concentração e evitar o cansaço visual, o local de estudo deve ser sempre bem iluminado, e a luz natural é a melhor opção. Se possível, aproveite a luminosidade das janelas, posicionando os móveis de forma com que a luz solar incida sobre os objetos de estudo.

A incidência solar direta, no entanto, não é nada indicada: é agressiva aos olhos e à pele, além de esquentar consideravelmente o ambiente. Para evitar esse efeito, utilize cortinas ou persianas translúcidas, que suavizam os raios.

Mas mesmo os cômodos com boa iluminação natural precisam de lâmpadas eficientes e confortáveis, em especial nos locais em que se deseja ler ou estudar.

Lembre-se de considerar a temperatura de cor de suas lâmpadas: luzes frias e azuladas costumam causar certo efeito de despertamento, clareza e atenção, mas podem ser bastante desconfortáveis aos olhos. Luzes quentes e amareladas são bem mais confortáveis, mas podem não oferecer a iluminação necessária para a leitura.

Opte por luzes neutras ou brancas, que não incomodam a visão e clareiam bastante. As versões em LED são mais econômicas, duráveis e confortáveis. Quer oferecer mais opções de iluminação ao estudante? Abajures focais podem ser bastante úteis nas situações que exigem aquela atenção especial.

E aí, este post foi útil para você? Quer mais dicas de decoração e mobília para crianças e adolescentes? Fique atenta às atualizações do blog, nossos posts são semanais.

Que tal se inspirar com opções incríveis de móveis para o quarto do seu pequeno, sem esquecer do restante da casa? Aqui em nossa loja você encontra móveis com segurança, inovação e muito carinho! Confira!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

O que dar de presente para recém-nascido? Veja nossas dicas!

Ideias para organizar os brinquedos e manter a casa arrumada

Próximo