Criando memórias de Natal: brincadeiras para se divertir com as crianças

O Natal é uma época especial do ano em que as famílias se reúnem para celebrar, compartilhar amor e viver momentos memoráveis. É um momento em que podemos nos reconectar com os entes queridos e fortalecer os vínculos familiares.

Existem maneiras muito criativas de aproveitar esses momentos com muita diversão e alegria, envolvendo as crianças em atividades que estreitam os laços entre vocês.

Confira nossa lista com brincadeiras lúdicas e promova entretenimento para a família inteira fazendo uma festa em casa na noite de Natal. Nossa equipe investigou fundo e encontrou as melhores brincadeiras de Natal para se divertir com as crianças.

menina em um fundo iluminado com uma touca do papai noel

1. Abrindo presentes com luvas de forno

Esta é uma sugestão de brincadeira que está ficando bem popular e vem fazendo parte do Natal de muitas famílias.

A ideia é tentar abrir os presentes com uma luva de forno. Pela impossibilidade de usar os dedos e o gesto de pinça, fica muito difícil executar a tarefa. Para uma competição mais divertida, peça que alguém escolha um presente, entre uma pilha de opções que sirvam para todas as pessoas da família.

Todos formam um círculo em torno da mesa e cada pessoa tem apenas 30 segundos para tentar abrir o presente com o par de luvas. Se não conseguir, o presente e as luvas passam para o próximo da roda. O presente e as luvas vão passando até que alguém consiga abrir o presente dentro do tempo. Essa pessoa será agraciada com o presente que conseguiu abrir.

Para as crianças, além de animada, essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e na virtude da paciência.

2. Em busca dos presentes

Se você tiver dificuldades em contratar um Papai Noel ou quiser sair do óbvio sem perder o simbolismo da data, uma opção é criar uma brincadeira com os presentes das crianças.

Ao invés de receberem diretamente do Papai Noel, elas podem receber apenas algumas dicas que indiquem onde os seus presentes estão, e em uma busca reveladora, elas devem ir atrás de outras pistas até encontrar o seu objetivo final.

três crianças brincando com itens de natal em frente a uma arvore de natal

Dá para envolver toda a família na brincadeira e deixar cada adulto com uma pista sobre os presentes que só será revelada após a descoberta de uma senha, por exemplo.

Essa brincadeira é muito interessante pois, além de entreter a galerinha por um bom tempo, ajuda a desenvolver a inteligência emocional infantil ao encontrar soluções para problemas inesperados.

3. Ganhe o presente nos dados

Esta é uma brincadeira parecida com a opção das luvas de forno, com algumas diferenças. A ideia é que duas pessoas “disputem” um presente.

Além dos presentes, vocês irão precisar de dois dados. Uma pessoa começa tentando abrir o presente enquanto a outra lança os dois dados na mesa. Quando os números dos dados forem iguais, o presente troca de mãos e o jogo se inverte.

A brincadeira vai acontecendo até que um dos dois consiga abrir o presente definitivamente. Um recurso muito simples que rende boas gargalhadas e ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças ao prestar atenção nos dados.

4. Os copos musicais

Se você quiser testar os conhecimentos sobre as músicas natalinas na família, esta brincadeira não pode ficar de fora.

Escolha pelo menos 5 músicas temáticas do Natal, descubra o nome de cada uma e escreva em pedaços de papel. Cole o nome de cada música em um dos copos diferentes de plástico e deixe-os enfileirados sobre a mesa.

A disputa acontece entre duas pessoas. Uma das músicas escolhidas deve ser tocada e assim que o copo com o nome dela for identificado ele deve ser soprado para fora da mesa.

Quem conseguir realizar a tarefa primeiro ganha um ponto. O primeiro que atingir cinco pontos, ganha o presente escolhido para a rodada. As brincadeiras competitivas podem gerar frustração nas crianças e pode ser um bom momento para adaptar e trabalhar com atividades sobre sentimentos e emoções.

5. Jogo da bolinha no copo

Este é um jogo que ficou muito popular nos vídeos da internet e com certeza as crianças vão adorar brincar.

O objetivo é acertar uma bolinha de tênis de mesa em copos de plástico ou papel a uma determinada distância. O desafio pode ser montado de diversas maneiras e o que vale é usar a sua imaginação.

Para deixar a brincadeira mais divertida, deixe que as crianças inventem novas maneiras de realizar a tarefa usando a magia da criatividade infantil. Você pode se surpreender com as soluções que elas são capazes de encontrar.

6. Brincadeira de virar o copo na mesa

Como você está percebendo, os copos de papel ou de plástico são recursos muito versáteis que podem ser usados para se divertir e criar novas brincadeiras de Natal para divertir as crianças.

A brincadeira de virar o copo na mesa é simples. O jogo consiste em colocar o copo de cabeça para baixo na beirada da mesa, com metade para fora. Com um leve “tapa” debaixo para cima, o objetivo é tentar fazer com que ele vire e caia de pé sobre a mesa.

Quem realizar a tarefa três vezes primeiro, tem direito a um presente. Se é a noite de Natal e você tiver uma área aberta, uma ótima ideia é brincar no quintal e divertir as crianças ao ar livre.

7. Um laço por um presente

Para montar esta brincadeira, você vai precisar de pelo menos 3 laços natalinos grandes para deslizar sobre uma mesa e fita adesiva para fazer a marcação.

O objetivo é lançar os laços deslizando pela mesa para que eles cheguem ao outro lado e parem nas demarcações feitas com fita adesiva que contabilizam pontos. Depois de três rodadas, o jogador que tiver mais pontos ganha o presente!

Estas são apenas algumas das opções de brincadeiras de Natal para fazer com as crianças. Use a imaginação e crie muitas outras possibilidades com poucos recursos e muito amor.

Papai noel em meio a uma família brincando. todos com a expressão feliz

O importante é não deixar ninguém de fora e lembrar o verdadeiro motivo do espírito natalino. Confira nossas ideias de presentes de Natal para as crianças e tenham um Feliz Natal!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Por que montar um quarto lúdico para o seu filho

Como fazer puff de tecido para quarto infantil: passo a passo

Próximo