bebe dormindo
Móveis

Dicas para melhorar as sonecas do seu bebê!

Sabemos que o universo de uma família, ao receber um bebê, é totalmente modificado. Os horários não obedecem mais ao relógio, já que o recém-chegado ainda não sabe muito sobre dia, tarde e noite.

De início, o bebê não tem hora para sentir fome ou chorar, pedindo para que seus responsáveis troquem as suas fraldas. Da mesma forma, eles ainda estão definindo qual o melhor momento para uma soneca.

Essa instabilidade do início pode ser muito cruel para quem cuida do bebê, pois é impossível controlar os horários das suas necessidades e combinar com a vida adulta.

É preciso ter em mente que as sonecas são comuns e muito necessárias na primeira fase da vida. Por isso, é importante sempre pensar no que fazer para melhorar as sonecas do seu bebê. É nesse instante que eles crescem e se desenvolvem. Como assim?

Mesmo que algumas perspectivas defendam o sono durante toda a noite, é na soneca durante o dia que o desenvolvimento físico e o cognitivo são estimulados. Já é comprovado que a falta dela traz consequências para o bebê, como distúrbios de comportamento, ansiedade e menor nível de interesse e habilidade.

Ao contrário dos defensores da “noite bem dormida”, as sonecas são restauradoras para os pequenos e, inclusive, contribuem para um sono melhor durante a noite.

Quando os bebês têm dificuldade com a soneca, deixam os responsáveis de cabelo em pé! Isso porque, muitos, ao longo do dia, brigam com o sono e dormem pouco. Essa prática resulta em stress e irritação para as crianças e para os adultos, que não conseguem dar conta de seus afazeres.

Considerando isso, preparamos algumas dicas para que você consiga melhorar a soneca do seu bebê. Vamos lá?

bebê dormindo no berço

Atenção para o ritmo do seu bebê!

Não dê tanto ouvido para pessoas que já tiveram filhos – inclusive se essas pessoas forem da sua família. Cada criança tem o seu perfil, de nada adiantará compará-la com outros bebês, que viveram contextos totalmente diferentes do seu. Aliás, dê ouvido, mas não faça comparações.

As crianças são diferentes e cada uma tem um ritmo. Alguns bebês – logo que nascem – passam grande parte do tempo dormindo. Outros, ainda na primeira fase, dormem a cada duas horas, ou ainda, de três em três horas.

Independentemente do perfil do seu bebê é essencial que ele tire as sonecas regularmente, para evitar que fique irritadiço e choroso.

O quarto do bebê deve ser silencioso e aconchegante.

O local de soneca do pequeno é muito importante. Sabemos que – inicialmente – ela não tem hora marcada, e pode ser que você esteja em um passeio, fazendo compras, no carro e ele adormeça. 

Entretanto, se você estiver em casa e puder proporcionar para o pequeno um quarto de bebê planejado, sugerimos que esse espaço seja calmo e tranquilo. Tente escolher o quarto mais silencioso da casa ou do apartamento para que a criança possa tirar as sonecas de forma serena, lembre-se de que ela ainda é muito sensível.

quarto de bebê planejado

Também é preferível que o ambiente seja mais escuro, isso irá fazer com que as sonecas sejam um pouco mais longas.

Escolha uma cama ou um berço seguro e confortável.

Além de um ambiente tranquilo, o bebê terá mais chances de um sono confortável se repousar em um berço preparado.

O local onde ele dorme é tudo nessa hora, ainda mais quando somado a um berço especializado. Escolher um berço adequado é de suma importância para o sono e desenvolvimento da criança. Sugerimos as opções de berço da Casa Tema para que você encontre um ideal.

Enquanto o bebê dorme, cuide de você!

Como já falamos, os responsáveis pelo bebê são totalmente afetados pela falta de horário definido para os afazeres de um serzinho que acabou de chegar.

Por isso, também, as sonecas diárias do bebê são fundamentais. Pois, além de proporcionar o desenvolvimento do pequeno, são oportunidades importantíssimas para que você possa tirar um tempo para cuidar de si.

Com certeza você está desgastado o bastante, já que passa a maior parte do tempo cuidando do bebê. E, se for mãe, também sofre os efeitos da amamentação. Mas, sendo a mãe ou não, qualquer responsável pelos cuidados da criança deve sim ter um momento de cuidado pessoal: higiene, descanso, alimentação, hobbys.

E só uma soneca vai te deixar tranquilo para olhar um pouco para si, como primeiro plano.

E aí, entendeu como a soneca é importante para o bebê e para você? Confira também o melhor da cama infantil no Casatema! Se quiser saber mais sobre temas como esse, continue a leitura em nosso blog e confira outros posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *