Como acertar na escolha dos seus móveis
Móveis

Como acertar na escolha dos seus móveis?

Como acertar na escolha dos móveis? Se você está planejando mudanças para a sua casa, precisa saber como agir ao escolher os seus móveis! Pessoas antenadas em design de interiores, designe de móveis ou, ainda, que simplesmente dão valor em ter uma casa bem decorada, precisam se ligar nas dicas a seguir.

De acordo com o que você sempre sonhou! Confira algumas dicas que, com certeza, te ajudarão:

 

Conheça o Espaço da Sua Casa

 

Antes da prática, é necessário o estudo. Estude o ambiente, o primeiro passo é conhecer a área de cada cômodo da sua casa. Para isso, você precisará tirar as medidas de cada uma das partes idealizadas para a transformação. Com atenção, pense em cada desejo, lembre-se de considerar um espaço para circulação entre os móveis. Atente-se também para como será o fluxo de pessoas nesse local.

 

Esse movimento é ideal, pois iniciar um planejamento antes de decidir comprar os móveis, faz toda a diferença. Isso te auxiliará nas suas escolhas, te ajudando a montar a sua casa de forma inteligente.

 

Depois de analisar o espaço disponível, é importante fazer uma lista do mobiliário que você tenha a intenção de comprar. A forma mais prática de organizar é começar pelos maiores utensílios. Mentalmente, coloque primeiro os móveis maiores: sofás, camas, guarda-roupas, armários, mesa de jantar, geladeira, entre outros que sejam mais “espaçosos”. Dessa forma, é possível recalcular o espaço novamente para a inserção dos móveis menores, assim como os acessórios. Depois de elaborar essa lista, é possível fazer uma simulação da disposição da mobília pelos cômodos.

 

Sobre sempre considerar o espaço livre para circulação das pessoas, especialistas recomendam deixar de 60 a 90 cm entre um móvel e outro. Porém isso também depende muito das suas preferências, do estilo que você pretende investir. Para cuidar desse detalhe, você pode utilizar folhas de jornal ou fitas adesivas para demarcar a posição de cada móvel.

 

Uma excelente maneira de aproveitar melhor o espaço é optar por móveis multifuncionais. Além de trazerem praticidade, otimizando o uso do seu ambiente, são verdadeiros representantes de um estilo moderno. Então, escolher móveis como camas com baú,  sofás-camas, banquetas dobráveis, mesas extensíveis, pode ser uma boa opção.

 

Outro ponto importante é evitar excessos, dessa forma, deve-se tomar muito cuidado para não encher demais o ambiente, pois além de comprometer o aproveitamento do espaço, isso acaba gerando poluição visual. Afinal, o que importa é a qualidade, estilo e praticidade e não quantidade.

Por que mesmo quando o seu espaço for pequeno, é possível pensar em uma decoração que traz conforto e qualidade para o seu dia a dia, basta usar a criatividade, aproveitando bem o seu espaço disponível. A dica aqui é sempre inovar e não ter medo de criar adaptações.

 

Conheça o Seu Estilo

 

Outro aspecto muito importante é dar atenção para o que você realmente gosta. Conheça o seu estilo e as suas preferências. Muitas vezes escutar um especialista é bastante válido, porém, devemos ter consciência de que não precisamos acatar tudo o que ele propõe.

Uma vez que, quando montamos a nossa casa é para nós, então tudo tem que estar de acordo com o nosso gosto. Quando falamos em conforto, decoração e qualidade, tratamos de conceitos voltados para a individualidade de cada um, essas ações tem que ser feitas para nos agradar, satisfazer a nós mesmos. Entendendo que iremos morar por um longo período na casa, sabemos que não é agradável quando nos arrependemos de algo tão determinante.

 

Você pode montar o seu ambiente de acordo com o seu estilo, deixando a decoração de acordo com o que você gosta:

 

  • Campo

 

Caso você prefira, para sua casa, referências conceituais que remetem a natureza, existem móveis de estilo rústico que trazem esse estilo para você. Outra opção são os diversos itens de decoração, como kits churrasco, quadros, artesanatos em madeira. Esses acessórios são mais acessíveis que os móveis e podem fazer com que você se sinta na fazenda.

 

  • Cosmopolita

 

Se você tem um estilo mais moderno, pode optar por móveis com designe finos. Por exemplo, os moveis com linhas finas e retas trazem a sensação de amplitude no ambiente, além de adicionar charme e estilo. Cores mais neutras, como o preto e o branco, podem fazer um ambiente mais requintado também.

 

  • Alternativo

 

Cores, prateleiras formadas por objetos da vida cotidiana, móveis retrôs ou vintages, banquetas giratórias, puffs, mesas retráteis, almofadas coloridas, abajures inovadores, quadros que tragam características de algum estilo de vida (música, esportes, etc.), mantas assimétricas, tudo o que mais você encontrar de não usual, esse é o estilo alternativo.

 

  • Viajante

 

Se você é uma pessoa que adora viajar, pode, ainda, investir em itens de decoração exóticos, e nesse ponto vale de tudo, desde que combine com a sua personalidade. Você pode aproveitar uma viagem para trazer objetos diferentes dos lugares que visitou, não é mesmo? Além de enfeitar a sua casa, eles sempre trarão lembranças e boas memórias daquela viagem.

 

  • Gastrônomo

 

Se você aprecia com gosto os conhecimentos culinários e quer dar uma atenção especial para área da cozinha, se liga só. Uma dica para a sua cozinha, que traz estilo e praticidade ao seu cotidiano é pendurar utensílios domésticos nas paredes. Essa é uma tendência que está sento muito utilizada atualmente. Além de tornar mais prático o acesso a esses itens, eles também servem de decoração, deixando o espaço mais criativo.

 

  • Espaçoso

 

Ocupar os espaços aéreos é uma ótima opção. A ideia é utilizar de armários suspensos e de bastantes prateleiras nos ambientes. Essa é uma solução inteligente para otimizar o espaço de cômodo pequenos, deixando-os mais práticos e funcionais, não abrindo mão do estilo.

Portanto, vale a pena incluir móveis com design belos e modernos, desde que considere o tamanho do ambiente. Por isso, utilizar sempre o bom senso é uma ótima dica, por exemplo, não devemos escolher um sofá enorme para uma sala muito pequena. O inverso não é necessariamente uma regra, um sofá pequeno em uma sala ampla, pode fazer sentido.

 

 

Pesquise Bastante Antes de Comprar

 

Outra dica valiosa é entender bastante sobre um móvel antes de comprar e decorar o ambiente. É válido ressaltar que pesquisar o preço é apenas uma das buscas que deve ser feita, também é necessário se interessar pelos tamanhos, modelos e design dos móveis que se deseja.

 

Para ter um acesso mais direto aos móveis, busque por revistas, blogs e sites de decoração. Existem boas obras direcionadas que reúnem as mais atuais tendências sobre o tema. Outra dica é visitar showrooms decorados. E, se acaso você ainda tiver dúvidas, não hesite em consultar um especialista. Tenha paciência nesse exame, observar deve ser uma experiência sensorial. Assim, você poderá se basear para decorar a sua casa ou apartamento.

 

Outro ponto a ser ressaltado é: pesquise por mobiliários de qualidade. Não escolha os móveis apenas pela beleza, você deve se certificar que eles sejam de um bom padrão de qualidade. Toda a atenção na hora de escolher seus móveis é necessária, visto que você estará investindo seu dinheiro, por isso mesmo que as peças devem ser duráveis, ter um bom acabamento.

 

É recomendado que se analise bem a qualidade material do móvel, assim poderá garantir sua durabilidade. Atualmente, um móvel bem projetado é elaborado com a caixaria, por ser o melhor material para esta finalidade, já o MDF é mais indicado para os acabamentos.

 

E então, gostou das dicas? Já sabe qual é o seu estilo e o espaço disponível para você mobiliar e decorar? Tudo isso te ajudará na hora de decidir quais móveis comprar e pode te poupar de possíveis arrependimentos.

Esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *