atividades dia das crianças
Dicas

Dicas para aproveitar o Dia das Crianças com muita brincadeira

A data mais colorida do ano está chegando! É o Dia das Crianças, uma data que faz a alegria da garotada. E, para te ajudar com as programações, separamos algumas dicas de atividades para o Dia das Crianças sem parar. Nós garantimos que, depois delas, você ficará muito mais próximo dos seus filhos!

Mas, antes, temos uma pergunta: você conhece a origem do Dia das Crianças?

 

Como surgiu o Dia das Crianças?

O Brasil é pioneiro na comemoração do Dia das Crianças. Por aqui, a data surgiu no ano de 1924, em uma iniciativa do então deputado federal Galdino do Valle Filho. Anos depois, já na década de 1940, o presidente Getúlio Vargas criou uma nova data, decretando que o dia seria comemorado em 25 de março. Só que a alteração não se firmou.

Foi só na segunda metade da década de 1950 que o Dia das Crianças ganhou relevância comercial, com a ajuda da fabricante de brinquedos Estrela e da famosa campanha do bebê Johnson & Johnson’s. As ações publicitárias foram divulgadas ao longo da semana do dia 12 de outubro, criando, assim, o conceito de “Semana da Criança”, utilizado até hoje.

Pelo mundo, o Dia das Crianças é comemorado no dia 20 de novembro – salvo algumas exceções. A data marca a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, criada em 1959 pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A importância em comemorar o Dia das Crianças vai além do ponto de vista comercial. Mais do que presentes, a data é também uma oportunidade para comemorar a alegria que os pequenos trazem para a nossa vida, com programas e atrações especiais. Está sem ideias? Nós te ajudamos a partir de agora!

 

Conheça algumas dicas de atividades para o Dia das Crianças

Para deixar o Dia das Crianças da sua família ainda mais legal, separamos algumas dicas que vão empolgar todos em casa: os pequenos e os mais velhos também. Coloque para fora a criança que há dentro de você, entre na brincadeira e aproveite o dia!

Mãos à obra?

 

Passeio no parque (com piquenique!)

Uma boa dica para aproveitar o Dia das Crianças é o clássico passeio no parque. Levar as crianças para ter contato com uma paisagem verde e respirar um pouco de ar puro ajuda a diminuir o estresse não apenas dos pequenos, mas também dos adultos, além de aproximar a família. Leve brinquedos para curtir ao ar livre, como bolas e bicicletas, e deixe a diversão rolar.

passeio no parque com piquinique

Quer uma ideia extra? Complemente o passeio com um piquenique! Em uma cesta, reúna bolo de chocolate, suco de laranja e pipoca (ou algum outro prato de preparo simples, afinal estamos falando de um feriadão), são comidinhas simples e ideais para a ocasião. A toalha xadrez não pode faltar, viu?

 

Cozinhar com as crianças

Para as crianças, a cozinha é um lugar dos sonhos. Elas adoram ajudar e, no Dia das Crianças, você pode inverter os papéis e colocar os pequenos para cozinhar – tendo a presença de um adulto como ajudante, é claro.

cozinhar com as crianças

Receitas de espetinhos de legumes e sanduíches são as mais indicadas, pois são fáceis e praticamente não dão trabalho – exceto pela montagem, mas aí é com os pequenos. Eles vão ficar orgulhosos do resultado e com fome!

 

Exposição de arte com desenhos

Se o seu filho tem pinta de artista, uma boa dica de atividades para o Dia das Crianças é promover uma exposição de arte em casa. Chame as crianças e faça uma “curadoria” de desenhos, seguindo este roteiro:

– Qual será o tema da exposição (super-heróis, por exemplo)?

– Quais obras serão expostas?

– Quantos desenhos serão criados para a exposição?

exposição de arte para ciranças

Quando tudo estiver pronto, espalhe as obras pela sala e incentive as crianças a falarem sobre cada uma. É um diálogo que também deve partir de você: faça perguntas, questione, estimule-as a pensar sobre as criações. Para deixar a brincadeira ainda mais legal, chame pessoas queridas da criança para prestigiar a exposição (os avós vão adorar o convite, temos certeza).

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar o Dia das Crianças? Para saber mais, conheça o site da Casatema e divirta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *