Dicas

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Crianças precisam brincar, correr, pular, se sujar e gastar energia. Tudo isso contribui diretamente com o desenvolvimento físico e social dos pequenos. No entanto, com o advento dos celulares e tablets e com o aumento de prédios e condomínios fechados, a criançada tem tido menos contato com a natureza. O que é uma pena.

Basta pararmos para olhar os parques das cidades para percebermos que eles já não são lotados de crianças correndo para lá e para cá o dia inteiro, com as camisetas sujas e vez ou outra com os joelhos ralados como antigamente, quando a tecnologia “não era coisa de criança”.

É por isso, mamãe, que é importante que você mostre ao seu filho que o mundo é muito mais do que uma tela de celular ou videogame. Tem muito o que aprender “lá fora”. E dá para proporcionar toda essa diversão a ele mesmo morando em apartamento. Se vocês não vivem em uma casa com quintal, terra e grama, as opções de playgrounds infantis vão te ajudar!

Continue a leitura e saiba como criar um ambiente divertido para o seu pequeno dentro de casa!

Criança precisa brincar: entenda o porquê!

Muito mais do que simplesmente entreter e divertir, o ato de brincar é uma maneira de estimular o crescimento físico e social das crianças. É por essa razão que é fundamental que elas aproveitem a infância de verdade.

Quando falamos sobre aproveitar a infância, nos referimos aquelas atividades infantis que éramos acostumadas a ver, como pique esconde, amarelinha, descer no escorregador, gangorra, pular corda, enfim.

Por isso, preparamos algumas dicas para te dar uma força. Veja só:

Diminua o uso dos aparelhos eletrônicos

Criança jogando joguinho no celular

Em primeiro lugar, é hora de deixar os joguinhos do celular e o videogame de lado. Mostre para a criança que o uso constante do celular não é saudável e que o aparelho não é a única fonte de divertimento.

Reserve as tardes dos finais de semana para brincar com o seu filho

Nós sabemos que a correria do dia a dia não nos deixa tempo para levar as crianças para um campinho de areia ou para um parquinho para brincar. Porém, no final de semana é imprescindível reservar um tempo só para elas, principalmente se vocês moram em apartamento.

Vá a um campo, leve bola, brinquedos e convide os amigos da escola. Invente e apresente brincadeiras a eles, como o famoso “pega-pega” e “pique esconde”. Correr faz bem e com certeza a turminha vai adorar. Além disso, o contato com a natureza é essencial para os pequenos por inúmeros motivos.

Alguns deles são:

  • Melhora a saúde física e mental (reduz as chances de depressão e obesidade);
  • Contribui com o desenvolvimento social e intelectual (a criança tem mais facilidade em aprender e se relacionar com as pessoas);
  • Aumenta a percepção de mundo. A criança entende que a natureza é muito maior do que o que ela vê pelas telinhas da TV e do Smartphone;

Monte um playground em casa

A rotina de ir para a escola e voltar para casa cansa. A criançada enjoa e fica entediada, é completamente normal. Portanto, para não fazer o seu pequeno esperar até o final de semana para se divertir, que tal montar um playground infantil dentro de casa?

Existem opções com escadinha, painel de escalada, escorregador, ponte e cano de metal e muitos outros. Aposto que até você, mamãe, vai querer brincar. E a parte legal é que dá para convidar os amiguinhos também. (Você pode conferir algumas ideias de playground infantil nesta postagem do nosso blog).

Torre Playground infantil com escorregador

Conte ao seu filho como eram as brincadeiras de antigamente

Pode parecer que não, mas os pequenos gostam de ouvir histórias. Conte ao seu filho como eram as brincadeiras de antigamente, quando ainda não estávamos imersos nesse universo altamente tecnológico. Fale sobre colocar as mãos na terra e usar os recursos que a natureza oferece para se divertir.

É claro que os tempos mudaram, mas se trata de uma construção de valores e de entendimento de mundo. Pode ter certeza que ele vai achar bastante engraçado e diferente.

Independentemente do lugar e de como for, crianças agostam de brincar. Como mães, nosso papel é contribuir para que elas não tenham esse direito barrado por aparelhos tecnológicos. É importante pensarmos até que ponto a tecnologia pode ser benéfica para a infância de nossas crianças. Equilíbrio é fundamental!

Em nosso site você encontra diversas opções de playgrounds e outros produtos infantis para montar um espaço super bacana para o seu filho. Dá uma conferida.

E para continuar acompanhando postagens como essa, você já sabe: é só ficar ligada em nosso blog.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *