brincadeiras de natal para crianças
Dicas

Brincadeiras de Natal em Família para crianças e adultos!

O Natal está chegando! A comemoração favorita entre muitos adultos e principalmente entre as crianças. O espírito natalino proporciona magia e encantamento para nossas casas, reúne a família, promove abraços, brincadeiras de Natal e muitos presentes. Tem coisa melhor?

E quando o assunto é a chegada do Papai Noel, as crianças ficam super ansiosas! Esse é o momento ideal para ajudar o filho a escrever aquela cartinha caprichada e mandar para o bom velhinho, lá na Lapônia – embora saibamos que quem faz o papel de Noel somos nós, pais e mães.

Mas é tão gostoso ver a ansiedade das crianças para o grande dia, concorda? Desse modo, vale a pena gastar um tempo para preparar atividades que entretêm os pequenos e tornem o dia 25 de dezembro uma data memorável!

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de brincadeiras natalinas para fazer em família: adultos, crianças, cachorro… Todo mundo entra na diversão! Anote cada uma delas e prepare a programação para o Natal – seus filhos vão amar!

Ideias de brincadeiras de Natal em família: pais e filhos

Existem muitas atividades para realizar no Natal em família. O amigo secreto, por exemplo, já é um  clássico. Mas nem sempre essa brincadeira é o suficiente para entreter as crianças, que vão querer recorrer ao videogame ou ao celular se ficarem entediadas.

Para garantir um bom momento, que tal apostar em brincadeiras diferenciadas que todo mundo participa e se diverte? Opção é o que não falta, olha só:

  1. Caça ao tesouro

Toda criança adora caça ao tesouro! Para dar início à diversão, esconda alguns presentinhos pela casa – não precisa ser nada caro, o que vale é o entretenimento.

Como jogar: escreva alguns bilhetes com dicas de onde está o tesouro e deixe que as crianças os encontrem. Você pode acrescentar pistas falsas ou embrulhos vazios para deixar ainda mais divertido.

Pense em uma recompensa que os pequenos gostam. Doces são um ótimo exemplo.

  1. Papai Noel Mandou

Essa é parecida com a clássica “meu mestre mandou”, conhece né? Com ela, todo mundo vai pagar mico e dar muitas gargalhadas.

Como jogar: em uma caixa, coloque papéis com atividades que cada um deve fazer, como imitar uma galinha, cantar uma música que a pessoa detesta, fazer uma pose engraçada, enfim, solte a imaginação. O sorteado deverá fazer o que o Papai Noel mandou e, se não fizer, deve pagar algum “castigo” leve.

  1. Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho

Essa brincadeira é a cara do Natal e rende altas risadas. Ela é voltada especialmente às crianças, mas fica muito mais legal quando o papai, a mamãe, o vovô e quem mais quiser entram no jogo.

Como jogar: imprima uma imagem relativamente grande de uma rena e cole na parede. Entregue ao participante um pedaço de papel vermelho – que representa o nariz da rena – com uma fita na parte de atrás.

Depois, coloque uma venda nos olhos da pessoa, gire-a e peça a ela para prender o nariz na rena do Papai Noel.

Todo mundo terá uma chance de participar. Quem prender mais perto do local certo, ganha um prêmio.

  1. Túnel do tempo

Essa é a atividade mais nostálgica para os adultos. Peça para os familiares mais velhos que estarão na confraternização contar alguma história ou ensinar à criançada suas brincadeiras favoritas de quando eram pequenos.

Como jogar: compre alguns brinquedos antigos, como pião, peteca, bolinha de gude e peça aos mais velhos para ensinarem às crianças como se brinca. É uma ótima oportunidade dos vovôs e netinhos se divertirem juntos!

  1. Amigo Invejoso

Sabe o famoso amigo secreto ou amigo oculto? Pois bem, o amigo invejoso é uma variação dessa brincadeira, mas muito mais divertida. Aqui as lembrancinhas são engraçadas!

Para isso, o anfitrião deve selecionar vários presentinhos cômicos que as pessoas gostariam ou não de ganhar.

O legal dessa atividade é misturar presentes que as pessoas normalmente gostam, como uma caixa de bombom, com outros que elas provavelmente detestam, como uma meia furada.

Como jogar: disponha todos os presentes embrulhados na mesa ou debaixo da árvore de natal. Depois, escreva os nomes dos participantes em pequenos papéis, dobre e coloque em uma caixa para sortear.

Alguém tira um nome e fala em voz alta. O sorteado vai até a mesa ou árvore e, sem tocar, escolhe um presente para abrir. Em seguida, outro nome é sorteado e o processo se repete. Depois de abrir o presente, a pessoa poderá trocar com alguém que já tenha aberto também (se a outra aceitar, é claro).

E aí, quais brincadeiras você achou mais divertidas? Se quiser, traga outras ideias diferentes e adapte-as ao Natal. Com certeza será uma comemoração memorável para a família!

Presentes de Natal para Criança

Tenda infantil montessoriana

Além das brincadeiras, as crianças vão ficar muito felizes em ganhar um presente especial. Nesse momento, que tal deixar de lado os brinquedos clichês e apostar em algo que elas nunca viram antes?

Para quem busca um presente de Natal para o filho ou afilhado, na Casatema temos as melhores opções. Já pensou em como vai ser a reação da criança ao se deparar com uma Torre Playground para Brinquedoteca em seu quarto? Ou uma Cabana Infantil em que ela possa vivenciar histórias fantásticas?

Em um post anterior, ensinamos o passo a passo de Como fazer Cabana Infantil em casa de uma maneira super simples. Confere lá!

E para receber mais conteúdos relacionados, acompanhe nosso blog – aqui trazemos matérias especialmente para você, mamãe, sobre móveis, decoração e tudo sobre o universo infantil.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *