como aumentar a produtividade no homeoffice
Dicas

Como aumentar sua produtividade em Home Office

Muitos profissionais hoje trabalham no chamado regime Home office. Esse modelo de trabalho tem crescido muito nos últimos anos, pois possibilita uma maior flexibilidade para realizar as tarefas, trazendo vantagens aos empregadores e aos empregados.

Para os empregadores existe a vantagem de não ter que investir no aluguel de um local físico, por exemplo, enquanto que para os empregados há a vantagem de não gastar dinheiro com transporte e nem o seu tempo para ir até o seu trabalho, o que pode otimizar bastante a produção diária e aumentar as possibilidades de como aproveitar o seu tempo no restante do dia.

Mas, essa modalidade de trabalho pode trazer algumas dificuldades, como manter a concentração durante a realização das atividades. Isso pelo fato do profissional estar sozinho e ser o supervisor do seu próprio trabalho. A falta de estrutura adequada para se trabalhar, também é uma problemática. Além de outros fatores que podem surgir para te desviar o seu foco durante o dia.

Uma estratégia adotada por muitas pessoas é procurar um local fora de casa para tentar se concentrar melhor, como uma biblioteca, um parque ou um café, porém sabemos nem sempre isso possível.

Para ajudar, trouxemos algumas dicas para aumentar a sua produtividade mesmo que você opte por trabalhar da sua casa.

 

Estruture seu ambiente 

O primeiro passo a ser dado deve ser estruturar algum cômodo da sua casa para ser sua estação de trabalho. Ter um local estruturado para o trabalho é o início para que você dê conta de toda a sua demanda de produtividade. Porque trabalhar em local não apropriado como na mesa da cozinha ou no sofá da sua sala pode permitir que diversos elementos desviem a sua atenção, atrapalhando sua concentração.

O ideal é que você tenha um cômodo só para montar o seu escritório, contudo se isso não for possível, você pode separar um espaço no seu quarto ou em algum outro ambiente para ser o seu cantinho para exercer a sua profissão.

Depois de definir o seu espaço para trabalhar, o próximo passo é pensar nos móveis que irão compor a sua estação de trabalho. Ter os móveis adequados te ajudará muito a aumentar a sua produtividade. Cadeiras e mesas específicas para escritório são elementos básicos para você começar. Não há nada pior para atrapalhar a sua produtividade do que estar em uma postura incorreta na hora de trabalhar – uma cadeira de escritório giratória e com rodinhas é a mais indicada para você ter mais conforto na hora de trabalhar, assim como uma mesa de escritório é mais indicada para a realização das suas tarefas enquanto utiliza o computador.

cadeira e mesa para escritório

Além de cadeira e mesa, existem, ainda, outros utensílios que te ajudarão nas suas rotinas de trabalho, como gaveteiros ou armários para quando você precisar guardar documentos ou materiais impressos. Dependendo do ramo de atividade, pode ser muito útil você equipar, também, o seu espaço com esses móveis.

 

Tenha horário para começar e terminar o trabalho

Outra questão muito importante quando se trabalha em home office, é o horário a ser cumprido. Não estipular um horário fixo de trabalho pode ser improdutivo, porque, dessa forma, não criamos o hábito de ter uma rotina. Por isso, é sempre bom ter uma hora certa para começar e para terminar.

Essa postura te ajudará a ter a sensação de estar em trabalhando em uma empresa convencional, ou, ainda, pode ser que você esteja dirigindo a sua própria empresa, caso este seja o seu caso.

 

Faça uma decoração própria

Conforme mencionamos anteriormente, quando temos um local para ser nosso escritório em Home Office o trabalho se torna mais produtivo. Mas, além de ter um espaço que seja montado esse escritório, você pode, ainda, decorá-lo conforme seus gostos e hobby’s.

Se identificar com o espaço pode te ajudar ainda mais a ter uma produtividade em excelente nível, pois estará trabalhando em um ambiente com o seu estilo. Você pode optar por usar um papel de parede que lhe agrade ou, utilizar uma estante para colocar retratos de fotografias de alguma viagem que você fez, ou, ainda, ter objetos de decoração que mais lhe agradam.

decoração escritório

 

Não confunda os momentos, tenha prioridades 

Misturar o seu trabalho com rotinas de casa pode ser um inimigo na hora de cumprir suas atividades, isso porque você deve separar o que é seu trabalho e o que são outras tarefas de cunho pessoal, que você precisa cumprir durante o dia. Por exemplo, nas suas pausas é importante que você tenha algo prático e rápido para comer, já que sair para comprar algo ou para comer na rua pode atrasar a sua produção. O mesmo é valido se pensa em cozinhar durante o seu expediente de trabalho, já que isso pode demorar mais do que você pensou.

Outro ponto importante é que você tenha disciplina para trabalhar. Você também é uma empresa, então é importante que você não trabalhe de pijama, por exemplo. O ideal é se programar para tomar banho e seu café da manhã antes do horário previsto para começar suas atividades. Esses também são hábitos que são adotados para ajuda-lo a não confundir suas prioridades. 

A última dica, que também é muito valiosa, é fazer com que as pessoas que moram com você não te atrapalhem, caso elas fiquem em casa durante a sua jornada de trabalho. Os seus familiares ou colegas de moradia precisam entender que você está trabalhando e que não pode ser solicitado para fazer outras atividades durante esse período. Ou seja, você não pode simplesmente sair e ir à padaria ou ao supermercado para comprar algo que esteja faltando, por exemplo. Assim como, eles devem compreender seu momento e manter o silêncio, para não te desconcentrar das suas atividades.

 

E aí, gostou das dicas que nós demos? Confira, ainda, no nosso site os móveis para escritório com a qualidade Casatema, todos pensados para você aumentar sua produção e seu foco enquanto trabalha em home office.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *