,

Guia completo sobre brinquedotecas

Quem tem criança pequena em casa sabe o quanto é importante ter um espaço especial para o pequeno se divertir. Afinal, brincar é uma atividade essencial para o seu desenvolvimento.

É aí que entra uma solução prática e divertida, que, ainda por cima, deixa o ambiente mais bonito. Claro que estamos falando da brinquedoteca!

Quer saber como montar uma brinquedoteca em casa, onde seus filhos poderão se divertir em segurança? Então acompanhe a leitura deste post. Aqui, você vai conferir um passo a passo simples para colocar a ideia em prática.

Vamos lá?

O que é uma brinquedoteca infantil?

Entende-se por brinquedoteca o espaço feito especialmente para o entretenimento das crianças por meio de brinquedos infantis e brincadeiras lúdicas. No ponto de vista da pedagogia, este ambiente, além de proporcionar brincadeiras lúdicas, contribui para o desenvolvimento da criança.

Assim, não se trata apenas de um cantinho de brinquedos, mas sim de um espaço dedicado ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, oferece subsídios necessários para a criança se expressar, desenvolver, aprender e ainda atuar no seu cotidiano subjetivamente. Tem como ser melhor?

A boa notícia é que esse tipo de espaço está presente em diferentes contextos: na escola, em hospitais, em playgrounds e até em casa, que é o nosso foco aqui. A seguir, você vai entender mais sobre o cantinho que estimula o desenvolvimento infantil.

Qual é a função de uma brinquedoteca?

Uma das principais funções da brinquedoteca é estimular o desenvolvimento da criança. Mas não para por aí, veja outras funções desse cômodo. Veja outros pontos positivos:

Aumenta a organização dos brinquedos

É comum, em casa com criança, que os brinquedos fiquem espalhados pelos cômodos. Por mais que arrumemos, sempre haverá um carrinho para lá, uma boneca para cá, e isso compromete a organização e decoração da casa, não é mesmo?

A brinquedoteca se tornou uma forma de manter a casa mais organizada, afinal, vai ter um lugar determinado para brincar e, consequentemente, deixar os brinquedos dispostos.

Oferece um ambiente exclusivo para as crianças

Criar um ambiente dedicado a essa atividade garante mais segurança e conforto para os pequenos e para nós, pais. E mais: se o seu filho for receber algum amiguinho em casa, eles vão direto para a brinquedoteca, e você pode ficar tranquila quanto à segurança e privacidade deles.

Nesse ambiente, por exemplo, os pequenos podem brincar de amarelinha até mesmo em dias de chuva!

Estimula a criatividade

Ter um lugar específico para brincar ajuda a criar um ambiente mágico e cheio de imaginação. Por esse motivo, uma brinquedoteca infantil simples ou elaborada é perfeita! Nesse cômodo as crianças poderão criar aventuras, imaginar universos e mais!

Por falar nisso, você pode ajudá-las a ter ainda mais imaginação. Veja nossas dicas de como estimular a criatividade infantil e saiba como fazer isso!

Permite um tempo longe das telas

A cada dia que passa nossa vida está cada vez mais dependente de celulares, computadores e demais telas, não é mesmo? Com as crianças isso não é diferente. Apesar da tecnologia ter muitos aspectos positivos, é fundamental “desconectar” um pouco!

Para isso, ter um quarto com brinquedoteca é fundamental para estimular diferentes tipos de atividades. Uma opção é criar um lugar no qual aparelhos eletrônicos não entram. Dessa maneira, você poderá aproveitar nossos conteúdos sobre brincadeiras infantis e curtir um tempo de qualidade com os pequenos.

Possibilita a evolução mental, psicológica e física

Como falamos anteriormente, a importância da brinquedoteca está no fato de que ela estimula a evolução da criança em vários aspectos. Inclusive, há estudos científicos que comprovam suas potencialidades. Dessa maneira, ter um espaço assim dentro de casa é essencial.

Daqui a pouco, você vai entender como montar uma brinquedoteca infantil em casa. Contudo, saiba que na hora de planejar a sua é fundamental ter o protagonismo infantil como foco.

Quais são os tipos de brinquedoteca?

As brinquedotecas podem ser divididas em cinco classes: pedagógicas, de pesquisa, particulares, comunitárias e hospitalares. Cada uma delas tem suas características e usos. Veja mais sobre os principais tipos:

  • Brinquedoteca escolar: tem o uso pedagógico e recreativo;
  • Brinquedoteca comunitária: é usada para estimular as relações da vizinhança;
  • Brinquedoteca terapêutica: pode ficar em hospitais ou clínicas e visa a reabilitação infantil por meio de atividades lúdicas;
  • Brinquedoteca hospitalar: o objetivo é distrair as crianças internadas;
  • Brinquedoteca de pesquisa: ficam dentro de universidades e são usadas como objeto e espaço de pesquisa do comportamento;
  • Brinquedoteca psicopedagógica: auxilia na psicoterapia infantil;
  • Brinquedoteca em casa: espaço particular planejado conforme as necessidades da criança.

Em alguns casos, a brinquedoteca infantil particular pode ser combinada com a cama da criança para otimizar o espaço disponível.

Como montar uma brinquedoteca em casa?

Antes de colocar a mão na massa, você deve entender que a brinquedoteca é uma atmosfera. Não é dedicada apenas a casas muito amplas, com espaço de sobra. Além disso, não se trata de um “cantinho da bagunça”.

Veja como deve ser esse ambiente:

1. Escolha um cômodo adequado

Se você tiver um cômodo sobrando em casa, vai ser perfeito para virar uma brinquedoteca. Mas não é uma regra: é possível montar uma até mesmo em um cantinho no quarto infantil. Inclusive, isso pode deixar o quarto mais aconchegante!

2. Garanta ludicidade

Quando for criar o layout e a decoração, lembre-se de que este é um espaço infantil e, por isso, tem de apresentar uma abordagem lúdica. Adote elementos do universo da criança, assim como cores e formas que estimulem a imaginação.

3. Ofereça autonomia à criança

Para estimular o desenvolvimento da criança, é importantíssimo oferecer autonomia para que ela execute ações por ela mesma, sem a dependência total de um adulto. Na brinquedoteca não é diferente: os brinquedos devem estar dispostos de modo que elas consigam alcançar sem dificuldade.

Para estimular esta independência, não tem nada melhor do que móveis desenvolvidos especialmente para a criançada. Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja nossos conteúdos sobre o método montessoriano!

Quais são os móveis para brinquedoteca infantil?

Os móveis infantis são perfeitos para garantir a segurança e liberdade para a criançada, pois têm o tamanho adequado aos pequenos. Veja mais de perto quais são os móveis para incluir no novo cantinho mais adorável da casa:

Escrivaninha com lousa

A escrivaninha com lousa estimula a criatividade da criança e faz com que ela libere a imaginação! Além de decorar o ambiente e deixá-lo mais divertido, ainda permite que a criança desenhe, brinque de escolinha e invente novas brincadeiras.

Cabana infantil

Esta é uma opção diferenciada, que as crianças simplesmente adoram! A cabana infantil estimula leituras e brincadeiras diversas; pode ter certeza que de lá saem muitas histórias criativas!

Cozinha infantil

As crianças adoram brincar de ser gente grande, não é verdade? “Fazer comidinha” é uma das brincadeiras favoritas nesse contexto, então, por que não incluir uma cozinha infantil na brinquedoteca?

Talvez você tenha um futuro chef famoso dentro da sua casa e nem saiba!

Organizadores

Os organizadores para quarto infantil são fundamentais para guardar os brinquedos e organizá-los de modo acessível. Assim, os pequenos podem pegar e guardar sem a sua ajuda.

Sabe o que é melhor? Esses itens são puro charme e dão um toque a mais na decoração!

Escorregador indoor

Para deixar o ambiente ainda mais divertido, vale a pena investir em um escorregador indoor. Vai deixar o ambiente com cara de um verdadeiro playground. Ele será o protagonista do espaço, mas cumprem um papel importante.

Por falar nisso, nós temos um post com ideias de playground em casa que pode te ajudar a elaborar um ambiente ainda mais completo!

Estante

Além dos organizadores, ter uma estante para livros é fundamental. Conforme as crianças forem crescendo, você pode ir adaptando o espaço e começar a estimular o hábito da leitura.

De início, os títulos serão de livros sensoriais e de histórias para você ler junto dos pequenos. Com o tempo, é possível dar outras obras e ajudar no desenvolvimento da sua criança.

Mesa e cadeira

Já pensou em estimular a coordenação motora fina dos seus filhos? Ter um espaço na brinquedoteca para isso é uma ótima opção. Nesse caso, um cantinho para atividades manuais é perfeito.

Por isso, invista em um kit de mesa e cadeiras infantis. Assim, seus filhos terão um espaço muito mais confortável para brincar, desenhar e ler.

Nichos

Os nichos são colocados na parede e têm duas funções principais: aumentar o espaço de armazenamento e aumentar a segurança do ambiente. Além disso, eles são uma ótima adição à decoração da brinquedoteca.

Por exemplo, use os nichos infantis para guardar brinquedos que precisam de supervisão para serem operados. Assim, a criança não alcança e só os utilizará quando você estiver por perto.

Caixa de brinquedos

Todo mundo aqui teve uma caixa com diversos brinquedos quando era criança, não é mesmo? Então, reproduza esse costume com os seus filhos e o estimule a manter a organização do cômodo.

A caixa de brinquedos pode ser feita em madeira e, além de tudo, contribui para a decoração do ambiente!

Ao montar uma brinquedoteca, suas crianças brincarão e se desenvolverão de uma forma muito mais saudável! Por esse motivo, siga nossas dicas e aproveite o espaço para passar um tempo de qualidade com os filhos.

Por falar em organização, aqui no nosso blog nós temos diversos conteúdos sobre esse assunto. Veja nosso post com os melhores guarda-roupas montessorianos e conheça mais sobre esse móvel!

Avalie este post

1 comentário em “Guia completo sobre brinquedotecas”

Deixe um comentário

Anterior

Guia completo sobre o berço que vira cama

30 ideias de presentes de Natal para as crianças

Próximo