Como escolher os móveis para a sala
Móveis

Como escolher os móveis de acordo com o modelo da sua sala?

Como escolher os móveis para a sala? Essa nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Pois você estará adquirindo móveis dos quais não poderá se desfazer, ao menos por um tempo. Então, é importante fazer a escolha certa, para não se arrepender depois. A escolha dos móveis depende de diversos fatores, que vão desde a cor das paredes até a qualidade do piso da casa. É relevante considerar alguns quesitos: se crianças pequenas irão morar com você, se pessoas idosas circularão nesse espaço, e, até mesmo, analisar se será fácil fazer a limpeza do ambiente.

Sabemos, também, sobre a infinidade de móveis disponíveis no mercado e gama de possibilidades de como podemos mobiliar e decorar a nossa casa. E, quando pensamos na nossa sala de estar, sempre devemos tomar cuidado, uma vez que se trata de um ambiente que iremos passar momentos importantes junto a nossa família, são momentos de diversão, descanso e entretenimento.

 

Como aproveitar o espaço disponível?

Às vezes o espaço disponível pode parecer um problema para deixá-la confortável. Porém, existem ótimas dicas para aproveitar bem o espaço e montar a sala conforme sua vontade, mesmo sem gastar muito, apenas combinando determinados móveis e acessórios.

Quando o espaço é pequeno, a primeira dica é não optar por móveis grandes demais. O que não quer dizer que você terá que abrir mão do conforto ou da diversão. Se você e sua família gostam de jogar jogos de tabuleiro, por exemplo, podem optar por manter a mesa de centro, desde que ela não seja muito grande e nem muito alta. Dessa forma, você pode utilizar um tapete confortável, almofadas ou mesmo os puffs, considerados verdadeiros coringas em meio à decoração pela sua versatilidade. Os puffs trazem muito conforto e estilo para o seu ambiente, além de ter a vantagem de ser facilmente guardado quando não estiverem sendo utilizados. Ou seja, é perfeito para acomodar a todos para o jogo da família. Dependendo do estilo que a sala estiver sendo decorada, a mesa poderá ser redonda, retangular ou mesmo quadrada. Os puffs podem ser coloridos ou, até mesmo, mais discretos, utilizando de tons neutros. Tudo vai depender das cores adotadas no ambiente.

mesa de centro com puffs

Outro item que compõe a sala e trabalha muito com a questão o espaço é o sofá! É um móvel muito desejado por todos. Afinal, quem não gosta de tirar um descanso gostoso no sofá, não é mesmo?

O sofá deve ser escolhido por seu conforto e qualidade, por que, geralmente, ele é utilizado para diversas funções, bem como receber amigos ou parentes na sua sala de estar, para assistir novelas, filmes, séries, entre outros, com o cônjuge e/ou filhos. Ou seja, é um item muito utilizado e, por isso, deve ser resistente e trazer conforto.

Se sua sala for grande o número de opções cresce bastante, porém se o espaço for menor, o ideal é você medir o espaço e conferir as medidas do sofá antes de comprá-lo. Fazendo isso, você poderá optar se irá escolher um sofá de uma ou duas peças (dois e três lugares).

Se a sua família é composta por até quatro pessoas uma peça de sofá pode ser suficiente para vocês, já que significa um sofá de três ou quatro lugares. Mas, se a sua família for grande, você pode complementar a necessidade de ter assentos utilizando de puffs ou de uma poltrona.

Outra opção de sofá muito escolhido hoje em dia, são os sofás de canto. Esse estilo de sofá é mais compacto e dependendo da disposição dos elementos da sua sala, pode se encaixar muito bem. Esse modelo pode atender a sua necessidade, uma vez que vários estilos de sofás de canto têm de quatro a cinco lugares, mas ocupam bem menos espaço.

sofá

Outro ponto a se atentar é o material do sofá, pois dependendo do estilo de vida que a sua família leva, um pode ser mais recomendado do que outro. Por exemplo, se você tem filhos pequenos ou mesmo animais de estimação que transitam dentro de casa o indicado é escolher um sofá de material mais fácil de limpar. Os courvins e courinos são materiais que podem ser prontamente limpos e não estragam com facilidade, desde que sejam de qualidade e espessura superiores. Isso por que, sabemos o quanto as crianças brincam ativamente e podem derrubar diversos tipos de coisas pela casa, inclusive no sofá. Enquanto que os animais podem transitar de fora para dentro de casa, trazendo poeira ou terra para a sua sala ou sofá. Então, optar por um material fácil de limpar pode facilitar muito a sua vida.

Contudo, se esse não é o seu caso, é possível optar por tecidos macios, que trazem mais aconchego para o seu momento de relaxar. Nesse sentido, uma trama almofadada e de texturas suaves tornam o sofá mais confortável. Hoje em dia, os tecidos disponíveis são diversos, são algumas das opções as tramas de algodão, camurças, veludos e sedas.

sofá

Ainda, se dispuser de um pouco mais de espaço, os sofás retráteis são ótimas opções. Eles garantem um incrível conforto na hora de assistir televisão, por exemplo.

 

Outro móvel a se pensar também para a sua sala é o rack, uma vez que essa mobília tem uma função importante para o seu conforto e diversão. São eles que suportam aparelhos televisores, de DVD, de som, vasos, arranjos, quadro de fotografias, entre outros objetos. Esses acessórios são colocados para completar a sua decoração e fazem toda a diferença.

Atualmente, existem diversos estilos de racks e você deve escolher um que combine com sua decoração e caiba no seu espaço. Racks no estilo de madeira rústica trazem um estilo menos polido a sua sala.  Mas, se você preferir um estilo mais moderno também existe diversos modelos inovadores que podem fazer esse ambiente para você. A cor depende muito do restante da decoração, para você possa combinar da melhor forma possível.

Como as televisões se modernizaram, é muito comum as pessoas optarem por um painel que suportam as TVs na parede associando ao rack, que poderá ser utilizado para suporta as outras coisas de preferência da família. Os painéis de televisores estão em alta, pois eles otimizam muito o espaço da sala.

racks

 

Para finalizar, é válido ressaltar a importância de tirar todas as medidas do ambiente. Só assim será possível definir quais os melhores móveis a se adquirir. O recomendado, para mobiliar a sua sala de estar, é escolher itens que trazem praticidade, misturando diferentes utilidades em um mesmo objeto. A ideia é de não encher muito o espaço com um número exagerado de peças.

 

Gostou das nossas dicas? Confira nossa loja!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *