O que saber antes de escolher uma cômoda para o quarto do bebê?

Uma cômoda para o quarto do bebê é indispensável. O móvel vai muito além de um item decorativo, exercendo um papel organizacional para os responsáveis pelos cuidados do recém-chegado.

A cômoda se torna extremamente útil nesta primeira fase do bebê, pois, diferente da penteadeira – por exemplo – ela conta com gavetas, possibilitando que o ambiente seja melhor aproveitado e, mais uma vez, organizado, característica fundamental para a praticidade que precisamos no cotidiano.

O móvel pode ser usado como penteadeira, inclusive. Desde que a parte plana esteja livre, você pode aproveitá-lo como espaço para dispor os itens mais usados, quadros e porta-retratos encostados (sem perfurar a parede – que está muito em alta!).

A cômoda é demais! Vamos entender um pouco mais, para que você saiba escolher o modelo ideal para o quarto do seu bebê?

O que devo considerar para escolher uma cômoda para o quarto do bebê?

Já sabemos da praticidade que a cômoda trará para o seu dia a dia, já que ela pode ser usada para guardar os objetos mais utilizados para os cuidados do bebê, como fraudas, toalhas, lenços, pomadas, etc. Por isso, antes de comprá-la é preciso que sejam considerados alguns fatores que vamos lhe apresentar!

O primeiro – e mais importante – é que você saiba o espaço em que o móvel ficará localizado. É como se o quarto fosse o seu corpo! Você não vai conseguir usar uma calça 42 se vestir 38, e vice-versa, correto? Da mesma forma, estude o “onde” essa cômoda será disposta e qual o tamanho é o adequado.

Para escolher o móvel, tenha em mente qual a metragem exata que ele irá ocupar, se ficará no canto, se ficará encostado, se é possível se locomover com praticidade dentro do cômodo – enquanto ele estiver no lugar desejado, entre outros. Atenção, também, para a extensão necessária para abrir as gavetas com amplitude.

O segundo fator a ser considerado é a altura. De fato, a altura da cômoda pode mudar o astral do ambiente. Observe que cômodas mais altas e longilíneas tem uma elegância a parte, enquanto que as mais baixas e achatadas, além de muito práticas, deixam livre um espaço na parede, para que você possa decorar.

Mesmo que não pareça, a altura da cômoda pode fazer com que ela seja mais ou menos funcional. Tudo vai depender da organização do quarto e dos outros móveis que você pretende ter.

Se ela tiver uma altura ideal, pode ser adaptada para se tornar um espaço para trocar as fraldas e roupinhas do bebê, evitando que os responsáveis pelos cuidados fiquem curvados na cama, ou em outro local não preparado.

Quais modelos eu tenho como opção para escolher?

Claro que a cor e o design são importantíssimos. São nessas características que a identidade do quarto do bebê será impressa, bem como as expectativas de quem o espera com tanto carinho.

 

Todos que estão montando o quarto do seu bebê sonham em ter uma cômoda que combine com a energia do ambiente, compondo os móveis do quarto.

Dentre as mais usuais, consideremos:

Cômodas altas com gavetas

Esses são os modelos mais longínquos, em que as gavetas são largas e espaçosas. Geralmente, nesses modelos, são dispostas – uma em cima da outra – de três a cinco gavetas.

cmoda infantil 6 gavetas po de mel rustico branco

É interessante considerar, também, para o que você vai usar a cômoda. Quais os objetos que você vai guardar. Nos modelos longos e altos, compostos apenas por gavetas amplas é mais comum que sejam guardadas as toalhas, roupas de cama, mantas, brinquedos, aparelhos eletrônicos, etc. Objetos que precisam de mais espaço.

Cômodas de altura mediana com gavetas e/ou com portas.

Essas são as cômodas ideais para trocar fraldas e roupinhas, como já foi supracitado. Já que elas apresentam uma altura mediana, geralmente 90 cm, são viáveis para que as tarefas cotidianas com o bebê possam ser realizadas em suas superfícies.

Esses modelos podem ter somente gavetas ou serem acompanhados com portinhas que guardam um espaço amplo – que podem ser constituídos por pequenas estantes ou não.

Cômoda Infantil Carícia 3 Gavetas 100% MDF - Branco

Na maioria das vezes, essa modalidade de cômoda aparece no mercado com estampas temáticas de personagens celebres do mundo infantil, como as princesas do filme Frozen, ou os carros do filme Carros, entre muitas outras possibilidades.

Cômodas baixas com gavetas e/ou portas.

Essa é uma ideia para quem tem poucos itens a serem guardados e pretendem usar o móvel como suporte para decoração. Se você já tem um armário amplo, por exemplo, pode contar com essa cômoda, que é charmosa e funcional.

De forma geral, esses estilos possuem ou portas ou gavetas. Isso por que as suas estaturas não comportam os dois tipos de armazenamento.

E aí, já decidiu qual a cômoda ideal para o quarto do seu bebê? Se você se interessou por esse conteúdo e que saber muito mais sobre como criar um ambiente funcional e agradável para o quarto do seu bebê, confira outros posts em nosso blog!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

4 camas infantis para estimular a imaginação das crianças

Berço no quarto de bebê – Usar ou não?

Próximo