Dicas

Como fazer protetor de berço? Confira nossas sugestões!

Esperar um bebê sempre gera grande expectativa. É nessa fase que os pais começam a imaginar como será o rostinho da criança, se será mais parecido com o papai ou com a mamãe, se vai ser um bebê grandão ou se vai nascer bem pequenininho…

É aí que se iniciam os primeiros preparativos do enxoval do bebê. O processo de montar o quartinho da criança é um dos que mais demandam atenção, já que é cheio de detalhes. Esse é o espaço em que várias das primeiras memórias do pequeno serão criadas e, por isso, os pais desejam imprimir na decoração traços de sua personalidade e mostrar todo seu afeto.

Desde a seleção das cores das paredes, das cortinas e acessórios, até o instante crucial de escolher o melhor berço, todo o carinho da família já está sendo depositado no ambiente projetado para dar ao bebê o maior conforto possível.

Depois de escolhidos os móveis, é hora de criar os acessórios personalizados! Muitos pais optam por preparar esses itens do enxoval com as próprias mãos. Com certeza essa opção é bem intimista e muito afetuosa, apesar de exigir um trabalho extra!

Pensando nas mamães e papais que desejam construir as peças do enxoval artesanalmente, preparamos um passo a passo de como fazer um protetor de berço. Assim, os pais estarão aptos para criar seu próprio jogo de berço e esperar o mais novo integrante da família com muito mais estilo. Acompanhe!

Passo a passo: como fazer um protetor de berço

O protetor de berço é um item que muitos pais consideram essencial no quartinho do bebê. Para aqueles que aceitaram o desafio de produzir o seu com as próprias mãos, alguns passos devem ser seguidos. Vamos lá?

1. Defina o tema e os itens para acompanhar seu protetor

Antes de colocar a mão na massa, dedique algum tempo à concepção da sua obra de arte. Lembre-se de que o protetor pode vir acompanhado de quantas e quais peças você preferir. Afinal, a estética do kit fica totalmente a critério dos papais. É hora de soltar a imaginação!

Junto do próprio protetor, você pode confeccionar almofadas tradicionais e almofadas temáticas, como aquelas com formato de nuvem, bichinhos, frutas, corações… As opções são infinitas! Além de confortáveis, os acessórios lúdicos estimulam o imaginário infantil, fazendo a vez de brinquedos.

Sugerimos que escolha um tema central que dialogue com a estética do restante do quartinho: o ambiente brinca com o tema selva? Que tal fazer almofadas em formato de folha? O quarto é simples, com tons azulados? Almofadinhas de nuvem e gotinhas de chuva criam uma narrativa toda especial para o ambiente.

2. Não descuide da segurança

No processo de concepção do seu kit de berço, não se esqueça de pensar na segurança do seu bebê! Sabemos que essa é a preocupação número 1 dos papais, por isso fique atento:

Para evitar possíveis quedas, lembre-se de que o kit deve ser retirado do berço no momento certo do desenvolvimento da criança, quando ela já puder se sustentar de pé sobre o colchão.

Procure não utilizar enfeites pequenos que se soltem com facilidade, como botões. Eles podem ser engolidos e causar asfixia.

Quer reforçar ainda mais a segurança no quarto do seu filho? O post “Segurança e conforto para o seu bebê, saiba como utilizar os kits berço!” é uma leitura importantíssima. Confira!

3. Separe com atenção todos os materiais necessários

materiais para criar protetor de berço

Assim como qualquer outro trabalho artesanal, fazer um protetor de berço irá exigir alguns materiais específicos. Por isso, lembre-se de separar um tempinho para ir às compras e preparar tudo da forma mais assertiva possível, afinal, quanto menos erros nesse projeto fofíssimo, melhor.

Veja a lista do que você irá precisar:

  • placa de espuma;
  • espuma circular;
  • tecidos que correspondam às cores escolhidas para o kit e também para as estampas;
  • linha para a costura;
  • tesoura para tecido e tesoura comum;
  • fita métrica;
  • alfinetes específicos para costura;
  • agulha;
  • lápis;
  • viés;
  • uma máquina de costura;
  • fitas e elementos decorativos da sua preferência.

4. Trabalhe com as espumas

kit espuma para protetor de berço

Com todos os materiais em mãos, chegou a hora de preparar as espumas. Para isso, corte a placa da espuma do tamanho correspondente à cabeceira do móvel do neném e de todas as laterais. Para medir, use a fita métrica e corte as partes com bastante atenção.

Além da espuma que deve circular todas as laterais do berço, você também pode cortar as almofadas em formato de nuvem, bichinhos, frutas ou qualquer outra forma que converse com o universo infantil.

Com relação ao material, aposte em espumas e têxteis que não irão afetar a saúde do seu filho! Dê preferência aos materiais anti-alérgicos, produtos que não acumulam muita poeira nem se degradam com pouco tempo de uso.

5. É hora de costurar!

costura de acabamento protetor de berço

Após cortar todas as espumas com muito cuidado e atenção, é o momento de dar cores e acabamento para os protetores! Passe as medidas retiradas anteriormente para os tecidos. Use o lápis para fazer isso (você também pode utilizar um giz de cera, caso seja de sua preferência).

Em sequência, com o auxílio dos alfinetes, basta começar a costurar cada peça pelo lado avesso do tecido. Depois de terminar esse processo, que pode ser realizado na máquina de costura, vire o tecido para o lado correto e, nas partes circulares, use o viés para suavizar as emendas. Para isso, é só costurá-los nesses locais.

6. Feche as peças

Estamos chegando à fase final do projeto. É o momento em que você irá colocar as partes de espuma dentro do tecido. Esse processo precisa ser realizado com muito cuidado, já que as espumas são muito sensíveis. Sendo assim, nada de fazer com pressa.

Depois de acomodar a espuma dentro das cápsulas de tecido, você vai fechar as aberturas. Faça isso utilizando a linha de costura e agulha. Esses pontos devem ser invisíveis, a fim de que o acabamento fique bem feito.

Você ainda pode utilizar fechos com zíper, que lhe permitirão retirar facilmente a espuma para higienização. Tenha o cuidado de instalar um zíper encapado – ou invisível – o que evitará o risco de arranhaduras. O fecho de velcro é uma opção ainda mais segura, apesar de ser menos resistente.

7. Personalize do seu jeito

borado inglês para protetor de berço

Com as peças devidamente costuradas, você finalmente poderá finalizá-las com o seu toque pessoal. Dá para bordar carinhas, costurar bordados prontos, colocar fitas, estampas em transfer… enfim, tudo aquilo que você havia planejado, enchendo o bercinho de personalidade e elementos lúdicos.

Ao final de todos esses passos, devemos lembrar que preparar o protetor de berço e os demais itens da decoração não deve ser um peso aos pais. A gestação e seus preparativos precisam ser carregados de leveza, suavidade e bom humor. Por isso, adquirir esse produto pronto pode ser uma opção muito mais viável para você!

Aqui na Casatema temos lindos modelos de rolinhos protetores para simplificar sua vida e deixar o berço do seu bebê muito mais confortável, seguro e bonito! Confira as nossas opções e aproveite para conhecer nossa loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *