Qual o melhor momento para modificar o quarto do seu filho?

A mudança na organização do quarto é um questionamento muito comum quando os filhos começam a passar pela transição de uma fase para a próxima.

Os bebês começam a crescer e já não ficam mais confortáveis no berço. Então, surge a necessidade de uma cama maior, a poltrona de amamentação não é mais tão útil assim, bem como o trocador, visto que a criança para de mamar e começa a pedir para ir ao banheiro etc., ou seja, as necessidades dos pequenos vão mudando.

Outra coisa que tende a mudar, também, é a decoração. Os próprios pequenos começam a demonstrar as suas preferências, começam a conhecer personagens dos desenhos animados, a interagir com o mundo. Por isso é inevitável pensar em algumas alterações nesses espaços.

Mas afinal qual é a melhor idade?

A primeira fase que podemos considerar é desde que o bebê nasce até, aproximadamente, os seus 3 anos. Isso por que é nessa idade que a criança já deixou de usar as fraudas. Elas iniciam um processo de discernimento melhor entre o que preferem ou não. Nesse momento surgem os temas conhecidos: princesas e castelos, florestas e animais, ou ainda outros universos que encantam as crianças nessa fase.

Esse momento coincide com o de passar a criança para uma cama. Nesse sentindo, os pais não tem mais tanta preocupação com relação à criança cair da cama, por exemplo, apesar de existir camas maiores que também possuem grade de proteção. Sem contar que há inúmeras camas temáticas, que podem deixar o quarto do seu muito mais divertido, uma vez que é nessa fase, também, que a criança está descobrindo o mundo e transborda energia.

cama tematica

 

As cores do quarto começam a ser um ponto a ser pensado. Se os quartos do bebê antes possuíam tonalidades mais suaves e tranquilizantes, para acalmá-lo na hora de dormir, por exemplo, depois dos três anos de idade, o ideal é incrementar o quarto com cores mais vibrantes. Entende-se que esses tons incentivam a criatividade das crianças.

Porém, se os pais optarem por não mexer com pintura das paredes, essas modificações podem ficar por conta de acessórios, que vão desde almofadas, edredons, quadros, prateleira para brinquedos e adesivos, que podem criar uma atmosfera de criação e aprendizado para o seu filho.

quarto vibrante

 

Outro item que pode deixar a dinâmica de mobilização dentro do quarto com maior praticidade, quando as crianças estão crescendo, são as caixas organizadoras para guardar livros e material escolar ou baús de brinquedos. Esses itens podem ser facilmente adaptados dentro do quarto, uma vez que com a retirada da poltrona de amamentação e o trocador, por exemplo, um espaço considerável será liberado. Mas, se mesmo assim, houver necessidade de mais espaço, existem alguns modelos de caixas organizadoras ou baús que cabem até mesmo embaixo da cama.

caixas organizadoras

 

Se a primeira fase é considerada do nascimento aos três anos, a segunda fase vai dos três até em média sete anos, pois é nesta idade que geralmente inicia o ensino regular.

 

Quando a Idade Escolar chega

A partir dos sete anos, a criança passa por outra importante transição, uma vez que é neste período que ela inicia o ensino regular nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Os comportamentos e gostos da criança passam por uma nova forma de mudança. Chega a hora de fazer novas modificações no quarto do (não mais tão) pequeno. Os personagens favoritos e temas mudam, a criança tem cada vez mais vontade de decidir o tipo de quarto ou decoração que lhe agrada, isso por que, hoje em dia, as crianças são muito mais antenadas no mundo da tecnologia, então as informações chegam muito mais rápido a elas.

Surge, também, a necessidade da troca de alguns móveis. Uma cama maior se faz necessário, assim como um guarda-roupa novo também pode ser uma ideia válida nesse momento. Considere adquirir uma escrivaninha ou uma mesa de estudos, pois é uma ótima opção para incentivar os estudos do seu filho.

quarto decorado

 

Pré-adolescentes

A pré-adolescência, geralmente, corresponde à fase dos 10 aos 14 anos, em média. E, como todo mundo sabe, essa fase é bem diferente das anteriores. A última fase que tratamos, a da infância, está terminando e os pré-adolescentes estão com a personalidade completamente definida.

Querem cada vez mais que os seus gostos e preferências sejam respeitados, bem como precisam cada vez mais privacidade em seu espaço. Nessa fase, os elementos infantis são abandonados aos poucos e uma nova decoração é adotada.

Os móveis começam a ter menos identidades infantis e precisam ser mais úteis a essa fase. São escolhas dos filhos, assim como dos pais. Uma bicama sempre é uma boa opção. Considere que esse é o momento dos amigos, é nelas que os pré-adolescentes costumam convidar amigos/amigas ou primos para pousar em casa.

Outros elementos costumam a adentrar no quarto também, como computadores e videogames, então, muitas vezes mesas de computadores ou estante para televisão são necessários ao conforto e entretenimento dos filhos.

Esperamos que tenham gostado das sugestões indicadas, tudo isso pensando no melhor para seu filho ou ilha, para que ele possa crescer em um ambiente adequado e inspirador para o seu desenvolvimento.

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Como escolher os móveis de acordo com o modelo da sua sala?

Você sabe a importância dos brinquedos pedagógicos?

Próximo