Função das cores na decoração
Móveis

Em busca das cores perfeitas: Conheça as funções das cores!

Elaborar projetos criativos exige que se tenha conhecimento para lidar com as paletas de cores. Quando falamos em decoração da sua casa não é diferente, uma vez que as cores nos dizem muito. Contudo, nem sempre é fácil combiná-las adequadamente.

Em toda informação visual a cor desempenha funções que influenciam as emoções das pessoas. É, justamente, por esse motivo que a escolha deve sempre ser feita de forma bem pensada. A paleta de cores é uma técnica que nos auxilia muito nesta tarefa: poder despertar as sensações desejadas. Por isso, os seus objetivos podem determinar quais as cores utilizar em sua casa.

Na comunicação visual, por exemplo, a função das cores abrange mais do que simplesmente beleza, elas fazem parte desse processo, repassando mensagens tão significativas quanto as próprias palavras, isso por que elas dão suporte e melhoram as funções comunicativas e físicas de uma imagem.

Também podemos considerar a área de marketing, que tem a Psicologia das Cores como uma ferramenta muito significativa. Os trabalhos dessa área compreendem que pensar as cores é fundamental no dia a dia. Eles, igualmente, utilizam o significado das cores para o sucesso de seus objetivos.

As cores são tão poderosas e influentes que é muito comum as pessoas comprarem algum produto influenciado pelas cores que esse objeto apresenta, desconsiderando outros fatores. Você mesmo já deve ter deixado de adquirir um produto quando o mesmo não está disponível na sua cor favorita. Acredite, essa é uma prática muito comum.

 

 A influência das cores nas nossas emoções

As cores influenciam muito em nosso humor e em nossas emoções, mudando inclusive nosso comportamento. Uma vez que a cor é o um elemento visual que tem grande força. Elas podem ser usadas com muito proveito para expressar e intensificar as informações visuais.

Nos ambientes, as cores são utilizadas para criar e reforçar a atmosferas. Cores leves e alegres em vermelho e amarelo criam de imediato uma atmosfera animada, por exemplo, enquanto tons de azul-esverdeado transmitem misticismo e espiritualidade.

Neste sentido, não seria interessante conhecer um pouco mais sobre elas antes de definir as cores dos cômodos da nossa casa, ou mesmo os móveis e a decoração como um todo?

 

Vermelho

O vermelho é considerado uma cor quente e dinâmica, geralmente, nos remete ao amor e a paixão (cor remetida ao coração), por isso, é tida como uma cor forte, que pode estimular em nosso batimento cardíaco e pressão sanguínea, incentiva ainda à confiança, anulando o medo e ansiedade.

De forma geral, é indicado para ser usado em algumas paredes ou peças de decoração ou, ainda, em alguns móveis. É aconselhável usar dessa cor de forma ponderada, nunca em todo o cômodo da casa. Muito vermelho, em seus tons mais fortes, podem cansar a vista e causar muita agitação. Não é indicado para os quartos, lugares em que é preferível usar cores mais suaves que estimulam à calma e a tranquilidade. Combina bastante com o branco e o rosa, podendo arranjar ainda com o roxo, o laranja ou o amarelo.

sala vermelha

 

Amarelo

Ainda no campo das cores quentes, o amarelo é a cor conhecida como a mais brilhante (por se aproximar do dourado e remeter a cor do sol). É utilizada para deixar o ambiente mais cheio de energia e estimular o bom humor e a felicidade. Fomenta, ainda, o otimismo e a esperança, deixando as pessoas mais comunicativas. O amarelo ajuda na concentração e no trabalho intelectual. Claro que os níveis de estímulos dependem muito do tom de amarelo utilizado, bem como o quanto da área do ambiente está com essa cor. Combina com verde, azul, laranja e vermelho.

sala amarela

 

Azul

O azul já é considerado uma cor fria, pois remete a água, aos mares, aos rios e, também, ao gelo. Atua influenciando as pessoas a serem mais calmas, aumentando a inspiração, a contemplação e a calma. Pensando na decoração da casa, o ideal é que a sua utilização em tons mais claros. É interessante que o azul não cubra todas as paredes ou espaços do ambiente, pois pode, também, deixar as pessoas contemplativas ou calmas além do necessário. Suas melhores combinações se dão com o verde, o amarelo, o roxo e o branco.

quarto azul

 

Verde

O verde sempre nos remete a natureza. Considerada também uma cor fria, nos traz a sensação de frescor e paz. Tem efeito sob nossa saúde remetendo ao alívio de estresse, ao aumento da vitalidade e da prosperidade. Representa, ainda, crescimento e fertilidade, por isso sempre é uma cor muito bem-vinda em nossa casa. Combina com o azul, o amarelo, o marrom e o branco.

quarto verde

 

Laranja

Uma cor que também pode ser considerada quente, pois é vibrante e está entre o vermelho e o amarelo. Traz entusiasmo, excitação, alegria e remete aos laços de amizade. Uma ótima cor para alegrar o ambiente e pode combinar com outras como o azul-claro, por exemplo, equilibrando bastante o ambiente entre o .estimulo ao entusiasmo e a tranquilidade. Combina com o azul-claro e o roxo.

sala laranja

 

Roxo

Essa cor nos remete a elementos nobres como a sabedoria e o sucesso. Também nos inspira à calma e pode aguçar nossa intuição e a espiritualidade. Estimula, ainda, a criatividade e a resolução de problemas. Combina bastante com o azul e com o branco.

quarto roxo

 

Rosa

O rosa também nos encaminha ao amor, porém é mais brando e suave que o vermelho. Dependendo do seu tom, torna o ambiente mais suave, tranquilo e harmonioso. Também, nos remetem ao feminino, nos levando as posições de infância e de delicadeza. Combina mais com lilás e branco.

quarto rosa

 

Branca

A cor branca ainda é umas das cores mais utilizadas em interiores, principalmente na área residencial. Claro que essa prática tem a sua razão de ser, uma vez que é a cor que nos remete a paz, a limpeza e a pureza. O branco, ainda pode combinar com qualquer outra cor criando um ambiente especial, é uma cor muito poderosa. Combina com todas as outras pela sua neutralidade.

sala branca

 

O assunto é muito amplo, conhecer a função das cores em nossa vida, ainda não nos dará total convicção de quais devemos utilizar na decoração e móveis em nossa casa. A ideia é que o interesse por esse estudo seja despertado em você!

Consultar um especialista de design de interiores é sempre válido na hora de decidir como vamos decorar e montar os ambientes. Afinal é nele que vivemos o melhor momento, como o de descontração com a família e nossas horas de descanso e relaxamento.

Esperamos que tenham gostado das informações e que agora pensem a respeito para criar uma atmosfera mais adequada a seus gostos e necessidades.

 

Confira nossa loja! Lá você pode se deparar com algumas coisas que mostramos nesse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *