os benefícios de uma boa noite de sono
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Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono?

Quais os benefícios de uma boa noite de sono? A saúde e o bem estar são assuntos de muita relevância hoje em dia. E, não podia ser diferente, visto que as pessoas estão vivendo rotinas de longas jornadas de trabalho e estudo. Tais atitudes comprometem momentos que deveriam ser utilizados para cuidar do corpo e da mente. Muitas pessoas, não tem tempo para fazer exercícios físicos, regularmente, ou mesmo cozinhar os alimentos considerados saudáveis para manter uma dieta equilibrada. Ainda, há outra atividade que muitos se esquecem de manter com qualidade, apesar de fazermos todos os dias, que é ter uma boa noite de sono.

Um sono de qualidade é tão importante quanto fazer exercícios físicos ou se alimentar de forma saudável. Pois é nesse momento que descansamos nosso corpo e nossa mente e renovamos a nossa energia para o próximo dia.

 

Benefícios do Bom Sono

O bom sono auxilia o nosso corpo em diversos aspectos e níveis diferentes. Primeiramente, podemos relacionar um sono de qualidade a uma melhora significativa no nosso metabolismo, ajudando-nos a ter mais disposição no nosso dia a dia. Além disso, uma noite inteira de um bom sono ajuda a prevenir diversas doenças crônicas, como pressão alta, diabetes, problemas cardiovasculares, ansiedade, falhas de memória e até mesmo dificuldade para emagrecer.

Dormir mal, constantemente, aumenta a necessidade do corpo em produzir insulina, em até 30%, por isso, as pessoas que dormem menos horas que o indicado tem muitas dificuldades para perder peso. Aliás, é possível que elas engordem ainda mais, se considerarmos essa prática em longo prazo. Além disso, quem dorme pouco pode ter grandes dificuldades em se concentrar no trabalho ou nos estudos, ao longo do dia. Caracteriza-se como resultado, da falta de horas bem dormidas, ser propenso a crises de ansiedade. Ainda, tem o clássico sentir-se demasiadamente cansado para cumprir as jornadas diárias, necessitando, às vezes, de energéticos naturais ou gasificados para irem até o final do dia.

Quando deslocamos o assunto para o sono das crianças, o cuidado também deve ser considerado. Na fase da infância devemos dormir ainda mais, uma vez que é durante o sono que crescemos e desenvolvemos. Uma boa noite de sono ajuda os pequenos a estarem mais dispostos e concentrados nas atividades escolares. Além do fato que é durante o sono que gravamos as informações recebidas durante o dia.

Mas então… Você sabe como dormir melhor, de fato, e melhorar a sua saúde?

 

A sua cama e seu colchão são fundamentais na hora do seu sono

Um dos fatores mais importantes para uma noite de sono com qualidade é se certificar que você está dormindo em um colchão adequado. Sendo assim, um colchão de qualidade se trata de um investimento para a sua vida.

Existem diversas qualidades, densidades e materiais que os colchões são feitos. Dependendo das suas necessidades tais fatores podem ser bons ou não para você. Os colchões com densidade mais firme são os mais indicados para manter a sua coluna saudável, principalmente quando estamos falando em pessoas mais pesadas.

Outra recomendação muito indicada é trocar o seu colchão a cada cinco anos, pois, com muitos anos de uso o colchão vai perdendo a sua qualidade, comprometendo o seu sono. Um colchão novo sempre te ajudará a renovar as energias para a sua rotina. Já que um bom exemplar pode te ajudar, ainda, a solucionar problemas como dores musculares, dores na coluna, uma vez que auxilia também na calcificação dos ossos.

Então, não pense que comprar um colchão novo, para você ou para os seus filhos, é um gasto. De fato é um investimento para sua saúde. É no colchão que você e sua família passarão muitas noites de sono, o que corresponde ao tempo de até um terço de nossas vidas.

 

Mas afinal, o que é dormir um sono com qualidade?

Segundo especialistas, uma noite de sono adequada deve ter, no mínimo, oito horas. Quem dorme menos que isso, está, de certa forma, devendo horas de sono para o próprio corpo.

Claro que nem sempre é fácil, simplesmente, dormir oito horas por dia. Sabemos que as longas jornadas de trabalho, ou mesmo as jornadas duplas, de trabalho e estudo, configuram as relações atuais. Com esse tipo de rotina, o corpo e a mente ficam agitados e tentar dormir pode se tornar uma tarefa bastante complicada.

Por isso mesmo, o ideal é começar a criar hábitos saudáveis que te ajudem a dormir melhor. Uma técnica muito indicada para acalmar a mente ao deitar é a meditação. Para isso, você deve focar bastante nos seus movimentos da respiração, como também em cada parte do seu corpo. Colocar uma música instrumental mais calma ou com sons da natureza pode ajudar muito na hora da meditação.

Hábitos de alimentação saudáveis também ajudam bastante. Se você não consegue cuidar tanto desse quesito, evitar gorduras e carboidratos no jantar já é um ótimo início para dormir melhor. Consumir esse tipo de comida a noite, pode alterar totalmente a qualidade do seu sono. Quanto mais tarde forem ingeridos, maior a tendência de uma má qualidade no seu sono.

Além do mais, existem alguns tipos de bebidas que devem ser evitadas, principalmente à noite. Sabemos que a nossa paixão nacional, o café, é o principal inimigo do sono. Porém, para quem aprecia um cafezinho em vários momentos do dia, deve se atentar e procurar diminuir a quantidade da bebida. O ideal é consumir até duas xicaras, diariamente, e nunca durante a noite, isso, por que a cafeína permanece em nosso organismo por até nove horas. Bebidas à base de guaraná ou Ginseng também devem ser evitadas, assim como os energéticos, uma vez que podem ser prejudiciais à saúde e devem ser consumidos com moderação.

Outro hábito altamente prejudicial para um sono de qualidade é dormir com a televisão ligada. Assistir qualquer coisa antes de dormir atrapalha o relaxamento da mente, pois você está forçando ela a continuar trabalhando, processando as informações que está recebendo. O ideal é deixar o quarto completamente escuro e sem barulhos. Nessas condições a sua mente iniciará a desaceleração do seu dia e começará o processo de relaxamento. O mesmo é válido para quem gosta de ficar mexendo no celular antes de dormir.

Criar o hábito de fazer atividades físicas, também é uma atitude de quem está buscando dormir melhor. Sabe-se que os exercícios físicos auxiliam a descarregar as tensões do dia a dia, além de relaxar o corpo.

Adotar um horário certo para dormir, diariamente, também ajuda bastante a criar um hábito para alcançar o mínimo de oito horas diárias, que o corpo necessita para se manter saudável.

E, então, quantos desses comportamentos prejudiciais ao bom sono você anda adotando para a sua vida?

Se você já tentou todas estas recomendações e mesmo assim ainda está com dificuldades para dormir bem, o ideal é buscar ajuda médica. Se você não colabora com as estatísticas, precisa entender melhor o seu problema. Hoje em dia muitas pessoas sofrem com ansiedade, crises de pânico ou mesmo outros transtornos psicológicos. Essas questões só podem ser tratadas com ajuda de medicação e terapias, que é sempre o mais indicado para quem sofre com insônia, decorrente de outros problemas.

 

Gostou das indicações? Fique sempre antenado às diversas informações que podem te ajudar a se manter saudável e disposto no seu dia a dia.

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