Dicas de como ensinar organização aos filhos

A organização é um tema recorrente no dia-a-dia de qualquer família que tenha crianças e adolescentes. Muitas vezes, conseguir isso é um grande sacrifício para os pais.

Existem algumas dicas que, se levadas em consideração, podem ser muito benéficas não só na organização das crianças, mas também no desenvolvimento da criatividade infantil. Ou seja, de suas habilidades e competências cognitivas e emocionais.

Encarar a organização como um processo profundo de autoconhecimento e desenvolvimento pode ajudar as crianças a crescerem adultos mais bem resolvidos com suas escolhas e processos internos.

No conteúdo de hoje, vou abordar algumas dicas importantes como ensinar organização aos filhos. Boa leitura!

menino brinca em sala desorganizada

1. Sempre comece sendo um exemplo

Não há melhor maneira de ensinar bons princípios e valores para as crianças do que sendo um exemplo de educação e respeito com os outros e com o mundo.

Sair um pouco do automático é essencial. Isso leva a criar uma percepção de quais hábitos e comportamentos você tem que podem influenciar negativamente seus filhos.

Estar mais presente é um grande benefício da parentalidade consciente. Saber da sua posição de modelo e exemplo para seus filhos pode fazer muita diferença na organização dos pequenos. Afinal, para exigir que eles sejam organizados, você precisa demonstrar organização, certo?

pai mãe filho e filha limpando a sala

2. Estabeleça uma parceria na hora da organização

Na hora de pedir organização à criança, procure fazer isso de uma maneira mais parceira e não tão impositiva e autoritária. Como já citamos na dica anterior, dar o exemplo é um ótimo começo.

O diálogo também é sempre um ótimo caminho e explicar para a criança os motivos e os benefícios da organização podem ajudar desenvolver a inteligência emocional infantil. Assim, elas entendem as vantagens da organização como: otimização do tempo, satisfação pessoal e sensação de realização.

Faça uma parceria e estabeleça uma relação de igualdade com a criança na execução prática das tarefas para que ela perceba que não está sozinha e a sua intenção não é impor nem incomodá-la, mas sim ajudá-la a aproveitar melhor os seus momentos.

mãe explica organização para o filho

3. Ajude a criança a criar uma rotina de organização

Ter uma rotina é um dos aspectos mais importantes para conseguir ser uma pessoa organizada, disciplinada e persistente.

A rotina faz o hábito, e quanto mais perseverante você for com a criança na hora da execução das tarefas, mais fácil será de criar uma rotina infantil para ela. Com o tempo, ela será automática e habitual, tornando a organização um aspecto da personalidade dela.

Seja muito paciente para diariamente estimulá-la positivamente na adoção de bons hábitos, para que a médio e longo prazo vocês possam colher juntos os benefícios da organização em uma relação familiar.

menino comemora feliz após organizar o quarto

4. Incentive a criança a criar bons hábitos

Para que a criança tenha bons hábitos, é preciso que você adulto seja paciente e persistente também com a sua própria rotina. Além de dar o exemplo, também ter autoridade para entender e poder explicar os benefícios da organização.

Incentivar e fazer regularmente exercícios com as crianças, ajuda criar nelas o compromisso com alguma atividade. Por exemplo, a meditação para crianças pode ajudar a desenvolver a determinação, o foco, a concentração e outros aspectos emocionais benéficos para o crescimento saudável e consciente dos seus filhos.

crianças em aula de yoga

5. Dê autonomia e responsabilidades para o seu filho

A autonomia é outro aspecto muito importante na hora de saber como ensinar organização para as crianças. Se elas forem muito dependentes e nunca executarem nem pequenas tarefas, jamais terão responsabilidades com suas próprias coisas.

Por isso, incentivar desde cedo a criança a assumir responsabilidades é um ótimo caminho para que ela entenda que seus atos, atitudes e ações têm consequência. Uma boa maneira de fazer isso é incentivar a prática de esportes, sejam coletivos ou individuais.

As atividades físicas estimulam a superação, incentivam a encarar novos desafios, aumentam o círculo social e criam um enorme senso de responsabilidade nas crianças.

Com a prática esportiva, você pode aproveitar e começar a ensinar ao seu filho conceitos práticos sobre os benefícios de uma alimentação saudável, outro passo importante no desenvolvimento dele.

6. Decidam juntos alguns limites sobre a organização

Fazer com que a criança participe ativamente das escolhas e tomadas de decisões que dizem respeito ao seu universo também é um fator importante para estimular o protagonismo infantil. Fazer a criança entender que a responsabilidade é dela, e que suas escolhas têm consequências, sendo importante pensar muito bem antes de fazer qualquer coisa.

Esse tipo de atitude por parte dos pais, ajuda a desenvolver diversos aspectos cognitivos e emocionais na criança, ajudando no amadurecimento de conceitos e linhas de raciocínio, promovendo mais autoconhecimento e descobertas durante as atividades rotineiras.

Você percebe como são atitudes simples que podem transformar completamente o seu dia-a-dia com as crianças? Muitas vezes você não precisa recorrer a métodos complexos para conseguir ter ótimos resultados com a organização das delas.

Basta sentar, refletir um pouco e você chegará a conclusões iluminadas que deixarão a relação de vocês ainda mais intensa, positiva e cheia de amor.

mãe e filha dobram roupas juntas

7. Enalteça os benefícios de ser uma pessoa organizada

Cada vez que a criança cumprir um combinado, você deve enaltecer as conquistas, por menores que sejam. Isso desenvolve o senso de realização e satisfação, e a criança começa a perceber que quanto mais organizada ela é, mais benefícios ela tira disso: as pessoas reconhecem o seu esforço, ela encontra e resolve problemas e assuntos com facilidade, não perde tempo e se sente bem em meio ao seu ambiente organizado.

família se diverte enquanto organiza a casa

Agora que você já leu o conteúdo e pensou um pouco sobre as nossas dicas, não demore para colocá-las em prática. Uma ótima maneira de potencializar ainda mais a autonomia dos seus filhos é proporcionar a eles a experiência de um quarto montessoriano. Entenda o que é e saiba como esse método pode favorecer o desenvolvimento da autonomia dos seus filhos desde muito pequenos.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Conheça os melhores modelos de cama infantil

Quarto de gêmeos: 5 dicas inspiradoras para montar e decorar

Próximo