Cabana Infantil Casinha com tenda Salmão
Dicas

Como fazer cabana infantil? Confira o passo a passo e DIY!

As crianças adoram brincar, inventar histórias e criar cenários imaginários – basicamente, tudo para elas vira motivo de diversão! Então que tal arregaçar as mangas e elaborar algo diferente para seus filhos?

Estamos falando de você, mamãe, aprender como fazer cabana infantil para deixar o quarto da criançada incrível! Isso porque, além de complementar a decoração do cômodo, a barraquinha ainda dará lugar a diversas histórias fantásticas.

O item é perfeito para que a criança tenha seus momentos de leitura, contação de histórias e brincadeiras com o sentimento de proteção e privacidade que as cabanas reais proporcionam.  E o mais legal é que é possível deixá-la do jeitinho que você e seu filho desejam.

E aí, está curiosa para saber como fazer uma cabana infantil linda e criativa? Acompanhe a leitura e veja o passo a passo!

Vamos lá?

Do it yourself (DIY): cabana infantil

tenda para oca infantil

Vivenciar o lúdico faz parte de ser criança, trata-se de uma atividade muito importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo. Uma das melhores formas de inserir a ludicidade na rotina dos pequenos é montar um espaço criativo.

E é aí que a cabaninha entra: ela é perfeita para proporcionar um toque recreativo e diferencial ao cômodo.

Por isso, mamãe, agora é hora de você mesma fazer uma cabana infantil para o seu filho (aquele famoso do it yourself, ou DIY)! Além de super legal, ela é aconchegante e transmite sensação de abrigo e proteção para momentos de leitura ou soneca.

O mais interessante do DIY é que dá para escolher cada detalhe, desde as cores que vão compor a tenda, o modelo e o estilo da decoração. Sabe o que é melhor? Dá para fazer com materiais que a gente tem em casa!

Veja o passo a passo:

1) Antes de mais nada, escolha qual é o estilo de cabana que você deseja, se é em formato de oca, tenda, pirâmide etc – cada uma vai exigir uma quantidade diferente de material, mas o processo de produção é praticamente igual.

Aí vem o primeiro passo: separar de 4 a 6 varetas de sua preferência. É possível escolher cabos de vassoura (em bom estado) ou outro tipo de bastão de madeira com pelo menos 1,30 m (é importante que todos tenham mais ou menos o mesmo tamanho).

2) A segunda etapa consiste em amarrar a parte superior das varetas com um barbante. Deixe um espaço médio de 20 cm de distância das pontas e amarre-as juntas e firmemente na mesma posição, dando voltas com o barbante.

3) Feito isso, abra a parte inferior (que está livre das amarras) e veja se formou a estrutura de uma barraca. Deixe o mesmo espaço entre uma vareta e outra para que o resultado não seja comprometido.

4) Escolha um tecido bem bonito, que combine com a decoração do quarto, e cubra a barraca com o auxílio de linha e agulha – ou somente com fitas e pregadores. Você pode optar por tecido liso, estampado, com brilho, não importa.

5) O último passo é o mais legal de todos: decorar! Nessa etapa, você pode apostar em tudo que quiser: pisca-pisca, pompom, bandeirinha e qualquer penduricalho que harmonizar com a barraca. Coloque um tapete por baixo e encha de almofadas fofas para garantir conforto para a criança!

Viu só como é simples fazer uma cabana para o quarto do seu filho? Basta alguns materiais e um pouco de criatividade. No entanto, lembre-se de que, por mais que seja um espaço super divertido para passar o tempo, não é ideal que a criança durma sempre nela. A cama infantil é indispensável!

E se a gente juntasse a cama com a cabana? É possível ter uma cama infantil com telhadinho e tudo mais. Olha só!

Cama infantil em formato de cabana

cama infantil com telhadinho e tenda

Ter uma cama em formato de cabana é diversão garantida! Ela combina o conforto e aconchego da cama montessoriana com o lúdico da cabaninha, estimulando a imaginação para aventuras e histórias incríveis.

E é tão fácil quanto a barraquinha DIY. É só anexar um telhado para cama que estará pronta! Existem muitíssimas opções para escolher: básica, com janelinha, em túnel e muito mais. Dá até vontade de voltar a ser criança, não é?

Depois de decidir o telhado, você ainda pode colocar uma cortina própria para cama e deixar a casinha mais realística. Tem para todos os tipos de cama, até mesmo beliche.

Com o leito em forma de casinha, é possível que as mamães e papais transformem a hora de dormir com histórias infantis, incrementando-as com o cenário incrível. Instigue a imaginação da criança, fale que a casinha serve de proteção para a chuva ou para vocês se abrigarem na floresta.

E se ela dormir no meio da contação, não tem problema: não precisa se preocupar em acordá-la para levar para a cama.

Entretanto, se achar melhor adquirir um modelo que já venha com telhado embutido, que seja mais prática, há diversas camas e mini camas montessorianas confeccionadas em formato de casinha para diferentes idades. Seus filhos vão adorar!

Todas essas opções estão em nosso site: cama em formato de casinha, telhado para cama, cortina para cama, enfim, você escolhe se quer adotar o “faça você mesmo” ou comprar uma prontinha para usar.

Mas e aí, gostou das nossas dicas? Essas foram somente algumas ideias para presentear seu filho ou filha com uma cabana divertida. Esperamos ter ajudado! E se quiser ler mais postagens relacionadas a dicas de decoração infantil e móveis montessorianos, dá uma olhadinha em nosso blog – temos conteúdos bem bacanas. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *