Quarto infantil montessoriano completo
Dicas

Como decorar o quarto infantil com o método montessoriano!

Se você é mamãe e está buscando aprender como decorar o quarto do seu filho, com certeza deve ter se deparado com infinitas possibilidades de cores, móveis e objetos para combinar e decorar o quarto. Mas já pensou como a decoração do quarto da criança pode estimular o desenvolvimento dela?

Não estamos falando de qualquer decoração, mas sim do método montessoriano, que tanto tratamos aqui no blog. Se você ainda não sabe do que se trata exatamente esse método e como ele pode ajudar na decoração, acompanhe a leitura e aprenda a deixar o espaço do seu filho impecável – você vai ver que, além de bonito, o quarto vai trazer muito conforto e bem-estar para um desenvolvimento eficaz da criança.

Está curiosa? Então vamos lá!

O que é o método montessoriano?

Antes de entrar, de fato, na decoração, é necessário entendermos exatamente do que se trata o método em questão. Como já citamos várias vezes no blog, o método montessoriano é o nome de um conjunto de práticas que preza pela individualidade e independência da criança para que ela possa desenvolver suas habilidades intelectuais e  motoras.

Isso significa que tudo deve ser pensado e aplicado com a intenção de criar um ambiente propício para a criança ter a liberdade de realizar tarefas sem o auxílio dos adultos, tendo como objetivo o progresso e crescimento da criança a partir da independência.

A metodologia tem esse nome porque foi criada por Maria Montessori, médica e pedagoga italiana, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, e é adotada até hoje em diferentes segmentos diversos, até mesmo na decoração.

No Montessori, os móveis devem ser dispostos de modo que a criança consiga se locomover sozinha, de acordo com a altura adequada para cada idade. Sendo assim, decorar com método montessoriaano é unir o útil ao agradável: além de lindos e charmosos, os móveis montessorianos vão deixar o espaço funcional e seguro para a criançada.

Veja a seguir como decorar o quarto infantil utilizando móveis montessorianos!

Quarto infantil: como deve ser?

Cama infantil tipo casinha com telhado e tenda

O quarto é um dos cômodos mais especiais da casa, pois, diferente dos outros, ele não é compartilhado. Trata-se de um espaço íntimo, no qual descansamos e passamos grande parte do dia, e é para lá que vamos quando queremos ter privacidade.

Vendo por esse lado, é importante deixar o ambiente aconchegante e com “nossa cara”, concorda?

Com o quarto infantil não é diferente, ele precisa ser confortável, charmoso e aconchegante para que a criança sinta-se bem, e tenha um espaço adequado para dormir e descansar. Criar um ambiente assim não é um problema para as mamães de plantão, afinal, quem nunca sonhou em fazer um quarto todo especial para os filhos, cheio de delicadeza e charme? A tarefa é, de fato, muito prazerosa para as mommies.

Mas na hora de montar o quartinho, é muito importante ter em mente que a criança também tem gostos, mesmo que não muito definidos, e levar isso para a decoração e para a escolha dos móveis vai deixar o ambiente muito mais agradável para ela. Assim, é indispensável adotar elementos que remetem às atitudes e gostos do pequeno, como desenhos e cores que o agrade.

Além do mais, o quarto precisa ser funcional para que a criança aproveite da melhor forma o próprio cantinho. Aí é que o método montessoriano entra, com móveis pensados no desenvolvimento dos pequenos!

Método montessori na decoração

A primeira coisa que você, mamãe, deve considerar antes de decorar o quarto do seu pequeno é que não existem regras fixas na decoração, o mais importante, no caso, é transmitir aconchego e acessibilidade. Isso porque a decoração do quarto infantil deve ser de acordo com os gostos e necessidades da criança.

Sendo assim, não pense apenas na sua locomoção dentro do cômodo, o foco deve ser na criança! Crie um ambiente propício em que ela fique livre para explorar, brincar, se mexer, e tudo isso com segurança.

Uma das primeiras coisas a se pensar é na segurança da criança: as tomadas devem ter protetores, objetos perfurantes devem ter capa de proteção e móveis altos devem ser trocados por móveis adequados ao tamanho da criança.

Os móveis montessorianos atendem muito bem essa necessidade de adaptação, pois possuem características que facilitam a autonomia sem o risco de quedas e machucados. Veja como aderir o método na decoração:

Camas e berços montessorianos: 

A cama é um dos principais itens do quarto, pois é ela que proporciona um sono tranquilo à criança – e sabemos como elas gastam energia e precisam repor!

Mini Cama Montessoriano Soninho Natural

As camas e mini-camas montessorianas, então, ganham destaque no quarto e são móveis os mais conhecidos desse método, pois apresentam tamanhos e formatos bem diferenciados. Por isso dão tanto destaque na decoração: seja em formato de casinha, com grade de proteção em forma de nuvem ou com escorregador, a cama montessori por si, já deixa o ambiente encantador!

E mais: elas são baixinhas para proporcionar autonomia e mobilidade à criança, permitindo que ela consiga entrar e sair da cama sozinha e sem o risco de se machucar.

Guarda-roupa e cômodas:

Crianças pequeninas estão em uma fase de descobrimento, nesta fase, tudo é novidade. Assim, o que elas mais gostam de fazer? Isso mesmo, explorar!

Sendo assim, é normal elas saírem abrindo gavetas, pegando objetos nas cômodas e fazendo a festa. Lembre-se que muitos acidentes acontecem porque a criança tenta alcançar um objeto alto e acabam caindo ou até mesmo derrubando o móvel.

Pensando nisso, é importantíssimo proporcionar criados e guarda-roupas compatíveis com a altura da criança, para que ela possa se sentir à vontade. Assim, diminuímos o risco de acidentes, isso também vai garantir que ela seja independente para pegar o que quiser na hora que quiser, instigando o lado criativo e lúdico. Esses móveis são muito importantes para estimular o desenvolvimento motor e intelectual dos pequenos!

Já sobre a decoração, guarda-roupas e cômodas montessorianas são muito bem vindos! Você pode combiná-los com a cor da caminha e com o restante da decoração, ou apostar em algo neutro para dar destaque aos objetos que vão estar nelas.

Cantinho do brinquedo

Essa parte é a mais especial no quarto de uma criança, pois as brincadeiras são importantíssimas para seu desenvolvimento.

Para criar um cantinho para brincar, você pode colocar caixas organizadoras e estantes  montessorianas, tapetes coloridos, mesinha e cadeirinha para desenhar, enfim, tudo que possa proporcionar um momento lúdico e criativo para o pequeno.

estante em l na loja casatema

As estantes montessorianas, por exemplo, possuem um papel importante no quarto, pois é lá que você, mamãe, vai dispor livros infantis e brinquedos para que o pequeno possa ler ou brincar sem a necessidade de um adulto para auxiliar. Então, não se esqueça delas na hora de decorar o quarto infantil!

Enfim, o espaço dos brinquedos deixa o quarto infantil muito mais alegre, assim como deve ser. Você vai ver como ele vai ficar encantador! Para saber mais sobre como decorar, confira o post “Decoração: como montar um quarto temático para seu filho”.

Mas e aí, mamãe, viu só como os móveis montessorianos são ótimos para decorar o quarto infantil?  Eles deixam o espaço mais bonito, aconchegante, seguro e propício para um bom desenvolvimento do seu filho.

Para encontrar móveis, papéis de parede, prateleiras e mais, basta acessar o site da Casa Tema. Tem muita novidade por lá esperando por você!

Ah, e se quiser ler outras postagens como essa, acompanhe nosso blog e receba em primeira mão muitas dicas sobre decoração e informações sobre o universo infantil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *