Para brincar no quintal: 8 dicas de brincadeiras ao ar livre em casa

Existe um mundo de possibilidades lúdicas que se abrem quando estimulamos as crianças a brincar no quintal: a área externa, o sol e o ar puro são grandes facilitadores nos momentos de diversão dos pequenos e pequenas.

Pensando nisso, desenvolvemos uma série de postagens sobre brincadeiras para entreter as crianças durante o período de quarentena. Elas estão espalhadas aqui pelo blog e temos várias que estão saindo do forno, para as próximas semanas!

O momento de resguardo em casa exige dos pais criatividade extra para manter as crianças em ação o dia inteiro. No entanto, se a quarentena nos impossibilitou de sairmos de nossas casas, sem dúvidas ela também nos estimulou a explorarmos melhor os espaços úteis de nossos lares e possíveis cenários para brincadeiras em família.

A área externa, por exemplo, é um espaço que pode ser totalmente explorado! As casas com quintal oferecem múltiplas possibilidades de diversão e brincadeiras que contribuem para uma rotina mais leve e agradável aos pequeninos.

Quer saber mais sobre como brincar com as crianças no quintal? Acompanhe a leitura e descubra as 8 dicas de entretenimento ao ar livre da Casatema – o melhor é que, no máximo, você precisará de materiais comuns do dia a dia. Confira:

1. Corrida de obstáculos

A corrida de obstáculo é uma maneira simples e divertida de exercitar as crianças sem sair de casa. Dependendo do tamanho do seu quintal, você pode adaptar o circuito para ser maior ou menor e alterar a intensidade da dificuldade dos obstáculos.

Falando nisso, os obstáculos podem ser praticamente todo tipo de objeto que você tenha em casa: cordas, cones de brinquedo, linhas desenhadas no chão – o importante é usar a criatividade para montar um circuito dinâmico e desafiador.

2. Acerte o balde

Esse é um tipo de brincadeira super lúdica e que ajuda no desenvolvimento físico-motor das crianças. A brincadeira de acertar o balde é uma ótima dica para treinar a pontaria e a coordenação motora dos pequenos.

Você só vai precisar de um balde – pode ser aquele da lavanderia – e bolinhas ou qualquer objeto arredondado que possa ser lançado. O objetivo é acertar o balde em diferentes distâncias e alturas. Inclusive, você também pode criar um sistema de pontuação, que determinará o vencedor e possivelmente preparar um mimo especial.

3. Bolha de sabão

menina sorrindo com bolhas de sabão no ar

Clássico atemporal, fazer bolhas de sabão muito provavelmente fez parte da infância da maioria dos papais e mamães de hoje em dia. Então, nada melhor do que transmitir essa brincadeira tão divertida para as gerações mais novas.

O melhor de tudo é que, hoje em dia, já é possível comprar na internet os acessórios específicos para fazer bolhas de sabão: existem modelos para fazer uma ou várias, pequenas e grandes – tem para todo gosto.

Esse é o tipo de brincadeira que pode ser feita em casa, mas nada se compara ao efeito da luz do sol sobre as bolhas e observar o vento levá-las para longe!

4. Guerra de balão d’água

Ideal para os dias mais quentes de verão, as famosas guerrinhas com balões fazem muito sucesso com a garotada: eles amam a sensação de adrenalina da brincadeira e se divertem muito com a competição.

Para incrementar o nível do jogo, você pode construir barricadas e fortalezas com os móveis da área externa, como cadeiras, bancadas e mesas – tudo para deixar a brincadeira mais instigante e criativa.

Que tal substituir a água por tinta colorida lavável? Dessa forma, você cria um tipo de brincadeira sensorial e super lúdica para as crianças.

Inclusive, já falamos mais sobre as brincadeiras sensoriais aqui no blog – não deixe de conferir.

5. Cabo de guerra

crianças fazendo cabo de guerra

Gargalhadas, exercício físico e resistência: essas são os elementos que compõem o tradicional cabo de guerra – ótimas opções de brincadeiras para aproveitar ao máximo o quintal do seu lar.

A brincadeira é bem simples: você só precisa de uma corda com um comprimento considerável – você pode adaptar e usar a mangueira do jardim, se preferir – e, pelo menos, dois participantes.

Trace uma linha ao centro, que será o ponto de referência. O primeiro que trazer os integrantes do time adversário para o seu lado da linha vence! É ou não é uma ótima maneira de fazer os pequenos gastarem energia?

6. Corrida do saco

corrida-de-saco

Outro clássico que nunca sai de moda é a corrida do saco. É uma brincadeira intuitiva e sinônimo de entretenimento. O quintal é o espaço perfeito para essa atividade, uma vez que ela exige pulos, saltos e movimentos.

A vantagem dessa brincadeira é que, além de ser uma fonte praticamente inesgotável de risos e diversão, a corrida do saco pode ser praticada com materiais simples: um saco plástico, por exemplo.

7. Elástico

Quem nunca praticou as habilidades de equilíbrio saltando, dando voltas e criando inúmeras configurações diferentes em cima do elástico? Muito comum nos anos 80, essa brincadeira pode facilmente ser resgatada como atividade lúdica  para fazer com as crianças na quarentena.

Mesmo que você não tenha um pedaço de elástico à disposição em casa, o material custa super barato e pode ser facilmente encontrado na internet e em lojas de materiais para costura – vale a pena apostar nesse tipo de brincadeira ao ar livre.

8. Gincana familiar

Sabia que você pode mesclar mais de uma dessas brincadeiras e criar uma mega gincana com todos os membros da família? Inclusive, essa é uma ótima forma de passar um tempo de qualidade com as crianças e estreitar os vínculos afetivos e interpessoais.

Então, organize um dia para montar um super circuito no quintal: ele pode conter obstáculos, provas de equilíbrio, cabo de guerra e, basicamente, qualquer atividade que você desejar!

No final de tudo, finalize o momento com um incrível piquenique familiar ao ar livre – afinal, quem disse que ficar em casa precisa ser uma atividade tediosa? Aproveite!

E então, o que achou das dicas Casatema? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais dicas sensacionais como essas – toda semana tem coisa nova por aqui! Não deixe de dar uma passadinha em nossa loja e conferir nossas opções em móveis infantis, juvenis e montessorianos.

Divirta-se e até mais!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Até que idade o mini berço é adequado para a criança? Entenda aqui!

Como fazer slime: traga diversão do momento para dentro de casa!

Próximo