como fazer as crianças pararem de dormir em seu quarto
Móveis

Descubra como fazer as crianças pararem de dormir no seu quarto!

Quando as crianças são pequenas, podem sentir insegurança com relação à muitas coisas, pois o mundo é todo novo para elas. Muitas, ainda, podem ter medo do escuro ou de dormir em seus quartos sozinhas, fugindo para a cama dos pais. E, com passar do tempo, isso pode tornar um problema e um hábito nocivo para todos.

Muitos casais têm sérios problemas dentro do relacionamento por causa disso, pois a intimidade pode se abalar, além do fato que isso também atrasa o desenvolvimento da criança. Por isso, trouxemos algumas estratégias que ajudarão a fazer com que as crianças durmam melhor em seus quartos e tenham mais independência. Confira!

 

No quarto da criança, aposte em um ambiente rico em detalhes

Antes de qualquer coisa, a criança deve gostar do quarto dela e sentir-se bem nele, para que tenha vontade de passar mais tempo no ambiente. Para isso, existem os móveis infantis que trazem todo o universo da criança para o ambiente – os componentes abrangem desde a cama até os detalhes da decoração.

Atualmente, existem as camas-temáticas que são um atrativo para as crianças, que geralmente adoram a diversão que elas promovem. Existem camas com escorregador, com telhadinho, em formas de carro, castelo, cabanas, entre outras muitas opções. Essas camas incentivam a criança a dormirem sozinhas, pois fazem com que as passem mais tempo dentro de seus quartos.

Além dessas camas diferenciadas, os pais podem apostar também em outros itens que farão do quarto dos filhos um ambiente mais aconchegante. Esses itens podem ser adesivos de parede, mesinhas, prateleiras com livros ou brinquedos ao alcance da criança e outras coisas que tragam o universo infantil para dentro do quarto.

quarto de criança

 

Ensine aos poucos e mostre que está ao lado dela

Além de montar um ambiente especial para a criança, existem também outras maneiras de fazer com que ela crie o hábito de dormir sozinha em seu quarto. Sabemos o quanto é importante que a criança sinta a presença dos pais em momentos de insegurança, por isso, os pais devem se disponibilizar a ficarem no quarto dos filhos, até que eles consigam dormir, quando necessário.

Os pais devem ter a consciência que esse é um processo evolutivo e, aos poucos, irão perceber que as crianças estão criando mais independência com o passar do tempo.

 

Tenha paciência e faça da experiência um momento agradável

Existem, também, as crianças que são mais noturnas e que demoram um pouco mais para dormir. Para esses casos existem algumas dicas que podem ajudar:

 

Leitura antes de dormir

Às vezes, uma boa leitura ajuda a criança pegar no sono mais rápido, sem contar que, agindo assim, os pais estarão criando o hábito da leitura nos filhos. Quando a criança ainda não sabe ler, os pais podem revezar e ler para os filhos e, ao mesmo tempo, ensiná-los a ler, até que eles mesmos possam fazer as leituras. O hábito de ler antes de dormir é apontado como um dos mais eficazes para pegar no sono, sem contar que é durante a noite que o cérebro grava as informações aprendidas durante o dia na memória.

 

Conversas e histórias

Conversar e contar histórias sobre a origem da família, por exemplo, pode ser uma alternativa para intercalar com as leituras. Histórias antigas dos seus pais ou avós também são interessantes para as crianças e ajudam a criar uma conexão maior entre pais e filhos, criando uma confiança mútua, fortalecendo o senso de coragem da criança.

 

Música e luzes para acalmar

Outra estratégia bastante válida para ajudar a criança a dormir mais rápido é colocar uma música relaxante instrumental de fundo. Existem músicas que trabalham com ondas cerebrais que ajudam muito as crianças em seu desenvolvimento. Outra reclamação muito frequente entre as crianças apresentam é o medo do escuro, por isso utilizar um abajur com uma lâmpada mais fraca, também, é boa opção para resolver esse problema e ajudar as crianças na hora de dormir.

 

Nós da Casatema somos especialistas no universo infantil, por isso investimos em móveis projetados especialmente para eles. Venha conferir as camas-temáticas, nossos artigos de decoração e as outras incríveis opções de móveis infantis que estão disponíveis no nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *