Como montar um quar quarto para gêmeos
Móveis

Como montar o quarto para irmãos gêmeos?

No momento em que os pais descobrem que irão ter filhos gêmeos, as emoções, com certeza, são em dobro e as preocupações (no bom sentido é claro) também. Pois, agora tudo deve ser pensado para dois.  Dificilmente os pais vão querer montar dois quartos, separando os irmãozinhos e dobrando o cuidado de monitorar dois espaços diferentes. Outras vezes, também, por que não há dois cômodos sobrando na casa. Além do que deixá-los no mesmo quarto aumenta a conexão entre os irmãos. Por esses motivos, traremos nesse texto ideias de como planejar o quarto de gêmeos da melhor maneira.

Tamanho do quarto e disposição dos móveis

A primeira coisa a se pensar é como otimizar o espaço. Se o quarto em que os bebês irão ficar não for muito grande, optar por móveis mais compactos é o mais indicado. Guarda-roupas com porta de correr, por exemplo, sempre melhoram a disposição dos demais móveis do quarto. Uma vez que não há necessidade de abrir as portas do móvel para “fora”.

A partilha de alguns móveis entre as pertences dos bebês também é inevitável, como o próprio guarda-roupa e a cômoda. Organizar o quarto com os berços lado a lado com a cômoda no meio pode otimizar a dinâmica na hora de trocar a frauda e as roupas deles.

berço

 

A disposição dos berços em “L” também é interessante quando estamos pensando em aproveitar o espaço do quarto da melhor forma possível. Outra vantagem é que os bebês ficam próximos e podem enxergar um ao outro através das grades. Isso facilita também a organização do restante dos móveis. Caso o quarto for maior, é possível montar os berços em “L”, porém com um espaço no meio, isso facilita na hora de pegar os bebês, dando maior mobilidade aos pais.

 

(imagem de um quarto com os berços formando um “L”)

 

Pode ser que os pais optem pelos miniberços, conhecidos também como Moisés. Esse modelo de berço é bastante prático enquanto os bebês são bem pequenos. Eles possibilitam que os pais tenham uma mobilidade maior, uma vez que ocupam menos espaço e possibilitam, ainda, levar os berços para outros lugares da casa. O Moisés oferece a mudança, é passível de ser posicionado de maneiras diferentes até chegar à disposição ideal.

Dessa forma, quando as crianças crescerem um pouco mais, os pais têm a opção de investir logo nas camas.

berço moisés

 

A depender do formato do cômodo, outra opção interessante é a de posicionar os berços em sequência do mesmo lado do quarto. Essa ideia é bastante utilizada quando o quarto for mais comprido e estreito. Existe a possibilidade, ainda, de se optar por colocar uma prateleira ou um trocador entre os berços.

berço em sequência

 

É possível, também, optar por um berço compartilhado, deixando os bebês no mesmo berço por um período. Essa maior proximidade de contato é, com certeza, um fator positivo, visto que aumenta a conexão entre os irmãozinhos. Contudo, deve-se ter a consciência que se trata de uma medida temporária, já que conforme os bebês forem crescendo tendem a se sentir menos confortáveis. Também, há de ser considerada a fase em que eles começam a se mexer, podendo machucar uma ao outro sem querer, pois nesta faze ainda fazem muitos movimentos involuntários.

Já existem berços de tamanho grande que contam com a estrutura para se tornar uma bicama, permitindo aos pais utilizar por mais tempo.

berço compartilhado

 

Quarto de bebês gêmeos para menino e menina

Quando os pais estão esperando um menino e uma menina, podem achar que a decoração pode ser um problema, ou podem ficar tendenciosos a montar um quarto com cores mais neutras, o que pode ser uma opção. Contundo, há diversos temas que podem ser utilizados para ambos gêneros, é importante quebrar estereótipos de que há cores para gêneros. A decoração pode abranger de forma criativa, misturando temas ou tons. Basta usar a criatividade, e, se sentir necessidade, consulte um especialista, ele pode dar incríveis dicas para deixar o quarto muito legal para os dois.

berço para gemeos

 

Detalhes que enriquecem

Outro detalhe que toda mãe considera na hora de montar o quarto dos seus filhos são as minúcias da decoração. Os quadros, as prateleiras, os nomes na parede, os papéis de parede, o abajur ou a luminária, os mosquiteiros, os tapetes, entre outros…

Tudo isso pode ser pensado com intuito de remeter a ideia de filhos gêmeos. Os nomes na parede acima dos respectivos berços deixam o quarto cheio de estilo e originalidade. Pode funcionar, também, colocar quadros apenas com a inicial do nome de cada um, com cores diferentes, por exemplo. Ou, ainda, utilizar tapetes bordados com o nome de cada bebê na frente dos respectivos berços. Essas ideias trabalham com a identificação do bebê e podem deixar o quarto lindo e confortável.

Luminárias duplas, papéis de parede com desenho de gêmeos, enfim, as ideias são infinitas, ficando a gosto e criatividade dos pais ou da pessoa responsável a atender o critério dos pais de pensar no quarto que irá receber os dois mais novos membros da família.

 

Esperamos que tenham gostado das dicas. Se inspire e inove, seus filhos merecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *