Cama montessoriana Casatema
Móveis

Você conhece as camas montessorianas? Saiba porque comprar uma para o seu filho

Você, por acaso, já conhece as camas montessorianas? Os móveis montessorianos ganharam fama (e o coração) de mães e pais dispostos a oferecerem mais liberdade e autonomia na educação dos filhos. Mas, para quem ainda não conhece as técnicas e manejos montessorianos, a utilidade desses móveis pode ser um pouco questionável. Se esse é o seu caso, não se preocupe: nós vamos te explicar tudo.

O método Montessori de ensino é um conjunto de ações didáticas idealizado e desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, no início do século 20. A visão pedagógica da pesquisadora sugeriu um novo olhar para o processo de aprendizado, justificando que o verdadeiro potencial de aprender está em cada um de nós.

Partindo desse princípio, Maria Montessori propunha descentralizar o aprendizado (principalmente a educação infantil) da figura do professor, atribuindo ao aluno a tarefa da “autoeducação”. Na prática, a figura do professor continuaria lá, mas atuando como orientador e supervisor, dando todo o suporte necessário para que o aluno assimile o conhecimento com sua própria autonomia.

Ainda que o método nunca tenha sido integralmente aplicado nas escolas, várias de suas técnicas foram absorvidas pela pedagogia contemporânea e fazem parte do dia a dia pré-escolar. Atitudes simples, como mesinhas de estudo compartilhadas entre dois ou mais alunos, têm inspiração montessoriana e são definitivas para o fortalecimento da individualidade da criança.

Mas, como isso tudo pode fazer parte do quarto do seu filho? É o que vamos explicar neste artigo. Continue a leitura.

Conheça os benefícios de investir em camas montessorianas para os seus filhos

Como dizíamos, o método Montessori se baseia no princípio da autoeducação. Ou seja: com base nos estímulos e ferramentas oferecidos pelo educador, a criança trabalha a própria autonomia e alcança o conhecimento por si própria.

É isso que faz com que as salas de aula da educação infantil sejam adaptadas com móveis pequenos, e que os planos pedagógicos dos professores privilegiem atividades que propiciem o estímulo aos sentidos (como o tato e a visão por meio do aprendizado de cores e formas, por exemplo).

A boa notícia é que o método Montessori não precisa, nem deve, ficar restrito apenas à sala de aula. Com algumas adaptações, mães e pais podem trazer o ambiente pedagógico para dentro de casa, estimulando ainda mais o aprendizado dos seus filhos. É aí que entram os móveis montessorianos, desenvolvidos com base nessa visão pedagógica.

mini cama montessoriana casinha ii natural casatema

É possível transformar o quarto infantil em um ambiente totalmente montessoriano, mas, se você prefere ir aos poucos, nossa sugestão é começar pela cama montessoriana.

Por ser o principal móvel do quarto, a cama montessoriana é adaptada para ter uma relação próxima com a criança. A principal diferença para as camas comuns é o tamanho: entre os móveis montessorianos, ela se destaca por ser próxima ao chão, enquanto berços e camas normais são bem mais altos.

Percebe a mudança de foco? Um berço ou cama alto é, na verdade, um móvel que facilita apenas a vida da mãe e do pai, desprivilegiando a criança. Já a versão montessoriana da cama permite que a criança possa subir, descer, brincar, ir e vir sem obstruções como a altura ou as grades de proteção. O resultado disso é uma criança mais livre, autônoma e bem resolvida desde os primeiros passos. Que mãe ou pai não sonha com isso, não é mesmo?

Conheça os modelos de Camas Montessorianas exclusivas Casatema

Para deixar a criança mais confortável e animada com o novo móvel, preparamos uma seleção de camas montessorianas divertidas e cheias de estímulos para trabalhar não apenas a autonomia da criança, mas também a criatividade. Conheça as eleitas:

Cama Montessoriana com Telhadinho

Crianças são apaixonadas por cabanas e casinhas. Não importa se é casa de boneca, casa de árvore, ou até mesmo uma barraca improvisada com lençóis e devidamente instalada na cama dos pais: se tem um telhadinho, certamente tem criança embaixo.

O modelo abaixo é, literalmente, uma casinha. Perceba como a estrutura da cama favorece a entrada e saída da criança. E não se preocupe com a ausência de grades protetoras ao redor da cama, pois protetores laterais resolvem o problema, protegendo a criança sem diminuir a liberdade do pequeno.

Cama Montessoriana com Telhadinho

Agora, se o seu filho é recém-nascido, proteção nunca é demais. A caminha com grades protege o bebê, mas também dá abertura para que ele possa entrar e sair conforme cresça. De quebra, o móvel montessoriano ainda traz duas gavetas para te ajudar na organização dos itens da criança.

Caminha com grades e telhadinho montessoriana

Beliche Montessoriano com Escorregador

Quem tem mais de um filho pequeno em casa também pode usufruir dos benefícios do método Montessori. Os beliches montessorianos são ideais para quem tem filhos em idades próximas. Enquanto o maior dorme em cima e aproveita a escada e o escorregador, o mais novo fica protegido com as grades de proteção e a altura próxima ao chão.

Beliche Montessoriano com Escorregador

A versão de cama montessoriana abaixo é mais simples e versátil, adaptando-se a qualquer tipos de decoração. Para não dar briga entre os irmãos, sugira um revezamento do uso da cama de cima. Assim, todo mundo aproveita a diversão do escorregador – menos os adultos, está bem?

Beliche Montessoriano com Escorregador e crianças

Mini Cama Montessoriano Cabaninha

Se a ideia é buscar uma cama montessoriana mais simples, experimente as cabaninhas. A versão com grade protege a criança, preservando um visual rústico e infantil que é uma fofura.

Mini Cama Montessoriano Cabaninha

E ainda há a versão sem grades, com um design minimalista e adorável. O quarto do seu pequeno vai ficar um charme!

Mini Cama Montessoriano Cabaninha sem grades

Gostou das nossas ideias? Investir em móveis montessorianos é garantir o crescimento dos seus filhos com autonomia e individualidade. Apoie o desenvolvimento da criança! Para aproveitar todos os nossos conteúdos, continue no blog da Casatema.

1 thought on “Você conhece as camas montessorianas? Saiba porque comprar uma para o seu filho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *