como ensinar organização aos filhos
Dicas

Ensinando organização para crianças – Dicas!

Uma reclamação muito frequente entre os pais é indisciplina dos seus filhos. Esse fato também pode ser atrelado ao ritmo que em as informações transitam em nossa sociedade, devido ao fácil acesso à internet. As crianças estão cada vez mais conectadas precocemente e, muitas vezes, não possuem discernimento para separar as informações que são boas ou ruins.

É justamente nesse momento que os pais que os pais devem agir, ensinando disciplinas para os seus filhos. Muitos pais podem ter dúvidas com relação em como disciplinar os pequenos. Por isso, trouxemos algumas dicas de como os pais podem iniciar um processo de disciplinar os seus filhos, ensinando a organizarem seus pertences nos locais indicados, assim como guardar seus brinquedos depois que eles terminarem de brincar.

 

Dica 1: ensine com respeito e paciência

A primeira dica é mais importante de todas: trate seus filhos sempre com respeito e paciência. Na hora que você for pedir para seus filhos guardarem os seus pertences nos seus respectivos lugares, você não deve gritar ou agir de forma que ele perceba sua falta de paciência. Aliás, essa é uma virtude que deve ser sempre trabalhada dentro das relações, já que é ela que traz harmonia para qualquer tipo de convivência.

Lembre-se, sempre: os filhos tendem a repetir as atitudes dos pais na infância e quando forem mais velhos, isso é, muitas vezes, o exemplo tem mais efeito que as palavras ditas.

 

Dica 2: recompense a criança pela organização

Elaborar esquemas de recompensa pode funcionar muito bem com crianças. Muitos pais já utilizam esse método para os resultados escolares, porém, pensar nisso também é válido para quando a criança fizer a sua parte na organização da casa.

Você pode elaborar uma planilha de organização e colar na geladeira. Assim, conforme o seu filho for executando as tarefas, você pode ir somando os pontos que ele precisa acumular para ganhar as recompensas. Essas podem ser as mais variadas, de acordo com as condições financeiras dos pais. Então, você pode combinar com o seu filho levá-lo ao cinema, para ver algum filme que ele goste ou levá-lo a algum parque legal na sua cidade, entre outras atividades divertidas que vocês possam realizar juntos. É importante que você não o recompense somente com objetos materiais, mas também com momentos!

 

Dica 3: troque palavras negativas por positivas

Ter o habito de usar palavras positivas para as crianças também é uma atitude que você deverá adotar agora mesmo, caso você ainda não faça.

Usar de atitudes e de palavras positivas da sua parte, é um ótimo começo para que o seu filho haja com mais responsabilidades dentro de casa. Lembre-se, sempre, de que você deve ser o exemplo. Palavras positivas exercitam, também, o sentimento de gratidão nas pessoas, fazendo com que tenham mais prazer em executar as suas obrigações – e com as crianças isso tem um poderoso efeito.

Então, ao invés de falar “Não acredito que você ainda não arrumou o seu quarto”, fale: “Seria muito legal você arrumar o seu quarto, para que depois a gente possa sair um pouco”, por exemplo. Evite usar a palavra “não” muitas vezes, quando estiver falando com o seu filho. Procure ao máximo elogiar quando ele fizer o que é certo e não usar palavras negativas quando ele deixar de fazer algo.

 

Dica 4: tenha um espaço para ela guardar suas coisas

Outro ponto importante para que o seu filho sinta-se incentivado a arrumar as coisas é dar a ele um local adequado para organizar seus brinquedos, livros, entre outros pertences, de modo que ele se divirta enquanto faz suas obrigações.

Hoje, existem os armários, as estantes, os nichos, os baús, diversos móveis  para que eles possam ter o local correto para cada tipo de objeto que tem em seu quarto. Além do fato de que os móveis infantis criam uma atmosfera divertida para a criança, deixando ela mais incentivada a estar no seu quarto com seus brinquedos, livros etc. Dessa forma, ela desenvolverá mais a sua autonomia e organização!

Essa é outra oportunidade para usar o sistema de recompensa, já que os pais podem falar que se o quarto do pequeno estiver arrumado depois que ele terminar de brincar, ele poderá escolher algum item para decorar o seu quarto do seu gosto. Por exemplo, colar um adesivo de parede com seu personagem favorito estampado. Então, você poderá explicar a ele que sempre que o quarto estiver arrumado, ele pode intervir na decoração, deixando o espaço mais legal, com a sua ajuda.

 

Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar com os filhos. Nós da Casatema sempre nos preocupamos em proporcionar o melhor quando se trata dos pequenos, por isso sempre fique atento(a) as nossas dicas! Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *